sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Literatura de cordel terá destaque na VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(Escrito pela Ascom UERR)

Cordelistas, repentistas e poetas participam de 18 a 20 de outubro da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima,que acontece em conjunto com a XIX Feira Estadual de Ciências de Roraima, ambos realizados pela Universidade Estadual de Roraima.

O evento, realizado no Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho, avenida Capitão Ene Garcez, terá um estande para venda de literatura de cordel, livros e CD`s de repente. Além disso, todas as noites, a partir das 19h, haverá um sarau poético-musical com microfone aberto à participação de quem quiser declamar seus poemas preferidos.

Oficinas de introdução à literatura de cordel e produção de xilogravuras serão ofertadas nos dias 18 e 19. A primeira será das 14h às 16h e a segunda das 16h às 18h, também no Centro Velia Coutinho.

Cada uma oferece 15 vagas. Para participar, basta doar um livro literário em bom estado de conservação. Informações e reserva de inscrições podem ser obtidas no telefone 8113 9273.

“A oficina de cordel será ministrada por Rafael de Oliveira, integrante da União dos Cordelistas de Pernambuco. Vamos aproveitar este momento para iniciar as discussões sobre a criação de uma associação que reúna os cordelistas de Roraima, fortalecendo a nossa arte”, diz o professor da Universidade Estadual de Roraima e cordelista Rodrigo Oliveira, um dos organizadores da atividade juntamente com o escritor Edgar Borges,integrante do Coletivo Arteliteratura Caimbé.

Cordéis de Zanny Adairalba

“Esta parceria com a Universidade Estadual vai ajudar a arrecadar livros para nossa campanha permanente de formação de bibliotecas comunitárias no Interior de Roraima. Também ajudar a aliar cultura e ciência em um evento muito importante”, afirma Edgar Borges.

O sarau do dia 18 já tem participação confirmada dos cordelistas Aroldo Pinheiro, Lindomar Bach e do repentista João Viola. No dia 19 será a vez dos cordelistas e declamadores Rodrigo Oliveira, mestre Egídio, Eroquês Guadério e Giovana Velho. Na quinta-feira, 20, sobem ao palco Aldair Ribeiro, João Baroc e Juan Carlos Moraga e a dupla de atores Dyllan Moraes e Enia Justino.

Poeta Eroquês Gaudério

Giovana Velho

O estande com os CD`s, livros e cordéis estará aberto todos os dias das 8h às 18h. Além dos poetas já citados, terá obras dos cordelistas Xarute, Otaniel e Zanny Adairalba, esta última também do Coletivo Arteliteratura Caimbé.





















Zanny Adairalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário