sábado, 22 de fevereiro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 85, de 22.02.14

PRÓLOGO

Gente bonita que sentiu falta (cof cof cof) semana passada da coluna que não saiu: mil desculpas. Na hora de fechar o texto apareceram problemas de saúde no herdeiro de minhas dívidas e aí tive que largar tudo para, em uma operação conjunta com a mamis dele, ir assessorá-lo nos hospitais da vida. Mas agora tudo é passado. Vamos à coluna e beijos na bochecha.

Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


BOLSA ARTISTA

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou no dia 12 o Projeto de Lei 4281/2012 que cria o Bolsa Artista. De autoria do senador Inácio Arruda, destina-se a proporcionar formação e aprimoramento de artistas amadores e profissionais em diversas áreas de atuação. O projeto foi inspirado no Programa Bolsa-Atleta, que valoriza os talentos esportivos do País. O Bolsa Artista pretende ser um mecanismo de apoio e incentivo a artistas iniciantes,  mas com potencial já evidenciado em seus campos de atuação. Serão beneficiados artistas no campo das artes literárias, musicais, cênicas, visuais e áudio visuais, em suas variedades eruditas e populares. A seleção acontecerá via edital. O projeto seguiu para avaliação da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.


CAMPANHA MOSTRA-TE, LEITOR



O poeta Rodrigo Mebs, autor do livro Por amor ou por vício, aderiu à nossa campanha foto-literária. Mande também a sua fotinha com os livros que mais curte ou apenas mostrando o que está lendo no momento

CURTA O POEMA

Vou mudar o tom da minha prosa
De hoje em diante ela irá
Emanar amarelos
Transbordar azuis
E espalhar rosas

Texto de Adília Quintelas.


O JOVEM QUE ROUBOU LIVROS

No começo do mês, Alex Santana de Souza, 19 anos, foi detido depois de roubar seis livros, uma enciclopédia, uma agenda e adesivos de caderno na Livraria Cultura de Salvador (BA). Denunciado, foi levado pela PM à delegacia e depois transferido para a Central de Flagrantes do Complexo Penitenciário de Mata Escura. Entre as obras roubadas havia revistas de mangá (histórias em quadrinhos japonesas) como Watchmen, Rurouni Kenshin, Demolidor e Novos X-Men. Alex pagou fiança e foi liberado. O caso movimentou as redes sociais e gerou dois debates interessantes: 1) qual o tipo de punição adequada para quem rouba livros? 2) Roubar livro, perante a lei, é menos crime que roubar outra coisa?

MAIS POEMA

Meus amigos nordestinos
Peguei caneta e papel
Li os versos da Zanny
Pra ter um rumo fiel
Porque eu estou mais fisgado
Do que peixe em espinhel
Com sentimento gaudério
Que acompanha o meu tropel
Eu gosto tanto dos versos
Quanto formiga de mel
Me acrescente nessa lista
Pretendo ser outro artista
Dos tais versos de cordel.

Texto citando a cordelista Zanny Adairalba publicado no Facebook do poeta gaudério Édison Eroquês Velho, que vai arriscar-se agora no mundo da literatura de cordel.


CURSOS DE IDIOMAS

O Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Roraima recebe até quinta-feira (28.02) as matrículas para alunos novatos e veteranos nos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Português para Estrangeiros e Mandarim. Veja o edital com valores e horários no site www.nucele.ufrr.br.



SOBRE TURISMO



O professor Ismar Borges de Lima e ex-alunos do curso de Turismo da Universidade Estadual de Roraima lançaram semana passada, em Caracaraí, o livro 'Abordagens Turísticas na Amazônia: Compêndio Monográfico sobre o Turismo em Roraima'. 

 

A obra possui abordagens e contribuições inéditas com foco na problemática e complexidade do desenvolvimento do turismo em nível municipal. Além de Ismar, participaram da redação Maria Nogueira, Ornilda Santiago, Renato Lima, Nilceia Canavarro, Josinete Assis e Eliane Inácio. A versão digital para leitura e download do livro está disponível no link http://bit.ly/1jgSvx0



MAIS LIVROS DE TURISMO

Está previsto para o primeiro semestre de 2014 o lançamento do livro ‘O Contexto, Desafios e Possibilidades para o Turismo na Amazônia Setentrional’, com foco em Roraima, produzido por pesquisadores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e UERR, entre outros. Já a obra ‘Gestão Territorial e Etnodesenvolvimento na Amazônia e no Cerrado’ está sendo produzida conjuntamente pelos professores da UERR, UFG, UFRR e IFRR.



REDAÇÃO PREMIADA

Qual a importância da Previdência Social para o seu futuro?


A Previdência Social é um rio,
Com grande manancial,
Que lava as enfermidades e os descasos,
Promovendo, na velhice, a justiça social.


Rio com margens protegidas,
Protegidas e protegendo o operário no futuro
Assegurando esperança no envelhecimento
Para que os cabelos brancos não fiquem no escuro.

Rio de corrente mansas
Para não provocar erosão
Aconchegando a invalidez e a velhice
Num processo de inclusão.

Com cachoeiras refrigeradas
Numa paisagem sem igual
Refrigerando o trabalhador cansado
Em melhor estrutura social.

E no barco deste rio,
A previdência social é uma âncora,
Que assegura a dignidade
Para um futuro de esperança.

Poema de Izael da Silva Costa Rosa, aluno do 2° ano do ensino médio da escola estadual Tancredo Neves. 

O texto conquistou o 1° lugar da Região Norte no concurso de Redação promovido pela Previdência Social em 2013. Na classificação geral, ficou em 7° lugar.

        















MÁFIA NAS ESCOLAS



A cooperativa de poetas Máfia do Verso, responsável em 2013 pelo lançamento dos livros de Roberto Mibielli, Elimacuxi e Sony Ferseck, está à disposição das escolas que tenham interesse em promover ações de discussão sobre a poesia de Roraima com a presença de escritores locais. Fica a dica boa que só para gestores e professores: convidem essa turma, que vale muito a pena. É só escrever para mafiadoverso@gmail.com.

ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA

A UERR recebe até o dia 10 de março as inscrições no curso de especialização em Economia, Cultura e Desenvolvimento. São ofertadas 40 vagas e podem participar pessoas que tenham graduação ou que estejam no último semestre, em qualquer área de formação. Saiba como ser um especialista em cultura no link http://bit.ly/1eWOs8T.


JUREMA NO MUNDO



Olha os registros fotográficos de Jéssica Costa no lançamento da HQ Turma da Jurema, criada pelo adolescente Armando Vitor. O evento foi apoiado e organizado por Antônio Bentes, dono da livraria Saber, e Manoel Vilas Boas, do coletivo Canoa Cultural. Se você não comprou ainda mas está interessado, dá um pulo na Saber ou faz teu pedido em www.facebook.com/armando.vitor.oficial ou pelo e-mail: armando_vitor1@hotmail.com. 




OLHARES

A revista Olhares Amazônicos está recebendo artigos para os próximos volumes com temática livre e resenhas. A publicação semestral da UFRR é multidisciplinar e visa divulgar trabalhos científicos de relevância na área do conhecimento das Ciências Humanas sobre países da Pan-Amazônia.  Saiba mais acessando a página Publicações no link http://ufrr.br/nupepa.


GRUPO DE LEITURA

O Departamento de Economia do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas da UFRR iniciará no dia 20 de março as atividades de grupo de leitura referente às obras do economista Celso Furtado. Para a primeira sessão, a obra escolhida foi "Formação Econômica do Brasil". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário