sábado, 24 de novembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 24, de 24.11.12

PRÓLOGOOi. Que a força da leitura  e da compra de bons livros esteja com vocês neste final de semana e em todas visitas a livrarias que fizerem. A coluna de hoje vem dando dicas de eventos e concursos para que todos os nossos quatro leitores participem.
Aproveitem e até sábado que vem, se a preguiça deixar.

Edgar Borges
www.culturaderoraima.blogspot.com.br
culturaderoraima@gmail.com

VISUAL

'Prohibit avançar', poema visual do espanhol Tony Prat. Para ver muito mais, acessa www.poemesvisuals.com

CONCURSOS LITERÁRIOS
Terminam dia 30 as inscrições para o 14º Prêmio Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Academia Brasileira de Letras (ABL). Com o tema Por que a literatura de Jorge Amado faz sucesso também na televisão?, o concurso é aberto a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior. Regulamento completo: http://migre.me/c16pz . Os autores das melhores redações dividirão um prêmio de 13 mil reais, além de medalhas e diplomas, que serão entregues em solenidade na sede da ABL, no Rio de Janeiro/RJ.


ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA
A Fundação Casa de Rui Barbosa e a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro promovem o VI Concurso ABER de Encadernação Artística, aberto à participação de encadernadores, artistas, designers e interessados em geral. Os participantes inscritos no concurso vão receber o miolo do livro “ Novo Projeto Tipográfico”, escrito por Claudio Rocha e editado pela Edições Rosari, e terão até 31 de maio de 2013 para executar seus trabalhos. Baixe o regulamento.

DOSSIÊ

A revista Escritos, editada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, receberá até 15 de janeiro de 2013 matérias para o seu sexto número, que contará com o dossiê "Razão e subjetividade nas ciências e nas artes". Os textos, que podem ser apresentados na forma de artigos ou resenhas de livros, devem ser inéditos e serão submetidos ao Conselho Editorial da revista e a pareceristas.  Todas as informações aqui.

SEMANA DE LETRAS



De quarta até sexta (27 a 30) será realizada a X Semana de Letras da UFRR,com mesas redondas, minicursos, oficinas e muita conversa sobre literatura, livro e leitura. A programação completa pode ser conferida no blog www.pacocaliteraria.blogspot.com.br.

LITERATURA DIGITAL
Este colunista que lhes escreve também participará da X Semana de Letras. Será na quarta (28), às 18h, como um dos participantes da mesa redonda que discutirá a produção poética e literária e contexto digital.

FESTANÇA
O livreiro e fotógrafo Antônio Bentes celebra hoje mais um ano insistindo nessa história de combinar sua vida com a venda de livros. Para ele, que é um grande parceiro e apoiador de causas literária, um enorme parabéns.

 






AVISO PRÉVIOEstudantes e professoes do ensino fundamental, já podem anotar e ir fazendo os rascunhos: em 2013, o tema do concurso de redação do Senado Federal será "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação".

JORNADASOutro evento que rola esta semana na UFRR, também de 27 a 30 de novembro de 2012, são as Jornadas de Estudos Linguísticos da UFRR-2012, no CCLA, campus Paricarana. O objetivo é proporcionar encontros dedicados a reflexões sobre variados aspectos gramaticais da língua portuguesa e de línguas indígenas faladas no Brasil, bem como discutir problemas de aquisição (L1 e L2), processamento, variação e mudança dessas línguas. A ação é organizada pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).

EDITAIS PARA NEGROSA Fundação Biblioteca Nacional lançou esta semana, durante a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, três editais voltados para criadores e escritores negros. A meta é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros e incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país de forma a se estabelecer novo paradigma em todas as linguagens apoiadas pelo MinC, com a participação efetiva da população negra brasileira. Acesse o site da FBN e confira.

VALE-CULTURA

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana o projeto de Lei 4682/12, da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e outros, que cria o vale-cultura, no valor de R$ 50 mensais para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Terá direito o trabalhador que receba até cinco salários mínimos. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, será enviada para análise do Senado. O vale poderá ser usado para acessar serviços e produtos culturais nas áreas de artes visuais; artes cênicas; audiovisual; literatura, humanidades e informação; música; e patrimônio cultural.

PALESTINA
Um dos temas que mais se discute atualmente na política internacional é a hostilidade de Israel contra a Palestina. Para entender o lado mais fraco da briga, a coluna recomenda o download gratuito do livro 'O outro lado do Muro - uma viagem à Palestina', publicado pela editora Multifoco e escrito pela jornalista Fernanda Campagnucci. Abre a mente ler coisas diferentes. É neste link.

SOBRE O FALAR DEMAIS 

TERTÚLIAHoje tem Encontro de Tertúlia Literária Dialógica, das 9h às 11h na 2ª Ala do Bloco I, Sala 03, UFRR.  Entrada pelos fundos do Bloco. O livro do dia é Crime e Castigo, de Dostoiévski.Chega lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário