quarta-feira, 17 de abril de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 43, de 08.04.13

PRÓLOGO

Quando participo de alguma palestra sobre literatura, sempre gosto de perguntar a estudantes e professores qual foi o último livro que leram. Independentemente de qual for a resposta, questiono também qual foi o último livro escrito por um autor local que leram. Acho que essas deviam ser interrogações constantes nos gabinetes dos dirigentes da área da educação e da cultura: o que o nosso povo anda lendo (se é que anda lendo) favorece o surgimento e manutenção da vida literária no Estado? O que pode ser feito para aumentar o índice de leitura de obras regionais? Pessoalmente, acho que iniciar a construção dos planos estadual e municipais de leitura, livro e literatura seria um bom começo.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar

VISUAL








CONCURSOS LITERÁRIOS

Prêmio Literário Florestan Fernandes
Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas, Poemas, Ensaios (e Desenhos)
b) Categorias: Estudantil (Municipal) / Adulto (Nacional)
c) Com temas
d) Premiação: aparelhos eletrônicos e Livros
e) Inscrição: até 03.05.2013 –


CONTOS DE EDGAR


Não, não é comercial sobre meu livro de contos Sem Grandes Delongas, mas sim um aviso aos que curtem Edgar Allan Poe (1809-1849). O canal de tv paga Fox estreou semana passada a série "Contos de Edgar", produzida por Fernando Meirelles na O2 Filmes. Sete contos foram condensados em cinco episódios semanais adaptados para ambientes do centro de São Paulo.

THE FOLLOWING


Allan Poe está na moda, ou pelo menos inspirando o audiovisual. O canal Warnel Channel veicula há semanas a série The Following, em que um professor de literatura assassino serial monta uma série de crimes inspirado em trechos das obras do escritor. Coordena tudo da prisão, auxiliado por uma rede imensa de fãs. Passa toda quinta e vale a pena ver os atores Kevin Bacon e James Purefoy nos papéis principais. 

AVISO

Aos interessados em participar do XXI Congresso Brasileiro de Poesia e da XVIII Mostra Internacional de Poesia Visual: este ano os eventos acontecem de 30/9 a 5/10, em Bento Gonçalves (RS). Para conhecer todos os subeventos e ações, acesse www.facebook.com/poebras?fref=ts ou www.poebrasoficial.blogspot.com. Vale lembrar: nas antologias poéticas publicada no ano passado figuram os poetas roraimenses Rodrigo Mebs e Eli Macuxi. 


LANÇAMENTO

Como parte da programação do primeiro encontro de todos os povos, o escritor Jaider Esbell lança seu segundo livro às 19h desta quinta-feira (11), no Espaço de Cultura e Arte União Operária, avenida Nossa Senhora da Consolata, Centro. 

CONTO

Sabe aqueles dias em que tudo verte? As miudezas do amor. Eucaliptos cortados sendo carregados pelo motorista da madeireira. Ana Carolina pulava corda em frente da casa. E lá lá lá lá. A criança no colo de Luiz, o pai; a toalha suspensa, na metade da janela. As franjas sendo vistas pelos que passavam na estrada. Manhã. E sabe lá deus em que ele estava pensando. 
Com a lenha nas costas subia a estrada íngreme de volta para casa, no meio da palha seca; já estava na hora de começar a virar a terra, ele disse. O outono, boa estação para semear. Ai eu falei e ele falou e fomos ficando íntimos ao ponto de tocar um no braço do outro e deixar esquentar aquele toque. O ônibus passou espalhando pó pra tudo quanto é lado. Barulho ensurdecedor, pelo menos pra mim, que gosto de ouvir o mugido do gado, o acuar do cachorro e o pipitar dos pássaros. 
Pouco vento para dar frescor na pele por conta do sol ardido daquele dia. Miryane de Lima- uma mulher de voz fininha, estridente - é mãe de Ana Carolina. Ela reclamava da chuva em demasia dos últimos tempos “chuva demais enjoa e ainda bem que hoje tem sol!” e ralhava com Ana que ainda não tinha feito a lição da escola. As verduras e hortaliças na estufa germinando. E, assim chegamos atolados em olhar um para o outro.

Texto da catarinense Mara Paulina Arruda. Leia mais dela.

ETERNIDADE

Peguei lá da fan page da editora Rocco, divulgando que escritores eternizam seus amores



LEIA VINICIUS 


Este é o nome de um projeto colaborativo em homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes, celebrado em 2013. Idealizado pelo site Catraca Livre, com o apoio da editora Companhia das Letras, convida o público a uma releitura do “Livro dos Sonetos”.  Para participar, o leitor deve gravar em vídeo a leitura de um dos poemas do livro, disponibilizar o registro no YouTube e inscrevê-lo no formulário abaixo. Todos os sonetos estão disponíveis gratuitamente na página oficial dedicada ao escritor na internet: www.viniciusdemoraes.com.br. O desafio do projeto junto aos leitores é lançar uma versão virtual da obra no dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro. Na página leiavinicius.tumblr.com serão reunidas versões em vídeo dos 57 sonetos constantes na obra. 



POESIA 

COMO UM SUSPIRO

como eu gosto do teu gozo
trincado entre os dentes
gemendo em meus ouvidos
mas que doida sensação de mergulho no abismo
tão esquisito quanto o êxito e o tiro
premeditado e preciso como um suspiro

Poema de Marcelo Perez, formando em Letras pela UFRR e diretor da Cia. do Lavrado.


ACERVO DE HQs

O site Digital Comic Museum é uma boa pedida para colecionadores e amantes de histórias em quadrinhos. Criado em 2010, hospeda quadrinhos que caíram em domínio público nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.  Veja o que tem lá acessando http://digitalcomicmuseum.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário