sábado, 1 de novembro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 118, de 01.11.14

PRÓLOGO

Oi, povo lindo!
Espero que a semana tenha sido literariamente bonita e que no Dia Nacional do Livro, comemorado na quarta passada, tenham lido alguma coisa.  Nesta edição, trazemos fotos de um sarau que rolou semana passada na praça do igarapé Mirandinha.
Beijos,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.comSiga no twitter: @borgesedgar

MENINA LEITORA



Giullia Bezerra da Costa, 8, foi eleita "Leitora do Ano" da Biblioteca do Centro de Educação Sesc, onde estuda a 3ª Série do Ensino Fundamental. Na foto, segura o livro que ganhou como prêmio. Giullia é filha do jornalista Gilvan Costa e da enfermeira Liliana Bezerra.












DAMURIDA

A comunidade indígena Malacacheta realizará de quarta até sábado (5 a 8) a nona edição da Festa da Damurida, a mais deliciosa das comidas indígenas a base de pimenta. Haverá competições indígenas e esportivas, apresentações culturais, feira de artesanato e produtos agrícolas e, a principal atração da festa, o concurso da melhor damurida. A comunidade fica localizada no município de Cantá, região Serra da Lua, a 37 km de Boa Vista.

SARAU ESCOLAR

Os alunos da escola estadual Maria dos Prazeres Mota participam neste sábado da 5ª edição do Sarau Literário. Com o tema “M.P.M Canta, Dança e Interpreta Contos Infantis”, a intenção dos estudantes é resgatar a fantasia dos contos infantis interpretados de uma forma moderna e divertida. A programação começa às 19h no Centro de Tradições Gauchas (CTG), avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.


LANÇAMENTO

Rolou nesta sexta-feira à noite, no Espaço de Cultura e Arte União Operária/UFRR, o lançamento do livro de poemas e crônicas “Assim Sou Eu”, de Zilma Maria de Azevedo Nattdrot, que atuou como professora em Roraima por 27 anos. 


POSTAIS E LIVROS

Na Livraria Saber teve ontem o lançamento do livro “Áreas de Preservação Permanente urbana dos cursos d’água”, de Zedequias de Oliveira Júnior, e de uma série de postais de Jorge Macêdo com fotos do Monte Roraima. Semana que vem viremos com as fotos do evento.

INFINITOS

O jornal El Pais publicou semana passada uma lista com os livros que, supostamente, muito poucos conseguem terminar e os motivos de serem tão difíceis de ler.  Se alguém discordar, é só mandar e-mail que publico a justificativa. Vai a lista para conhecimento geral: O Arco-Íris da Gravidade, de Thomas Pynchon ;Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski; Guerra e Paz, de Leon Tolstói; Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristram Shandy, de Laurence Sterne; A Divina Comédia, de Dante; Moby Dick, de Herman Melville; Paradiso, de José Lezama Lima; As Aventuras do Bom Soldado Svejk, de Jaroslav Hasek / Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes; e A Piada Infinita, de David Forster Wallace.

INGLÊS DE GRAÇA

A UFRR oferta para alunos do ensino médio 30 vagas gratuitas no curso “Noções básicas de língua inglesa”. As aulas acontecerão entre 4.11 e 2.12. As pré-inscrições devem ser feitas até 3/11, enviando mensagem para nucele@ufrr.br com os seguintes dados: nome completo e RG, data de nascimento; endereço residencial, telefones de contato, escola onde estuda e ano que cursa.

REGGAE NA FRONTEIRA

Quem conseguiu fugir de Boa Vista neste final de semana poderá aproveitar o 4° ReggaeRock Festival, evento que rola na Mutantes Quilombo House, Pacaraima, fronteira com a Venezuela.  A partir das 19h haverá shows gratuitos com as bandas Bolívar Bluez (da Venezuela), RegioJazz,  Geração Roots e Mike Guybraz, Raul Seixas Cover e a Banda Metamorphose.


POESIA DE JACINTA SANTOS

Lençóis de cetim

O quarto não era de um motel luxuoso,
A decoração rústica e simples...
Seu amado sorria sem jeito,
Sabia que não estava oferecendo coisa boa.
Mas estar com ele era seu sonho dourado...
Entre beijos e abraços, a presença da pressa...
Frustação!
Não teve amor, foi tudo uma questão de saciar o macho...
Peito sangrando! Dor! Desilusão!
Não existia um príncipe, aliás, príncipes nunca existiram.
Recolheu sua dor, guardou seu amor...
E viu o gosto de seus beijos ser lavado na boca dele
Por uma tragada e outra de cigarro.


 SARAU NO MIRANDINHA

O Coletivo Arteliteratura Caimbé realizou na praça do igarapé Mirandinha a edição mensal de seu Sarau da Lona Poética. Crianças, jovens e adultos participaram do encontro, que teve distribuição de doces, música e muita poesia. Confere algumas fotos e, se ficar com curiosidade, vai ver mais no blog www.caimbe.blogspot.com.br.

 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário