sábado, 14 de junho de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 100, de 14.06.14

PRÓLOGO

E em ritmo de futebol, ziriguidum e balacobaco chegamos à centésima edição da minha, da sua, da nossa coluna semanal Rede Literária. Não que isso signifique alguma mudança financeira ou social mínima ou fantástica na minha, na sua, na nossa vida, mas, enfim, aproveita aí.

Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

COMICS FÃS RR







Olha a boa deste sábado: das 16h às 20h será realizada a primeira edição da Comics Fãs RR, encontro de colecionadores de HQs, actions figures e miniaturas. Será no Espaço de Cultura e Arte União Operária, avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro de Boa Vista.  Com ingresso gratuito e aberto a todas as idades, o evento vai comemorar os 75 anos de criação do super-herói Batman com uma exposição de capas de suas histórias mais destacadas e uma mostra de curtas sobre o personagem.

 PROGRAMAÇÃO NERD



Vinte colecionadores vão expor HQs nacionais e internacionais, miniaturas e actions figures.  Além disso, haverá sessão de games e kinect e uma oficina de escultura pop com Junior Magalhães, do Heroiclay Studio, tudo ofertado gratuitamente.  A partir das 16h o evento já poderá ser visitado. A oficina de escultura pop vai acontecer entre 17h e 18h, com inscrições até 10 minutos antes de começar. A mostra de curtas começa às 18h30. O encontro está sendo organizado pelo RR Clube HQ e o Coletivo Arteliteratura Caimbé, com apoio da Universidade Federal de Roraima e do Sesc Roraima.

QUADRINHOS

Coisas que aprendi com filme americanos’, do site Quadrinhos Ácidos.

EDITAL PARA PROFESSORES

O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) lançaram edital para selecionar 30 professores de espanhol do Brasil e manda-los à Colômbia com tudo pago e mais uma graninha para fazer um curso de capacitação presencial de 120 horas sobre Pedagogia e Didática de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Interessado? Baixa o edital no site http://ufrr.br/crint/.


CONCURSO LITERÁRIO

Concurso da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande
Informações:
a) Seleção de Contos, Crônicas e Poesias
b) Envio por e-mail
c) Premiação: Publicação em coletânea.
d) Prazo: 30 de junho de 2014.
e) Regulamento:www.casadopoetapg.com.br.


ACORDO FOTOGRÁFICO

Acompanhe no blog www.acordofotografico.blogspot.com.br as impressões de uma viajante que fotografa e conversa com leitores em todos os países que visita.

CONVENÇÃO

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) realizará entre 18 e 20 de agosto a 24ª Convenção Nacional de Livrarias. O evento acontecerá em Itapecerica da Serra (SP).

CAPA DE PELE

Cientistas da Universidade de Harvard divulgaram que a biblioteca da instituição possui um exemplar do livro "Des destinées de l'ame" ("Os destinos da alma"), do escritor francês Arsène Houssaye, encadernado com pele humana.  A prática de proteger os livros assim estendeu-se do século XVI ao século XIX.

FERNANDO PESSOA

No dia 13 de junho de 1888 nasceu o poeta português Fernando Pessoa.  Com a ilustração de Constança Lucas e um trecho do poema Santo Antonio, a coluna homenageia o escritor:

SANTO ANTÓNIO

Nasci exactamente no teu dia —
Treze de Junho, quente de alegria,
Citadino, bucólico e humano,
Onde até esses cravos de papel
Que têm uma bandeira em pé quebrado
Sabem rir…
Santo dia profano
Cuja luz sabe a mel
Sobre o chão de bom vinho derramado!

Santo António, és portanto
O meu santo,
Se bem que nunca me pegasses
Teu franciscano sentir,
Católico, apostólico e romano.
 (Fernando Pessoa)

DIAS DE ESCRITOR

No dia 25 de julho comemora-se, no Brasil, o Dia do Escritor. Já os vizinhos argentinos celebraram a data ontem, 13 de junho, lembrando o nascimento do poeta Leopoldo Lugones em 1874. Após suicidar-se, a Sociedade Argentina de Escritores estabeleceu a data de seu natalício como o dia de quem escreve livros para vocês.

NAS ESTRELAS

O livro ‘A culpa é das estrelas’ (Intrínseca) já vendeu 345.169 exemplares neste ano,  quase o dobro do segundo lugar,  ‘Destrua esse diário’ (também da Intrínseca), com 184.529 cópias comercializadas.

DIA DOS NAMORADOS


Humor em tempos de romance

Nenhum comentário:

Postar um comentário