sábado, 3 de novembro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 21, de 03.11.2012

PRÓLOGO
Começou novembro e a pergunta que todo leitor se faz é: qual é o livro do mês a ser lido? Bom, verdade que nem sempre é assim, mas chega perto. Se quiser mandar a dica de uma obra bacana, dessas que você acha que todo mundo deveria conhecer, basta enviar um e-mail. Abraços gerais neste feriadão.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com


FILOLOGIA
A Universidade Estadual de Roraima e o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos realizam nesta segunda-feira (5) a etapa local da VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, em comemoração ao Dia Nacional da Língua Portuguesa. A programação em Roraima contará com palestra, comunicação, mesa redonda e apresentação de painéis. Tudo no campus Boa Vista.

DIA DA LÍNGUA
 E já que falamos no Dia Nacional da Língua Portuguesa, vale dizer que foi com a Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, que o ex-presidente Lula sancionou o projeto de lei do Senado n. 149/04, de autoria do Senador Papaléo Paes (AP) que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. A data marca o aniversário de nascimento de Rui Barbosa.

PROLER

Esta semana rolou o XII Encontro do Proler RR. A foto é da turma do curso "Ler por prazer e o prazer de ler”, ministrado pelo professora Msc. Arlete Alves de Oliveira.

PESQUISA
Em vários municípios, 40 alunos da Licenciatura em Letras da UERR participam do projeto 'Prática e Contexto da Língua Portuguesa em Roraima'. A ideia é fazer uma pesquisa que resulte no diagnóstico do ensino da língua portuguesa em Roraima e permita uma análise consistente sobre limitações e possibilidades do mesmo. O projeto é uma parceria da Universidade com a Secretaria de Educação do Estado e o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima.

EMENDAS
Durante audiência pública na Assembleia Legislativa, realizada esta semana para discutir as possibilidades de aumentar o orçamento da UERR, o deputado estadual Flamarion Portela, que é aluno da instituição, disse que vai propor uma emenda orçamentária destinando um milhão de reais especificamente para a compra de livros pela universidade.

MUSEU DA IMPRENSA
 A Imprensa Nacional está com inscrições abertas para XV Concurso Museu da Imprensa. Podem concorrer estudantes do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano (Desenho), estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Redação, com o tema: Diário Oficial: 150 publicando a História do Brasil), estudantes do Ensino Médio (jornal imprenso x jornal virtual) e estudantes do Ensino Superior ( Monografias com tema: Os Jornais alternativos na Ditadura Militar). O prazo para entrega dos trabalhos se encerra no dia 31 de dezembro de 2012. Saiba como participar acessando o regulamento no endereço eletrônico: www.in.gov.br ou ligando no 0800 725 6787.

CLUBES DE LEITURA



Outro curso ministrado no encontro do Proler foi “Contos e Encantos: Criando clubes de leitura na Escola”, com a especialista Joelma Fernandes de Oliveira Sousa.


DRUMMOND 
 No mês que marca os 110 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, leiam o seu Poema da purificação:

Depois de tantos combates
o anjo bom matou o anjo mau
e jogou seu corpo no rio.
As água ficaram tintas
de um sangue que não descorava
e os peixes todos morreram.
Mas uma luz que ninguém soube
dizer de onde tinha vindo
apareceu para clarear o mundo,
e outro anjo pensou a ferida
do anjo batalhador.


MEDIADORES
 O Núcleo de Educação a Distância da UFRR, em parceria com a SECADI-MEC, inicia segunda-feira o curso Mediadores de Leitura nos polos de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Rorainópolis e São João da Baliza. O objetivo é permitir a formação continuada e fomentar a discussão em torno das propostas de inserção dos temas da diversidade e da inclusão no processo da mediação da leitura e da formação de leitores na educação básica.

PRÊMIO PARA PROFESSORES
 O Ministério da Educação prorrogou até 10 de novembro as inscrições no 6º Prêmio Professores do Brasil. A proposta é valorizar práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras na rede pública de ensino. Os interessados devem se inscrever neste site. Os autores das experiências selecionadas receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados.

#DICA



EXTERIOR
Nesta segunda será lançado na Universidade de Coimbra (Portugal)o livro Panoramas atuais acerca do ensino das Ciências, de Jorge Bonito, docente da Universidade de Évora. A obra é fruto da pesquisa de doutorado do professor, que escolheu Roraima como campo de pesquisa do Ensino das Ciências. Esta disponível para compra na Editora da UFRR e na FARES.

1.000 GRÁTIS

 
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Universia Brasil, rede de colaboração universitária presente em 22 países, montou uma lista com mais de 1.000 livros para baixar gratuitamente. É só ir no link e ver qual te agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário