sábado, 10 de novembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 22, de 10.11.12

PRÓLOGO
Gente linda que gosta de leitura, como foi a semana? Leram o que? Já lhes falei que podem mandar comentários sobre os livros que leram para serem publicados aqui? Então fica à vontade. Se não quiser escrever, manda uma foto com o dito cujo que a gente publica na seção Cenas Literárias.
Beijos literários.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com


REDAÇÃO



Stefany Mabarú Rocha, de 16 anos, aluna da escola estadual Ayrton Senna, é a representante roraimense no V Concurso de redação do Senado Federal. O concurso foi realizado em 191 escolas estaduais. O resultado final será divulgado dia 19 de novembro, no Congresso Nacional.

REVISTA MACHADO


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) recebe até 20 de novembro traduções de obras brasileiras para a segunda e a terceira edições da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. A revista, trimestral na versão online, está disponível no endereço www.machadodeassismagazine.bn.br. O segundo número reunirá primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética, escritas por autores brasileiros e já lançadas em livro no Brasil. Os textos devem ser enviados já traduzidos.

YAMIX


A Universidade Estadual de Roraima realiza em Pacaraima, nos dias 16 e 17, o V Yamix - Festival de Arte Universitária. Na sexta vai rolar na quadra coberta da cidade, a partir das 17h30, o Troca Letras, um sebo para venda e troca de livros. No sábado, a escola Casimiro de Abreu será o local de lançamento dos livros "30 poemas e solidão", de Devair Fiorotti, e "Pacaraima: um olhar geográfico", uma coletânea de artigos publicada pela editora da UFRR. Durante os dois dias, o poeta Rodrigo Mebs fará intervenções em vários locais.


FILOLOGIA

 
Essa turma bonita é de acadêmicos da UERR Rorainópolis que cursam Letras com habilitação em Literatura e Espanhol. Estiveram esta semana em Boa Vista apresentando 13 trabalhos durante a VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.

CLUBE DO LIVRO

José Oliveira Filho, criador do Clube do Livro, lançará na próxima quarta (14) às 9h, no terminal do Caimbé, a loja do site www.clubedoslivros.com.br. Será a primeira livraria virtual de Roraima. Para saber mais acesse o site ou ligue 9116 5255 / 8118 4421.

TURMA DE ESCRITORES


Esse é nome de um blog muito legal que é alimentado por uma turminha adolescente de Boa Vista que se juntou digitalmente para escrever poemas, crônicas e contos. O criador do blog é Yuri Francisco Hupsel Dos Santos, filho do comunicador Chiquinho Santos, autor de muitas músicas juninas. Quer saber mais e participar? Acessa www.turmadeescritores.blogspot.com.br. Ah, para publicar é preciso ter entre 10 e 18 anos.

SEMANA DE LETRAS




A coluna bomba de gente charmosa. Esses aí são parte da comissão que está organizando a X Semana de Letras da UFRR, que acontecerá entre 27 e 30 novembro: Jaelson Silva, Karla Kreutz, Suênia Feitosa, Ágda Santos, Raiane Costa e Sony Ferseck. A foto é de Elder Lanes, outro participante do grupo. Para checar a programação, acessa www.pacocaliteraria.blogspot.com.br.

MUCAJAÍ

Alunos da escola estadual Vereador Francisco Pereira Lima, em Mucajaí, participaram ontem do 4º Dia Temático do Projeto Amigos da Escola 2012. Entre as atividades houve declamação de poesias, músicas, produção de textos, apresentação de monólogos, diálogos, teatrinho, literatura de cordel, pescaria de adivinhações, bingo de letras do alfabeto. Também rolou contação de histórias, piquenique da leitura, jogral, piadas e poesias, parlendas e cantigas infantis, varal de poesias, leitura de jornal, teatro e rimas e o concurso: “Qual o livro de sua vida?”. Ou seja, um dia de leitura muito bacana.

MOSTRA DO APIAÚ

 

A escola estadual Venceslau Catossi, na Vila do Apiaú (Mucajaí) realizou esta semana uma mostra de literatura, com encenações de poesia, teatro e leituras de obras. A turma da foto acima ficou responsável por fazer uma campanha de arrecadação de livros que rendeu algumas dezenas de obras. A foto é da professora Arléia Deon.

CENAS LITERÁRIAS


Crianças da Vila do Apiaú, durante a mostra de literatura da escola Venceslau Catossi, mostrando que é de pequeno que se forma o leitor. Foto de Arléia Deon.

Um comentário:

  1. Caraca, valeu a menção do blog Edgar, muito obrigado mesmo, a galera ficou muito contente quando eu falei pra eles, e no blog não tem escritores só de Boa Vista não, mas tem gente de Santa Catarina também, afinal o objetivo é ter gente de todo o pais, mas novamente, obrigado cara !!!!!!

    ResponderExcluir