terça-feira, 7 de maio de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 47, de 06.05.13


PRÓLOGO

Gente, há semanas em que me enrolo mais que um papiro para escrever a coluna. É que, apesar de pequena, às vezes custa arranjar informações interessantes da cena literária local. Mesmo assim, vai agora para seu desfrute mais uma edição. E você já sabe: tendo boas notícias, mande-as para os contatos abaixo. Beijos em todos.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
www.culturaderoraima.blogspot.com.br


CONCURSOS LITERÁRIOS

Prêmio Paraná de Literatura 2013

Informações:

a) Concurso de Livros Inéditos / Contos, Romances e Poesias
b) Premiação: R$ 40 mil e publicação da obra pela BPP
c) Prazo: 31 de Julho de 2013
d) Edital completo.


RESISTÊNCIA

Com alguns textos em português e outros em inglês, o primeiro número da Revista virtual eLyra traz os trabalhos apresentados no simpósio Poesia e Resistência, realizado na Brown University em outubro de 2011. Confira a edição na íntegra.

DIGITAL

Outra dica de revista digital é a Diversos Afins, que pode ser acessada em http://diversosafins.com.br. O forte da publicação é a poesia, mas há espaço também para a prosa, dramaturgia e música em suas nove seções.

ESPÍRITAS

A Federação Espírita Roraimense promoveu nesta semana o lançamento estadual da edição histórica de uma das obras espíritas mais conhecidas no mundo, o Evangelho Segundo o Espiritismo, antecedendo as comemorações dos 150 anos do terceiro livro da codificação espírita feita por Allan Kardec. A obra pode ser encontrada nas livrarias das Casas Espíritas de Boa Vista e na Distribuidora de Livros Espíritas Adolfo Bezerra de Menezes. Informações: 8114 – 4339.

CANTO FORTE


A poeta e cordelista Zanny Adairalba (esquerda) teve a composição “Marias”, música e letra de sua autoria, premiada com o primeiro lugar no IV Festival Canto Forte, realizado neste final de semana. Jéssica Stephens cantou bonito o samba-bossa de Zanny e ficou com o prêmio de melhor intérprete. 


VOLUNTARIADO

O Instituto C&A e a Livraria Cultura disponibilizaram gratuitamente no Kobo Books os e-books “Vida em Rede – Conexões, Relacionamentos e Caminhos para uma Nova Sociedade” e “Voluntariado: Um Convite à Participação Social”. As versões impressas foram lançadas em 2011 e distribuídas gratuitamente para representantes de ONGs e outros públicos da rede de relacionamento da instituição. Acesse as duas obras.


NERUDA



Os restos mortais do poeta Pablo Neruda, prêmio Nobel de Literatura de 1971, foram exumados em abril para buscar as causas reais da morte do poeta e confimar se de fato havia morrido de câncer de próstata em 23 de setembro de 1973 ou assassinado com uma injeção. O resultado do exame apontou que a doença não teria se espalhado apenas ao quadril, mas também à uma parte de sua coluna.Neruda morreu 12 dias após o golpe de Estado liderado pelo general Augusto Pinochet.

INIÁ



Marcela Marques Monteiro, na foto com a médica Elizabeth Domingos, lançou o livro Iniá – uma aventura amazônica na semana passada. A obra pode ser adquirida na Livraria Saber.


ANIVERSARIANTE



A professora do curso de Letras da UFRR Mirella Miranda, na foto com o filhote Guilherme, celebrou semana passada o seu aniversário. Para presenteá-la, a poeta Eli Macuxi escreveu o poema a seguir:

Pra te celebrar

quando pintaram a tela
não sei se terror ou festa
preparavam aquelas duas...

vestido verde floresta
que deixava as outras nuas
duas meninas dançavam!

são três meninas tão doces:
duas posam na janela
denunciando um mar
intenso sob a'quarela...

como não amar
o lindo olhar
de Mirella?

Nenhum comentário:

Postar um comentário