quinta-feira, 15 de março de 2012

Semana Caimbé da Poesia: Poeta Zanny Adairalba faz sessão de autógrafos de sua nova obra

Continuam nesta sexta-feira (16) as atividades da I Semana Caimbé de Poesia. Às 17h, a poeta Zanny Adairalba realiza uma sessão de autógrafos de seu novo livro,  Repoetizando. Às 18h, os escritores Rodrigo Mebs e Alexia Link conversam sobre suas obras, influências e possibilidades da escrita na primeira edição em 2012 dos Diálogos Literários. Os dois eventos serão realizados na Livraria Saber, avenida Ville Roy, 4896, Aparecida, em frente à Femarh.

A I Semana Caimbé de Poesia é uma realização do Coletivo Arteliteratura Caimbé em parceria com o Sesc Roraima e a Livraria Saber. A intenção é comemorar os três anos de atividades do Coletivo e difundir a produção literária roraimense. A programação foi aberta na quarta-feira (14), Dia Nacional da Poesia, com a I Mostra Caimbé de Vídeos Poéticos e continua neste sábado, com o IV Poesia na Praça, um sarau litero-musical a partir das 19h30 na Praça das Águas. Será montado um varal poético e haverá declamações, venda de livros, música e teatro, além da exposição fotográfica 50 mm de olhar, de Tana Halú, membro do Coletivo Caimbé.

Repoetizando – A obra, conforme Zanny Adairalba, aborda o amor em suas diversas manifestações (saudades, buscas, alegrias, tristezas e outras) além de temas fictícios e do cotidiano. “Me encanto pela forma minimalista de escrever poesia e me senti muito à vontade para experimentar diferentes formas de trabalhar esse estilo literário usando e abusando das possibilidades de mexer com o imaginário do leitor”, afirma. O livro é prefaciado pelo jornalista Luiz Valério e traz o selo da editora Cromos.

Zanny Adairalba lança novo livro

Outras obras da autora, uma das integrantes do Coletivo Arteliteratura Caimbé, são  Palavras em preto e branco e Micropoemas (Cromos) e os cordéis Raimundinho, seu Raimundo e as descobertas de um novo mundo; Maria Varre Mundo; Casa Pequena; e Garimpo de Fronteira, o encontro de Canaimé com dona Ritinha, todos pela Editora Coqueiro - PE.

Diálogos literários – Depois da sessão de autógrafos do livro Repoetizando, o poeta Rodrigo Mebs e escritora de livros infantis Alexia Linke vão conversar com o público presente na Livraria Saber sobre o fazer literário, sua bio-bibliografia e o cotidiano de um escritor em Roraima. A mediação será feita pela jornalista Érica Figueredo. Quem doar um livro usado de prosa ou de poesia ou uma gibi terá direito a certificado de participação. O material será arrecadado  para a campanha permanente de formação de bibliotecas comunitárias nas comunidades indígenas de Roraima, realizada pelo Coletivo Caimbé.

Alexia Linke é natural de Belo Horizonte (MG) e mora em Boa Vista 1991. É arquiteta, especialista em ensino de Literatura pela UFRR, contadora de histórias e dinamizadora de salas de leitura. Também é membro do Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura ligado à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro -PROLER-RR e  ministra oficinas de mediação de leitura para professores e bibliotecários em Roraima, Amazonas, Rondônia e Minas Gerais.

Participou de cinco antologias e possui 7 publicações infanto-juvenis:“O arco-íris coloriu...”(1999), “Ciranda dos Contos”(2001); “A flor do tepui”(2003); Cartilha “Turma do Lavrado”, “Tangolomango da massa”(2005) , “Um e Outro” (2007) e “ Tudo ao seu tempo - Catavento de histórias” (2010).

Rodrigo Mebs é natural de Curitiba - Paraná. Escritor publicado em antologias lançadas no Congresso Brasileiro de Poesia (evento anual sediado em Bento Gonçalves – RS) e também pela internet em blogs e sites de relacionamento, levando seu nome e seu trabalho ao conhecimento de leitores por todo o território nacional. Lançou no ano passado seu primeiro livro solo, chamado Por Amor ou Por Vício.