sábado, 10 de janeiro de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 125, de 10.01.15

PRÓLOGO

Salve, povo bacana.

Chegou 2015 e eu, sinceramente, espero que as esferas municipais e estadual caprichem na gestão da área cultural, indo muito além da promoção de eventos e essas ações de sempre que não somam nada. Já passou do tempo de serem implementadas políticas culturais que ultrapassem o mau costume de sempre esperar os pedidos de balcão para fingir que se trabalha.


Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

PÓS-GRADUAÇÕES

A UFRR publicou esta semana o edital de seleção de 19 candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Educação ofertados em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Podem inscrever-se professores efetivos da UFRR e do IFRR. Clica no link para saber mais: http://bit.ly/1x3mJIn.

POEMAS VISUAIS





A coluna está embelezada nesta edição pelas obras de Alexandre G Vilas Boas, integrante do Coletivo 308 e professor de Desenho e Gravura na Universidade de Guarulhos (SP). No blog da coluna tem mais coisa dele. 

LAMENTO NA REDE



O filme roraimense “O Último Lamento”, dirigido por Alex Pizano, já está disponível para o público na internet. É só clicar no link e curtir o curta, que tem participação de um bocado de gentes boas de Roraima: http://vimeo.com/59925191.



CURSOS

O Sesc-RR vai abrir vagas para os cursos de Balé Moderno, Balé Clássico, Dança de Salão, Teclado, Violão, Orquestra, Coral e Teatro, Dança Mix, Orquestra Infanto-juvenil, Orquestra Camerata e Escola Livre de Canto (Elca). Interessados devem se inscrever de 19 a 31 de janeiro, no Centro de Atividades Mecejana.











 POEMA



Vontade

Vontade de abraçar
E sussurrar no teu ouvido
Palavras de amor
E ver tua epiderme
Arrepiar
Vontade de abraçar
E sentir teu corpo
Junto ao meu
Em sofreguidão
De amar
Vontade de abraçar
E tocar sem pressa
Em cada centímetro
Sem receio
Nem hora pra acabar.

Poema de Romildo Carvalho.



MAIS CULTURA

Os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) promoverão uma webconferência para tirar dúvidas sobre o edital Mais Cultura nas Universidades. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (14), das 16h30 às 17h30 (Horário de BSB). O edital destinará R$ 20 milhões a universidades federais e institutos federais de educação para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras.
Os interessados em participar da webconferência devem enviar, com antecedência, suas dúvidas ao endereço eletrônico maisculturanasuniversidades@cultura.gov.br. Na data e hora do evento, o acesso se dará por meio do link  http://portal.mec.gov.br/transmissao/?secao=setec.



MAIS POEMA

Velejando no seu mar

No alto que flanges os mares,
Navego no seu corpo em ondas.
Que Ganges fosse o sentido dos ares,
Nas águas calmas ancoro, de carícias, as gôndolas .

E fosse notório seu olhar vulpino ,
Observa... o desejo latente...
Na mata virgem me sinto peregrino
A desvendar seu mistério ardente.

A viagem é longa como o tempo.
Se fosse nugas não adormeceria,
Voava cônscio nos braços do vento
E no dia seguinte voltaria...

Texto de Marvin França.

 

2 comentários:

  1. Edgar, mais uma vez fico honrado de poder acompanhar teu trabalho. Agora, duplamente honrado, por ter sido escolhido por ti para ilustrar tua coluna com estes bem modestos exercícios ou tentativas de fazer poesia visual. Muito obrigado pelo convite e parabéns pelo sucesso de seu blog, que sou assíduo leitor. Espero que a cidade em que vives, saiba dar o valor devido ao teu importante e grandioso trabalho! Abraços de São Paulo, a cidade repleta de cinza e fumaça, ainda que linda... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alexandre! Obrigado pelas tuas artes e longa vida ao Coletivo 308!

      Excluir