sábado, 15 de março de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 88, de 15.03.14

PRÓLOGO

Numa vibe solidária, hoje chegamos divulgando eventos não literários mas com a pegada humanística que todos devemos ter. É que eu acredito nisso de ajudar os outros para que a felicidade se espalhe e o mundo fique mais bonito. No mais, um beijo enorme para todo e, principalmente, para todas.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


CONCURSO NA FBN

A Fundação Biblioteca Nacional deve anunciar nos próximos dias um concurso público ofertando 40 vagas de nível superior, sendo 20 para o cargo de bibliotecário e 20 para técnico em documentação. A remuneração inicial é de aproximadamente R$ 4.200 para as duas carreiras, ambas com lotação somente para o Rio de Janeiro. Se você quer ir morar no RJ, quem sabe está não é a primeira etapa?


PARTICIPE DA RIFA DO JAIRZINHO



 O professor de Letras Jarzinho Rabelo promove hoje uma rifa que vai arrecadar recursos para garantir o seu tratamento médico. Chega lá e arrisca a sorte. Quem sabe você ganha?


BIBLIOTECÁRIOS SEM FRONTEIRAS




Dia 12 se comemorou o Dia do Bibliotecário. Parabenizando estes profissionais, deixo a dica digital da semana: o blog Bibliotecários Sem Fronteiras, criado em 2002 para divulgar, compartilhar, conversar e debater assuntos relacionados a biblioteconomia e bibliotecas. Para conferir, acessa http://bsf.org.br/.


SARAU DA SABER

Rolou ontem à noite um sarau que a livraria Saber organizou para celebrar o Dia Nacional da Poesia. Escritores, amantes de literatura e gente curiosa lotou a livraria para compartilhar literatura. A todos, parabéns. Sexta que vem, 21, será comemorado o Dia Internacional da Poesia. Ou seja, é mais um dia para beber versos.


CONTO

Encontro Inconcluso

Naquela noite, secou os cabelos. Estava ansiosa para a saída. O horário se aproximava. Pensou que estava tarde. Pode ser que ao chegar atrasada, houvesse um pouco de charme. Ficou perambulando pelo quarto, incansável. Os nervos à flor da pele. Armário bagunçado, roupas no chão: “– Nada para vestir!”. Aquela raiva e desespero que bateu. Olhou diante do espelho e a reação não foi das melhores. Achou que deveria ir assim mesmo. Fechou a porta do quarto, saiu, agiu normalmente, mesmo que não se sentisse tão normal assim. Foi até à entrada, e esbarrou no porteiro. O ponteiro indicava 21h, olhou para fora e procurou seu lugar confortável. Observou da janela o outro lado da rua.

Nesse momento, alguém passava. Sempre distraído, voltava do trabalho. Cansado. Muito cansado. A roupa estava molhada, porque um carro ao virar a esquina bruscamente jogou-lhe água. Estava zangado também. Não parecia muito preocupado com as pessoas ao redor. Olhou para os lados, era momento de atravessar a rua. Na janela, ela estava olhando fixamente, não perdia um segundo dos movimentos dele. Ele ao colocar o pé esquerdo na faixa, um carro quase para em cima. Saltou para o lado um pouco, gritou, xingou. Todos olharam. Tudo voltou ao normal. Passou em frente à janela dela. O encontro parecia ter um início tenso. Era chegado o momento: Ele passou em frente à vitrine de doces, parou e ficou olhando. A janela dela ficava uns centímetros adiante. Ele olhou para ela, mas não a viu. Ela se sentiu lisonjeada pela troca de olhares de 3 segundos. Aguardou isso o dia inteiro nessa expectativa. Ele foi embora, e ela ficou sentindo um frio na espinha. Resultado disso: Ela havia errado na escolha do batom.


Conto de Ana Fabyely Kams.


#LevantaJones


Hoje tem rock beneficente na beira do rio Branco. Nove bandas fazem um show para captação de recursos que ajudem a bancar o tratamento do roqueiro João Souza,  atropelado ano passado enquanto fazia um passeio de motocicleta na BR 174. Chega lá, curte um bom som e fecha de boa o teu sábado solidário.


 OLIMPÍADA



Estão abertas as inscrições na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nesta edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Saiba mais em www.escrevendoofuturo.org.br.


LONA POÉTICA

O Coletivo Arteliteratura Caimbé iniciou semana passada as suas atividades em 2014. A primeira ação foi a ocupação Lona Poética, com um sarau às margens do igarapé Mirandinha. Cerca de 30 pessoas participaram. Veja algumas fotos:


Atriz Marisa Bezerra

Felipe Thiago

Rodrigo Mebs, Adília Quintelas e Clhoé Bourgy

Zanny Adairalba (de vermelho) e Ádria Santos (de branco)

Elimacuxi, Bárbara Cabral e as gêmeas



Confira um vídeo produzido pela turma no evento:





SIMPÓSIO

O Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR realiza de terça a sexta-feira (18 a 21.03) o III Simpósio de Estudos de Linguagem e Cultura Regional: Regionalismo e Interdisciplinaridades. As inscrições podem ser feitas até 18.03. Mesas redondas, conferências e defesas de dissertação da terceira turma do mestrado fazem parte da programação, que você pode conferir aí a seguir. Outras informações: http://ufrr.br/ppgl/, ppgl@ufrr.br ou 3621-3124.

PROGRAMAÇÃO: 

18/03/201 – TERÇA-FEIRA

15h às 17h30 – Credenciamento

17h – Lançamento do Livro Do II Simpósio Internacional de Estudos de Linguagem e Cultura Regional: problematizando fronteiras.

18h às 20h – Conferência de abertura: Fronteira, Regionalismo E Interdisciplinaridade, com o Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho (UNB).
Prof. Coord.: Prof.ª Dra. Déborah de Brito A. P. Freitas(UFRR).
Local: Auditório Alexandre Borges

19/03/2014 – QUARTA-FEIRA

15h30 às 17h30
MESA REDONDA 1: Arte, Filosofia e Literatura
Prof. Dr. Augusto César Luitgards Moura Filho (UNB)
Prof. Dr. Roberto Carlos de Andrade (UFRR)
Prof.ª Dr.ª Sônia da Silva Purceno de Andrade (UFRR)
Coord.: Prof. Dr. Roberto Mibielli (UFRR)
Local: Auditório do PRONAT


18h às 20h
MESA REDONDA 2: Poéticas do Agora: do regional ao universal
Dr. José Luiz Jobim Salles da Fonseca (UERJ)
Dr. Roberto Mibielli (UFRR)
Dr. Devair Antônio Fiorotti (UERR)
Coord.: Dr. Fábio Almeida de Carvalho (UFRR)
Local: Auditório do PRONAT


20/03/2014 – QUINTA-FEIRA

15h30 às 17h30
MESA REDONDA 3: Análise do discurso no contexto contemporâneo: desafios
Prof.ª Dr.ª Bethânia Sampaio Corrêa Mariani (UFF)
Prof.ª Dr.ª Luiza Kátia Andrade Castello Branco (IUPERJ)
Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Pereira Leal (UFRR)
Coord.: Prof.ª Dr.ª Paulina de Lira Carneiro (UFRR)
Local: Auditório Alexandre Borges

18h às 20h
Mesa redonda 4: O léxico como vetor interdisciplinar
Prof.ª Dr.ª Aparecida Negri Isquerdo (UFMS)
Prof.ª Dr.ª Alessandra de Sousa Santos (UERR)
Prof.ª Dr.ª Maria Odileiz Sousa Cruz (UFRR)
Coord.: Prof. Dr. Reginaldo Gomes de Oliveira (UFRR)
Local: Auditório Alexandre Borges


21/03/2014 SEXTA-FEIRA

16h às 17h30
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
Local: A definir

18h às 20h
Conferência de encerramento: Narrativa latino americana, tendências e incorporações
Dr.ª Lívia Maria de Freitas Reis Teixeira (UFF)
Prof.ª Coord.: Prof.ª Dr.ª Maria Helena Valentim Duca Oyama (UFRR)
Local: Auditório Alexandre Borges


O PPGL também convida a comunidade acadêmica para prestigiar as defesas das dissertações da terceira turma de alunos do Mestrado em Letras. Para conferir as datas, horários, locais, temas, bancas e mestrandos, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário