sábado, 1 de dezembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 25, de 01.12.2012


PRÓLOGO
Gente linda que gosta de literatura, taí mais uma coluna para vocês saberem um pouco do que rola neste mundo de letras, papel e bytes. Beijos a tod@s e, se quiserem, mandem notícia.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com

VISUAL




Poema de Paulo de Toledo. Tem mais no blog dele.


CURT@S
Cinzas

Quando caiu o último grão, teve a sensação de terminar um livro que não leria mais. Deixou a urna na praça e seguiu sem culpa.......

Conclusão 
Mordendo aquela goiaba madura, ela percebeu que ele também a tinha deixado assim, como aqueles pequenos bichinhos – pela metade.
Contos da escritora gaúcha Ana Mello

CONCURSOS LITERÁRIOS
1º Prêmio SFX de Literatura - 2013
Informações:
a) Concurso de Contos e Poesias
b) Inscrições até 31.12.2012
c) Premiação: publicação em coletâneas (20 exemplares para cada autor)
d) Edital completo no blog Concursos Literários.

SARAU





O Espaço Cultural DoQuintal realiza na sexta, 7 de dezembro, o seu primeiro Sarau DoQuintal, resultado de uma parceria Do Estúdio Parixara e o Coletivo Arteliteratura Caimbé. Começará a partir das 20h e com entrada franca e tendo como convidado especial o poeta Rodrigo Mebs, autor do livro Por Amor ou Por Vício. Haverá microfone e violão aberto, montagem de um varal poético colaborativo e banca para venda de livros. O Espaço Cultural DoQuintal fica na Av. Presidente Castelo Branco, 2.266, São Vicente. Veja o mapa:




ACORDO ORTOGRÁFICO VALENDO
Tecnicamente falando, a partir de 1º de janeiro de 2013 entra em vigor a nova ortografia da língua portuguesa, pela qual você poderá dizer adeus ao trema, ao acento agudo de "ideia" e ao circunflexo de "voo" e "enjoo". Além disso, o alfabeto passará a ter 26 letras, incorporando de vez as letras "k", "w" e "y".

ACORDO NÃO VALENDO
As regras estão valendo desde 2009. O que mudaria no próximo ano é que concursos, provas escolares, documentos e publicações seriam redigidas somente usando a nova ortografia. No entanto, alguns senadores querem adiar a sua implantação, jogando para 2019 o final da adaptação.

FEIRA
A Federação Espírita Roraimense realiza neste sábado e domingo a 16ª edição da Feira de Livros Espíritas. No Portal do Milênio, a partir das 19h, serão vendidas obras básicas e complementares da doutrina religiosa, além de DVD's e CD's. As atividades vão até as 22h. A feira continua nos dias 7, 8 e 9. Mais informações: 8114 4339.

LEITURAS



Participantes da oficina Charges: possíveis leituras, coordenada pelas graduandas Jacinta Santos e Michely Gomes na X Semana de Letras da UFRR.

CORDEL

A dica da semana para baixar livros de graça é focada em literatura de cordel. É uma lista com 40 publicações disponibilizada pelo site Universia neste link.

O CHORO DOS INOCENTES






SISTEMA DE CULTURA
O Congresso promulgou quinta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O sistema garante, por exemplo, a adoção de políticas de cultura comuns, a indução e o financiamento de projetos da área, a definição do papéis que cada ente deve assumir e que que criam condições para a organização do sistema de gestão da cultura.

RECITAL



João Baroc, Maria Augusta de Oliveira e Anna Clara de Oliveira interpretaram fragmentos do espetáculo "A minha poesia grita" na X Semana de Letras da UFRR. Foto: JJ Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário