quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Campanha de coleta de livros para comunidades indígenas

Começamos hoje uma ação que não estava prevista no projeto aprovado pela Funarte mas atende plenamente à essência da Caminhada Arteliteratura. É uma campanha de coleta de livros para doar às comunidades que vamos visitar.

No embalo, montaremos a biblioteca comunitária do Coletivo Caimbé.

Mandei um e-mail para alguns contatos e já obtivemos, logo cedo duas boas respostas.

A primeira foi de Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Via Biblioteca Nacional, vai mandar cinco kits contendo 70 livros cada. Muito bacana. Aliás, se você quiser sobre sobre as ações do MinC, que tal visitar o site dele? Informação é bom.

A segunda foi de Patrícia Velho, diretora do Museu Integrado de Roraima. Ela já estava querendo fazer uma campanha assim e decidiu juntar-se a nós. O museu vai ser ponto de coleta também.

Hoje à noite já vou pegar uma caixa de livros na casa de uma doadora. Muito legal essa receptividade das pessoas.

Abaixo, copio o e-mail que mandei. Caso você, nobre internauta, não tenha recebido, o pedido está aí, já com o novo ponto de coleta.
Abraços e esperamos sua colaboração.
...................................

Como se diz por aí, poderia estar roubando ou matando, mas estou aqui somente para pedir-lhe que contribua com a campanha de arrecadação de livros de prosa e poesia que serão doados a moradores de Boa Vista e de quatro comunidades indígenas do Território da Cidadania das áreas indígenas São Marcos e Raposa-Serra do Sol – Roraima.

Um livro basta. O material sera entregue em abril e maio, durante a realização do projeto Caminhada Arteliteratura, selecionado pela Funarte na Bolsa de Circulação Literária 2010.


Os livros vão complementar a entrega de uma cesta literária formada por 15 publicações de autores roraimenses. A intenção é que a iniciativa fortaleça e amplie as bibliotecas escolares ou comunitárias já existentes nas comunidades indígenas.

Como parte deste projeto, o Coletivo Arteliteratura Caimbé realizará rodas de leitura nas comunidades, complementadas com sessões de artes plásticas e repasse de técnicas de produção de massa de modelar caseira. As atividades serão gratuitas e abertas a todas as idades.

BOA VISTA - 20% dos livros arrecadados serão destinados à implantação de uma biblioteca comunitária no bairro Jardim Caranã, zona oeste de Boa Vista, no mesmo endereço onde funciona a Casa Cultural do Coletivo Caimbé, na rua Z, número 76. A previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre deste ano, beneficiando a comunidade da região.

Dito tudo isso, espero a sua contribuição.

Se for o caso, me liga que vou pegar (9111-4001).

Temos três pontos de arrecadação em Boa Vista:

1. Livraria Saber, na avenida Major Willians,Centro (ao lado da panificadora Goiana)

2. Centro Multicultural da Orla Taumanan, rua Floriano Peixoto, Centro.

3. Museu Integrado de Roraima - Parque Anauá.

Qualquer coisa, manda pelos Correios que eu recebo tudo aqui:

Edgar Borges
Rua da Gravioleira, 556, Paraviana, Boa Vista, RR
69307-230

Conto com sua colaboração. Um livro basta, repito.

Abraços e um fantastico 2011, cheio de prosa, poesia e muitas conquistas.

P.S.: sem querer ser chato, neste momento vamos dispensar as doações de revistas velhas e livros didáticos.

........................
O projeto Caminhada Arteliteratura foi um dos contemplados pela Bolsa de Circulação Literária da Funarte e Ministério da Cultura.