quarta-feira, 17 de abril de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 44, de 15.04.13


PRÓLOGO 

Depois de demitir Galeno Amorim da Fundação Biblioteca Nacional, a ministra da Cultura Marta Suplicy anunciou semana passada que o professor José Castilho Neto volta a assumir a secretaria executiva do PNLL (Plano Nacional de Livro e Leitura). Castilho havia deixado o plano em 2010 por discordar dos rumos que a gestão de Amorim e da então ministra Ana de Hollanda estavam dando às políticas públicas na área da literatura, livro e leitura. As principais metas de Castilho são a institucionalização do PNLL em lei (hoje é um decreto) a criação do Instituto Nacional de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e a instituição do Fundo Setorial Pró-Leitura. Espero sinceramente que os dirigentes locais embarquem nessa onda e iniciem rapidamente os trabalhos dos planos municipais e estadual de Livro e Leitura.


Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar


VISUAL

Obra da artista plástica Fátima Queiroz.



CONCURSOS LITERÁRIOS

Prémio Florbela Espanca 2013
Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Poesias)
b) Premiação: I) Publicação da obra (tiragem de 500 exemplares)
e II) 2.500 €
c) Prazo: 15 de Setembro de 2013

BIBLIOTECA FECHADA

Sem aviso prévio, a Prefeitura de Boa Vista fechou esta semana a biblioteca municipal. O espaço funcionava havia alguns anos no parque Germano Augusto Sampaio, zona oeste de Boa Vista. Moradores e estudantes reclamam da medida. A Prefeitura comunicou à coluna que a “biblioteca municipal será transferida de forma temporária para um novo prédio nas proximidades do parque”, mas não informou a data de reabertura nem o endereço exato. 

SEMANA DO LIVRO

Ainda falando em espaços de leitura, o Sesc Roraima promove de hoje até sexta a sua 7º Semana Nacional do Livro Infantil e da Biblioteca. Nas unidades do Sesc Mecejana e Centro serão oferecidas oficinas de Origami, Mangá, Declamação de poesia e de Ponteira de lápis 3D em E.V.A. 

BIBLIOWIKI 

O site WikiLeaks divulgou o lançamento de sua Biblioteca Pública da Diplomacia dos EUA, a PlusD, contendo comunicações diplomáticas confidenciais, ou que já foram confidenciais, dos EUA. São dois milhões de registros, incluindo papéis vazados, documentos divulgados sob o Ato de Liberdade de Informação (FOIA) e liberados pelo Departamento de Estado americano quando deixam de ser confidenciais. Os documentos estavam arquivados em formato PDF e foram compilados e organizados pelo WikiLeaks em formato de busca online. 

GUARIBA 

A Universidade Estadual de Roraima reiniciou semana passada o projeto Letramento Guariba, desenvolvido nas escolas municipal Casimiro de Abreu, na sede do município de Pacaraima, e na estadual Índio Manoel Barbosa, na comunidade indígena Sorocaima II. Financiado pelo MEC, atende a 50 crianças que ainda não sabem ler e escrever adequadamente e, com isso, ainda não interpretam textos escritos. 

FÓRUM 

A 24ª edição do FALE (Fórum Acadêmico de Letras), evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), está marcado para acontecer este ano na Universidade Federal de Roraima entre os dias 13 a 15 de junho.  A programação pode ser conferida no site http://24faleufrr.com.br e as inscrições já estão abertas. 

IMORTAL

A escritora, conferencista e ensaísta carioca Rosiska Darcy de Oliveira é a nova imortal da Academia Brasileira de Letras. Vai ocupar a cadeira 23, que era do poeta Lêdo Ivo. Entre as obras de Rosiska estão “A dama e o unicórnio” e “Outono de ouro e sangue”, publicadas pela editora Rocco.

LOBO DA ESTEPE

Xilogravura da universitária Clarisse Martins, filha da poeta Eli Macuxi, representando uma leitora do livro O lobo da Estepe, de Hermann Hesse


ISENÇÃO

A presidente Dilma Rousseff sancionou semana passada uma lei garantindo a alunos de baixa renda e de escolas públicas a isenção do pagamento de taxas de inscrição em vestibulares de universidade e institutos federais. Os estudantes devem ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em uma escola privada. 

DAS REAÇÕES



LEMBRANDO

Quer colaborar, criticar, divulgar algo que você bacana no mundo da literatura, livro e leitura? Manda e-mail para culturaderoraima@gmail.com que eu vou olhar com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário