terça-feira, 7 de maio de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 45, de 22.04.13


PRÓLOGO

Gente, aproveita a coluna, espalha prozamigos, manda notícias, comenta lá no blog e vamos nessa que o tempo corre e não para nunca. Beijos gerais sem muita demora.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar


VISUAL


Brossianamente, Obra de Lais Castro, licenciada em Artes Plásticas e Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Outras coisas dela em http://laismery.wordpress.com/. 
 CNC

Atenção, povo da leitura, livro, literatura e bibliotecas, fica ligado: saiu no Diário Oficial da União do dia 17 que a terceira Conferência Nacional de Cultura será realizada de 26 a 29 de novembro deste ano com o tema geral: "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". É importante articular-se para enviar representantes do setor ao evento e ajudar a contribuir com a elaboração de propostas de políticas públicas.


ETAPAS DA CNC

A 3a CNC será precedida pelas seguintes confererências:  I) Municipal ou Intermunicipal, que deve ser realizada até o dia 14 de julho de 2013; II) Regional ou Territorial, até o dia 1 de setembro de  2013; e II) Estadual e Distrital, até o dia 15 de setembro de 2013.

TEMAS DA CNC

Os delegados que participarem da conferência vão discutir os temas  Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbóblica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

MAIS CNC

Na última conferência, realizada em 2010, o povo da área literária foi o único a ter um documento já definido listando ações que devem ser realizadas para desenvolver o setor. Para os interessados em lê-lo, vai o endereço: www.pnll.gov.br. Também é bom ler as metas do Plano Nacional de Cultura. Aqui, o link para baixar o material em PDF ou ler online: http://migre.me/ea17E.

NARIZINHO

Maria Luisa Soares participou das comemorações pela passagem do dia do livro infantil na escola Vitória Mota Cruz

IRACEMA

Raryson Nakayama, prefeito de Iracema, comanda nesta segunda-feira a reinaguração da biblioteca daquele município. A solenidade começa às 16h. A biblioteca garantirá que a população tenha um local para ler, fazer pesquisas e ampliar o seu conhecimento.

EM FESTA

O Sesc comemorou a 7a Semana Nacional do Livro Infantil e da Biblioteca  (Foto: Girnei Araujo)

PAN

A Feira Pan-Amazônica do Livro chega à sua 17ª edição entre os dias 26/04 e 5/05, lá em Belém. Em 2013, homenageia o Estado do Pará e o poeta Ruy Barata.

E-READER

A empresa Kobo foi à Feira do Livro de Londres para lançar seu novo e-reader, o Aura HD E Ink, chamado pela empresa de “Porsche dos e-readers”.  O Aura HD tem uma tela 6.8” e já está em pré-venda na loja da Kobo nos Estados Unidos e alguns varejistas, como a WH Smith no Reino Unido, no resto do mundo deve chegar a partir de maio. O preço do e-reader de luxo e de US$ 169,99.

GINCANA

A Escola Estadual Ulysses Guimarães realizou na sexta-feira sua II Gincana Literária em homenagem ao dia do livro

SEM DOMÍNIO

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa, mostra que 38% dos estudantes do ensino superior não dominam habilidades básicas de leitura e escrita.  Criado em 2001, o Inaf é realizado por meio de entrevista e teste cognitivo aplicado em uma amostra nacional de 2 mil pessoas entre 15 e 64 anos. O indicador classifica os avaliados em quatro níveis diferentes de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo.


CAMINHADA

Sessenta professores que atuam em escolas e Rorainópolis participaram no último sábado de uma oficina sobre elaboração de projetos escolares, fruto de uma parceria entre o Programa Caminhada Literária da Secretaria de Educação e Desportos e a Universidade Estadual de Roraima. As atividades terminam no próximo final de semana e serão estendidas a outros municípios.

DO FUTURO




Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar a frase: “Brasil, um país do futuro”. Pois saiba que a frase é o título de um livro publicado em 1941 pelo austríaco novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta e biógrafo austríaco Stefan Zweig (1881-1942). Completados 70 anos de sua morte, toda a obra do escritor entrou em domínio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário