sábado, 8 de dezembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 26, de 08.12.12


PRÓLOGO
Olá, gentes buenas! Como foi a semana de vocês? Foi bacana? Espero que sim. A minha foi legal: estive em um evento literário em Bonfim (veja fotos abaixo) e organizei um sarau  que rolou ontem à noite (por isso não temos fotos dele). Já estamos agendando outro sarau para o dia 21, lá na Livraria Saber. Bom, é isso. Vê se gosta da coluna de hoje. Se não gostar, tenta semana que vem. 

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com



VISUAL


Foto de Tana Halú e texto deste seu colunista preferido, integrando a mostra de fotopoemas Amazônia.

INTERROGAÇÕES

As seis mesas de debates do 7º Encontros de Interrogação, que aconteceu no Itaú Cultural nos dias 21 e 22 de novembro, já podem ser conferidas online. A edição de 2012 teve como tema O Risco da Literatura e as mesas tentaram responder a estas perguntas: a crítica capitulou?, A poesia e o conto nunca vão vender e ponto final?, Como fracassar em literatura?, Diversidade é sinônimo de falta de identidade?, O risco é coisa de amador? e Qual é o tamanho de seu sonho? É só ir aqui.

EM BONFIM


Alunos e professores da escola estadual Argentina Castelo Branco, que realizou esta semana o VII Festival do Livro em Bonfim (Foto: Edgar Borges)

LEITORES DIGITAIS
Cerca de 120 milhões de chineses usam o telefone celular para ler livros. A leitura digital ajuda a evitar a censura do governo e criou um mercado para autores que já escrevem pensando nos leitores de celular.

FESTIVAL DO LIVRO


 
Turma da escola Argentina Castelo Branco, que produziu vários livros artesanais ao longo do ano  (Foto: Edgar Borges)

NOVOS TALENTOS
Na próxima quarta-feira (12), como parte do I Congresso Projeto Novos Talentos organizado pela UERR, será feito o lançamento do livro de artigos científicos "Reflexões educacionais a partir de novos talentos", organizado pelos professores Josias Ferreira da Silva e Elói Martins Senhoras.

JOVENS ESCRITORES
 
Mais alunos de Bonfim exibindo seu livro (Foto: Edgar Borges)

DO BAÚ
O projeto “Baú das Historinhas – incentivando a leitura” encerrou as ações de 2012 esta semana totalizando 54 escolas atendidas. O foco é divulgar a localização e acervo da Biblioteca Municipal, que fica na Praça Germano Augusto Sampaio, rua Carmelo, Pintolândia, e funciona de segunda a sexta em horário comercial.

NA FRANÇA

 

Obras do fotógrafo Jorge Macêdo ilustram o livro "Amazonie : au coeur du Brésil : de la conquête au futur", de Ève Sivadjian e Alexandre Valenti, que acaba de ser publicado na França.

GAROTA DO RIO
Moradora do Rio de Janeiro há alguns anos, a roraimense Carolina Uchôa teve vários poemas publicados na edição de dezembro da Revista Ilustrada. Dá uma conferida nos textos da macuxi exilada neste link. Tem outros na edição de novembro.

POESIAS NA FRONTEIRA


O curso de Letras da UERR em Pacaraima promoveu um sarau no Centro daquela cidade. Rolou muita poesia, música e apresentação do livro 30 poemas e solidão, escrito por Devair Fiorotti. A fotomontagem foi roubada do perfil no Facebook de Adriana Campos Martins.

DESTAQUE REGIONAL
A Livraria Saber foi escolhida pela ANL (Associação Nacional de Livrarias) como destaque na região Norte. Segundo a direção da entidade, a indicação foi determinada pela dedicação ao livro e ao público leitor, pelo respeito e envolvimento com a difusão à leitura, pela participação ativa em atividades culturais e pelo apoio à cultura e aos autores regionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário