sábado, 10 de maio de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 95, de 10.05.14

PRÓLOGO

Salve, gente bonita!

Chegamos gloriosamente (cof cof cof) à edição # 95 da nossa, da sua, da de todos, coluna Rede Literária. Ou seja, estamos a cinco publicações de fechar 100 semanas nessa vibe de trazer informações culturais para você. Então, se quiser pagar uma bebida para celebrar ou apenas falar de literatura, estamos aí.
 
Beijos comemorativos,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

POEMA VISUAL



Poema visual 'Me dê Cifra ou te Devoro', de Tchello d´Barros.

CONCURSO LITERÁRIO

 Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso
Informações:
a) Concurso de Contos
b) Inscrição por e-mail
c) Prazo: 10 de Junho de 2014
d) Regulamento: http://bit.ly/vicentecardoso2014

SARAU



Para aproveitar o que ainda resta de verão, o Coletivo Arteliteratura Caimbé promove neste sábado (10) mais uma edição do Sarau da Lona Poética, desta vez relembrando a obra do poeta Mario Quintana, que completou vinte anos de falecido no dia cinco. O encontro de poesia mais intimista da cidade começará às 18h, na praça do Centro Cívico. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar. Para ver vídeos e fotos de outros saraus organizados pelo Coletivo Caimbé, acesse www.caimbe.blogspot.com.br.


POEMAS DO MARIO

Tic-tac

Esse tic-tac dos relógios
é a máquina de costura do Tempo
a fabricar mortalhas.
…....................

Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Duas pequenas obras de Mario Quintana para aquecer os motores antes do sarau.


REVISTA

A revista Samizdat recebe o ano inteiro originais para publicação. Acessa e, se te interessar, manda o teu texto literário (conto, crônica, poesia, microconto)  ou teórico (artigo de teoria literária, resenha de livros, ou entrevista, além de traduções).


EMPILHANDO

 O norte-americano Mike Stilkey cria esculturas a partir de livros empilhados e lombadas e capas pintadas à mão. Para ver outras obras dele e se inspirar, acesse www.mikestilkey.com.


PROFICIÊNCIA
A Universidade Estadual de Roraima está com inscrições abertas para o seu exame de proficiência em Espanhol e Inglês. As inscrições podem ser feitas até este domingo (11 de maio), no site www.uerr.edu.br/concurso, área do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.


BIOGRAFIAS

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 6 o Projeto de Lei 393/11, que permite a publicação de biografias de personalidades públicas sem necessidade de autorização do biografado ou de seus descendentes. A matéria, que altera o Código Civil (Lei 10.406/02), deve ser votada ainda pelo Senado.  Para o autor do projeto,  deputado Newton Lima (PT-SP) o texto aprovado repara um equívoco no Código Civil, que permitia a censura prévia no Brasil nesses casos.


BIOGRAFIAS II

De acordo com o texto aprovado, a ausência de autorização não impedirá a divulgação de imagens, escritos e informações com finalidade biográfica de pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade.


FILMES VAZIOS



O Sebo Museu Do Livro lançou uma campanha defendendo a afirmação de que nenhuma adaptação cinematográfica supera o livro que a inspirou. Nas peças, as obras aparecem com cortes que representam a versão em DVD. O que sobra é o que foi perdido.

PARA AS MÃES


Com essa tira da Mafalda, deixo aí minha homenagem a todas as mulheres de Roraima que dividem sua poesia com os filhos e amigos. Beijo enorme e todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário