segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Coluna Rede Literária edição # 23, de 17.11.12

PRÓLOGO Gente linda que curte literatura, o feriadão está sendo bom para vocês? Espero que sim. Nos intervalos das obrigações familiares e caseiras, estou aproveitando para tentar fazer umas prosas e outras poesias, além de ler um pouco. Afinal, nem toda vez aparece folga bacana como esta. Aproveita as informações e manda tua sugestão. Beijos gerais.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com




VISUAL


Arte concebida pelo poeta espanhol José Carlos Velazquez.

CURT@S



Foto e poesia de Zanny Adairalba, autora do livro Repoetizando. Confiram mais no blog Repoetizando.

CONCURSOS LITERÁRIOS
2º Prêmio Benvirá de Literatura
Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Ficção - Romances, Contos, Crônicas, Poesias)
b) Inscrição pela Internet até 30.11.2012
Premiação: R$30.000,00 e publicação do livro pela Editora Saraiva (Selo Benvirá)
Baixe o edital.

PRODOCÊNCIA
A UFRR, via programa Prodocência, realiza de 19 a 23 de novembro o V Seminário de Integração de Práticas Docentes e o II Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas Integrada. Haverá conferências e mesas-redondas com pesquisadores convidados do México, Colômbia, Espanha, Venezuela e várias instituições brasileiras; 37 minicursos, 26 oficinas, 8 GTDs, salas com comunicações de pesquisas e relatos de experiência relacionados ao ensino e painéis. Haverá ainda exposição de materiais didáticos e atividades culturais. OUtras infos, relação de todas as atividades e inscrições no site deles.

COLEGIADO DE LITERATURA
O Ministério da Cultura pretende fazer entre 13 e 15 de dezembro o Fórum Nacional do Conselho Nacional de Política Cultural, no qual serão escolhidos os novos membros do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura. Serão eleitos 15 representantes da sociedade civil (3 da área de Criação, 3 da  área de Mediação de Leitura, 3 da área de Produção, um de cada macro-região e, ainda, 1 pelos demais membros).

YAMIX


O poeta Rodrigo Mebs é uma das atrações do V Yamix, festival de artes que encerra hoje em Pacaraima.

ALFABETIZAÇÃO

O governo federal anunciou que vai investir R$ 2,7 bilhões nos próximos dois anos para que as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas em língua portuguesa e matemática até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O investimento faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado semana passada pela presidenta Dilma Rousseff.

CENAS LITERÁRIAS


Crianças e livros na escola estadual Venceslau Catossi, na Vila do Apiaú (Mucajaí), que fez semana passada uma mostra de literatura. Foto: Arléia Deon.

APRENDER E ENSINAR

A terceira edição do concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais recebe inscrições até o dia 26 de novembro. Promovido pela revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil, é aberto a professores da educação básica, vinculados à rede pública, institutos federais, escolas técnicas públicas e espaços não formais de educação, como EJA e ONGs. Ao se inscrever, todos ganham uma assinatura da revista Fórum até abril de 2013 e um livro sobre tecnologias sociais. Serão selecionados 64 finalistas que ganharão um tablet e vão participar de seminário em Brasília, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2013. No evento serão anunciados os seis vencedores, que irão à Tunísia para participar do Fórum Social Mundial 2013, de 23 a 28 de março. O lance rola aqui.

IMAGENS E GESTOS


O poeta e músico Ernandes Dantas, autor do livro “Sons, Imagens E Gestos”, declamando para a comunidade da escola estadual Venceslau Catossi, em Mucajaí. Foto: Arléia Deon.

EVENTOS ON LINE

O Instituto Itaú Cultural promove esta semana os eventos 7º Encontros de Interrogação, que nos dias 21 e 22 trata do risco na produção literária; e o 5º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, que de 21 a 23 explora as possibilidades de expansão da literatura brasileira no exterior. A transmissão on-line pode ser conferida neste site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário