quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Poeta ministra oficinas de literatura de cordel na XX Feira de Ciências de Roraima



A poeta e compositora Zanny Adairalba, membro do Coletivo Arteliteratura Caimbé, vai ministrar oficinas sobre literatura de cordel na XX Feira de Ciências de Roraima 2012, evento que faz parte da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima. A atividade acontece nesta quinta (18), sexta (19) e sábado (20), sendo uma turma para cada dia, sempre a partir das 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no campus Boa Vista da UERR ou pelo telefone 2121 0955.

A oficina pretende orientar os participantes sobre como escrever um cordel a partir da construção de estrofes em sextilha, estilo mais usado pelos poetas populares, estimular a leitura e ensinar os participantes a brincar com as rimas, explica Zanny.

A oficina é mais um espaço dedicado à literatura de cordel na feira. No sábado (20), a partir das 16h, será realizado o II Encontro de Cordelistas de Roraima, reunindo os escritores deste gênero para um sarau em plena feira de ciências.

PERFIL - Zanny Adairalba é compositora e poeta. Como cordelista, se destaca no cenário literário de Roraima por ser a primeira mulher a trabalhar esse gênero no Estado. Possui 13 cordéis publicados em folhetos e sites. É autora dos livros de poemas "Palavras em preto e branco", "Micropoemas" e "Repoetizando". Possui músicas gravadas por intérpretes roraimenses e já recebeu diversos prêmios por suas criações poéticas e musicais.

Em 2005 escreveu, em parceria com Chiquinho Santos, um auto cordelizado intitulado “Caimbé de Natal - O Auto de Macunaima”. A peça marcou sua estreia na área da dramaturgia e, dirigida por Renato Barbosa, foi encenada em praça pública por três anos consecutivos durante os eventos natalinos da Prefeitura de Boa Vista.

Integra o Coletivo Arteliteratura Caimbé, organização amazônica não governamental que fomenta a cidadania usando como ferramenta a literatura. Também é membro fundadora do Fórum Permanente de Cultura de Roraima e na área pública atua como gestora e consultora cultural. Parte de seus textos pode ser lido no blog www.repoetizando.blogspot.com.br.

Zanny já publicou os seguintes cordéis: “Casa pequena”, “Maria varre mundo”, “Garimpo de fronteira - O encontro de Canaimé com Dona Ritinha”, “Raimundinho, seu Raimundo e as descobertas e um novo mundo”, “Boa Vista, a cidade que nasceu de uma paixão”, “Oh peste, essa Conceição!”, “Nenê Macaggi - Uma história para ser lembrada”, “Eclipse - A Origem de Macunaima”, “Santanna, o Cantador”, “Esse tal Chiquinho Santos”, “Caimbé de Natal - O Auto de Macunaima”, “Banda Iekuana - Um movimento espinha de peixe”, “Coletivo Caimbé - Uma viagem nos passos da literatura” e “Chegança - O cordel do bem-querer”.

sábado, 13 de outubro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 18, de 13 de outubro de 2012

PRÓLOGO

Salve, turma. Aproveita mais esse feriadão para ir numa livraria ou banca comprar livros de autores roraimenses. A produção local está muito boa e diversificada, dando conta de todos os gostos. E se acaso você dirige ou tem influencia em alguma instituição com grana, mande comprar muitos exemplares para distribuir entre os colabodores. Afinal, como sempre digo, escritor não vive só de "parabéns pela obra".
Beijos.

Edgar Borges
Twitter: @borgesedgar


PRÊMIO BIBLIOTECA

Estão abertas até o dia 17/11 as inscrições para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2012, cujo objetivo é premiar autores, tradutores e projetistas gráficos com obras publicadas entre 1/9 de 2011 a 31/8 de 2012, no Brasil. Serão premiadas obras nas categorias Poesia, Romance, Conto, Ensaio,Tradução, Projeto Gráfico, Literatura Infantil e Literatura Juvenil. Só podem participar as obras que estejam em dia com a Lei do Depósito Legal e que possuam número de ISBN. O edital pode ser lido no portal da FBN.


LITERÁRIOS


Os empresários Antônio Bentes e Susan Valle comemoram neste mês os três anos da Livraria Saber

PRÊMIO PARA PROFESSORES

Docentes com experiências exitosas podem se inscrever até 27 de outubro no 6º Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) quer valorizar práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras na rede pública de ensino. Os interessados devem acessar o site. A premiação é R$ 7 mil, além de troféu e certificados.


CUENTA CUENTOS
A Universidade Federal de Roraima está com inscrições abertas para oficinas culturais que serão ministradas por artistas venezuelanos. Uma delas é a "Cuenta cuentos - Contador de histórias", com 30 vagas. As atividades serão realizadas de 23 a 25 de outubro, das 14h às 17h. Inscreva-se na sala 417 (DCULTE), bloco IV da UFRR. Infos: 3621 3166

DOAÇÃO DE LIVROS



A Fundação Itaú está doando livros infantis para incentivar o hábito da leitura. A ação faz parte da campanha Leia para uma Criança. Se você quiser solicitar os seus, acesse Itaú Criança, faça o pedido, recebe e vá ler para os pequenos de sua vida.

HISTÓRIAS
Neste sábado tem contação de histórias na Livraria Saber, a partir das 10h. As crianças presentes poderão concorrer a brindes literários. A programação faz parte das celebrações dos três anos da livraria.

DIA DE LER
E ontem, 12 de outubro, foi o Dia Nacional da Leitura, instituído em 2009 pela Presidência da República. No blog do Instituto Ecofuturo peguei 4 dicas boas para ajudar seu filho a ser um bom leitor: 1) Leia em voz alta com eles.2)Converse com eles e escute-os quando falam.3) Dê o exemplo: faça com que vejam você lendo e escrevendo. 4) Crie uma biblioteca em casa, e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los.

VÍDEO E LITERATURA



O Festival Literatura em Vídeo 2012, realizado pelas editoras Ática e Scipione, com apoio da MTV, da produtora Buriti Filmes e do portal Tela Brasil, segue com as inscrições abertas até dia 28 deste mês. Podem participar educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes pública e privada de todo o país. As categorias são Júri Técnico, Júri Popular e Destaques Regionais, Melhor direção de arte, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Som. Os vídeos vencedores serão veiculados na grade da programação da MTV. Mais Infos aqui.

POLIGLOTAS
E então você se acha poliglota, viajado, entendendor de todas as línguas? Isso quer dizer que o site Classics Podcast foi feito para você. Acessa e clica nos links para podcasts de leituras em latim e textos em grego antigo. Boa audição.

PARA TER IDEIAS

 
CENAS LEITORAS


"A leitura é um hábito que se adquire e nos leva a um mundo mágico", diz a militar e fotógrafa Jô Evangelista, autora da imagem de Beatriz e Raissa Evangelista.

NOBEL DE LITERATURA



O chinês Mo Yan, 57, venceu na quinta (11) o prêmio Nobel de Literatura 2012, entregue pela Academia Sueca. Segundo a academia, usa realismo alucinatório para combinar contos do campo, história e contemporaneidade. Suas obras não estão disponíveis em português. No Brasil são encontradas em catálogo apenas edições em outras línguas, como inglês e espanhol. O escritor é filho de fazendeiros, deixou de estudar por volta dos 10 anos, durante a Revolução Cultural chinesa, e foi trabalhar numa fábrica de óleo. Aos 20, entrou para o Exército de Libertação Popular e em seguida começou a escrever. Seu primeiro livro, "Sorgo Vermelho", é de 1987.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 17, de 6 de outubro de 2012

PRÓLOGO
Amanhã serão escolhidos os novos poderosos municipais. Para eles, uma observação: Boa Vista precisa de dirigentes e parlamentares que estejam antenados com a mudança dos paradigmas nas políticas culturais. O município não pode mais ficar apenas fazendo festas e fingindo que desenvolve ações para firmar a cultura. Precisa de iniciativas sérias que estimulem o setor criativo. Nós, que fazemos arte e cultura, geramos renda. O restante do Brasil já está sabendo. Falta o povo daqui ter ciência disso.

Edgar Borges
www.culturaderoraima.blogspot.com.br
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar

VISUAL

Obra do cordelista e ilustrador roraimense Bach, que nesta quarta (10) completa mais um ano de muita arte. Daqui, um abração.

FEIRA
A XXII Feira de Livros do Sesc Roraima terá convidados especiais este ano. Um deles é o poeta/ator carioca João Pedro Fagerlande, que fará uma apresentação de poesia falada (com textos de vários autores nacionais e estrangeiros), uma oficina (escrita + declamação + análise de poemas), lançamento de livro e participação em mesa redonda. A feira será realizada de 22 a 26 de outubro, no ginásio do Sesc Mecejana, com o tema "Literatura e sociedade".

AUTÓGRAFOS

A livraria Saber faz hoje, às 10h,  uma sessão de autógrafos dos livros de microcontos Sem Grandes Delongas, escrito por este que assina a coluna todo sábado, e de poemas Repoetizando, de autoria de Zanny Adairalba, essa moça da foto. Chegue lá, compre as obras e participe da programação cultural que celebra os três anos de atividades da empresa. É na avenida Ville Roy.

PUBLICAÇÃO
A Fundação Biblioteca Nacional encerra dia 15/10 as inscrições no edital que apoia a publicação de autores brasileiros nos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Serão contempladas propostas de editoras estrangeiras para publicar e distribuir, em formato impresso ou digital, obras de literatura e de humanidades já lançadas em português no Brasil. Cada projeto poderá receber uma bolsa de, no máximo, US$ 6 mil. As inscrições são gratuitas, através do email programacplp@bn.br. O edital pode ser consultado no portal www.bn.br.

BIBLIOTECAS PARA TODOS
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3727/12, que inclui entre os princípios do ensino, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), a presença de pelo menos uma biblioteca pública em cada município brasileiro. Pela proposta do deputado Jose Stédile (PSB-RS), será obrigatório um acervo de no mínimo um título para cada habitante do município. o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

NA ESTRADA


O poeta Eroquês Gaudério e sua filha Giovana Krystine viajam esta semana para Porto Velho (RO), onde farão declamações no Festival Gaúcho da Amazônia Ocidental. Eroquês vai defender o título de bicampeão (2010 e 2011) na categoria veterano e Giovana vai disputar a categoria mirim, na qual ficou em segundo lugar no ano passado. O Fegamo acontece entre 12 e 14.


COLAÇÃO

Nesta quarta (10) cola grau mais uma turma da UERR do curso de licenciatura em Letras - habilitação em Literatura. A cerimônia será no auditório do campus Boa Vista, às 19h30. Entre os formandos está Leonor Soares Cravo, que bateu 10 com o seu TCC sobre narrativas orais indígenas.


CONCURSOS LITERÁRIOS
 XI Prêmio Literário Livraria Asabeça
a) Concurso de Livros Inéditos (Contos ou Poesias)
b) Inscrições até 15.10
c) Cada autor pode participar com apenas uma obra - em apenas um dos gêneros
d0 Premiação: publicação da Obra pela Scortecci Editora (50 exemplares para o autor)
Edital completo

GINCANA LITERÁRIA

A Escola Estadual Conceição Costa e Silva, do bairro Senador Hélio Campos, promoveu ontem uma Gincana Literária, como parte das atividades do Projeto “Leitura, o Coração do Saber”, desenvolvido desde 2006. A premiação para a turma vencedora foi uma sessão de cinema no CineSesc Digital e livros para o acervo. As atividades continuam na segunda (8) com o “Momento de leitura no pátio”. Terça será dia dos alunos, professores e funcionários trocarem livros com seus colegas.

INTERCÂMBIO

Docentes que atuam em sala de aula com a disciplina de Língua Inglesa podem inscrever-se até 15.10 em um programa de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. Serão ofertadas 20 vagas para Roraima. A promoção é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e o Brasil (Comissão Fulbright). Mais no site www.fulbrigth.org.br.

SEMANA DA LEITURA

De segunda até quinta, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) promove a II Semana da Leitura, com blitz educativa, visita a abrigos infantis, contação de histórias no Palácio da Cultura e oficinas de arte.


VIDAS SECAS



Na escola estadual General Penha Brasil, os professores Lysne Lima e José Vilson Martins realizaram o projeto "Releitura de Vidas Secas", inspirado na obra de Graciliano Ramos, e produziram um vídeo sobre o livro com os alunos de sétima série Ana Luiza Lacerda, Ianca Gabrielly e Cássio Ribeiro.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sesi abre inscrições para Festival de Música



 Com o tema “O Talento do Trabalhador no Ritmo da Indústria”, o Sesis recebe até 19 de outubro as inscrições dos trabalhadores industriais que queiram disputar a quarta edição do Festival SESI Música.

O Festival se divide em duas categorias:

1. Música Inédita - Para quem faz música e compõe canções que nunca foram gravadas ou apresentadas ao público;

2. Música Não-inédita - Para quem gosta de interpretar canções brasileiras com sua voz;


A premiação é de R$ 10.000,00. O 1º Lugar ganhará R$ 2.000,00; o 2º, R$ 1.500,00; e o 3º, R$ 1.000,00.


Cada categoria vai receber sua premiação respectivamente. O melhor intérprete da categoria Música Inédita, escolhido pelos jurados, receberá mais R$ 1.000,00.

O regulamento, ficha de inscrição e a Declaração de Autoria (música inédita) estão disponíveis no site www.sesirr.org.br.

Outras informações: 4009-1847/1877.


Ganhadores da edição 2011: Elisvan Rocha - Fit Manejo Florestal, Alexandre Bronstrup - Green Máquinas, Evandro Lavareda - Arroz Itikawa, Fábio Cavalcante - dependente Correios, Silas Moreno - Correios e Francisco Santos - Correios. (Foto: Jader Souza)