terça-feira, 7 de maio de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 46, de 29.04.13


PRÓLOGO

A Secretaria Estadual de Cultura lançou semana passada o edital 2013 da Lei de Incentivo à Cultura, baseada em renúncia fiscal e disponível no site www.educacao.rr.gov.br. A iniciativa é louvável por ser a única ação de fomento em andamento no Estado, mas é preciso avançar mais, lançando editais de apoio direto pelo Governo, oferecendo prêmios e bolsas para que os produtores culturais não tenham que ficar batendo à porta de empresários que desconhecem como funciona o incentivo fiscal. Pensar e trabalhar nisso para fazer a implementação urgente é o grande desafio que a Secult precisa superar para começar a atender à demanda dos novos tempos da gestão cultural.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar


VISUAL
Da série “poemas com máquinas de escrever poemas”, autoria de Manuel Almeida e Sousa. Mais dele em www.comboiosnanudezdoscarris.wordpress.com



 REDAÇÃO

Estão abertas até o dia 28 de junho as inscrições no prêmio Fier de Redação, com o tema “A importância da Indústria na vida do cidadão roraimense”. Focado em estudantes, está dividido em duas categorias: 6º ao 9º ano e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio. Os dois primeiros colocados nas duas categorias vão ganhar tablet's, netbook's e troféus. As escolas de origem dos trabalhos vencedores receberão troféu, um kit esportivo e outro de leitura. Informações pelo telefone 4009 1848 ou no site www.fier.org.br.


LIVRO-REPORTAGEM



O jornalista e escritor Bruno Garmatz prepara para junho o lançamento de seu livro-reportagem “Monte Roraima – a morada de Makunaima”, uma bela e robusta obra com 376 páginas e cerca de 450 fotografias dele e mais três fotógrafos parceiros que registraram os atrativos turísticos da Venezuela, Guiana e Roraima. Com textos em português, inglês e espanhol, o livro está, como costuma dizer Bruno, “uma boniteza”.


TIPOS DE LEITORES



Feche o primeiro livro quem nunca tropeçou com alguém que fala com propriedade de uma obra apenas com base no filme.


LANÇAMENTO


Marcela Marques Monteiro prepara-se para lançar na próxima sexta (3) o seu primeiro livro, intitulado “Inia – uma aventura amazônica”. O lançamento será na Livraria Saber, avenida Ville Roy, 4896,  às 19h. Aparece lá!


RESGATE

Na última quarta (24), dia do escritor roraimense e do aniversário da escritora Nenê Macaggi, foi lançada a segunda edição de “A Mulher do Garimpo, o Romance do Extremo Sertão do Amazonas” e o inédito Nará Sué Uarená, o Romance dos Xamatautheres do Parima”, ambas obras de Nenê. A ação foi uma iniciativa do filho da escritora, o engenheiro agrônomo José Augusto.

SOBRE VÍRGULAS EM LUGARES ERRADOS



“Eu constantemente me sinto fora do lugar”, em tradução livre. Atire o primeiro livro quem nunca errou a localização de uma vírgula.


POESIA

MÁ DITA

Se o poema não tem regra
Caminho definido
Ou satisfação para dar
E pode até ser construído
Nascido de um grito
Ou laçado em qualquer precipício
Escondido na língua em remoto lugar
Como - o verbo que alimenta e acalma
Como - a conjunção na rima
Em comparativo à alma
Quem me garante que o escrito é o sentido?
E se não minto,
Como posso expressar de verdade o que sinto?
Que Pessoa é essa que invade a minha vida
E bagunça com o dito e o não dito?
Maldito!

De Marcelo Perez, ator e escritor roraimense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário