quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Coluna Rede Literária, edição # 17, de 6 de outubro de 2012

PRÓLOGO
Amanhã serão escolhidos os novos poderosos municipais. Para eles, uma observação: Boa Vista precisa de dirigentes e parlamentares que estejam antenados com a mudança dos paradigmas nas políticas culturais. O município não pode mais ficar apenas fazendo festas e fingindo que desenvolve ações para firmar a cultura. Precisa de iniciativas sérias que estimulem o setor criativo. Nós, que fazemos arte e cultura, geramos renda. O restante do Brasil já está sabendo. Falta o povo daqui ter ciência disso.

Edgar Borges
www.culturaderoraima.blogspot.com.br
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar

VISUAL

Obra do cordelista e ilustrador roraimense Bach, que nesta quarta (10) completa mais um ano de muita arte. Daqui, um abração.

FEIRA
A XXII Feira de Livros do Sesc Roraima terá convidados especiais este ano. Um deles é o poeta/ator carioca João Pedro Fagerlande, que fará uma apresentação de poesia falada (com textos de vários autores nacionais e estrangeiros), uma oficina (escrita + declamação + análise de poemas), lançamento de livro e participação em mesa redonda. A feira será realizada de 22 a 26 de outubro, no ginásio do Sesc Mecejana, com o tema "Literatura e sociedade".

AUTÓGRAFOS

A livraria Saber faz hoje, às 10h,  uma sessão de autógrafos dos livros de microcontos Sem Grandes Delongas, escrito por este que assina a coluna todo sábado, e de poemas Repoetizando, de autoria de Zanny Adairalba, essa moça da foto. Chegue lá, compre as obras e participe da programação cultural que celebra os três anos de atividades da empresa. É na avenida Ville Roy.

PUBLICAÇÃO
A Fundação Biblioteca Nacional encerra dia 15/10 as inscrições no edital que apoia a publicação de autores brasileiros nos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Serão contempladas propostas de editoras estrangeiras para publicar e distribuir, em formato impresso ou digital, obras de literatura e de humanidades já lançadas em português no Brasil. Cada projeto poderá receber uma bolsa de, no máximo, US$ 6 mil. As inscrições são gratuitas, através do email programacplp@bn.br. O edital pode ser consultado no portal www.bn.br.

BIBLIOTECAS PARA TODOS
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3727/12, que inclui entre os princípios do ensino, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), a presença de pelo menos uma biblioteca pública em cada município brasileiro. Pela proposta do deputado Jose Stédile (PSB-RS), será obrigatório um acervo de no mínimo um título para cada habitante do município. o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

NA ESTRADA


O poeta Eroquês Gaudério e sua filha Giovana Krystine viajam esta semana para Porto Velho (RO), onde farão declamações no Festival Gaúcho da Amazônia Ocidental. Eroquês vai defender o título de bicampeão (2010 e 2011) na categoria veterano e Giovana vai disputar a categoria mirim, na qual ficou em segundo lugar no ano passado. O Fegamo acontece entre 12 e 14.


COLAÇÃO

Nesta quarta (10) cola grau mais uma turma da UERR do curso de licenciatura em Letras - habilitação em Literatura. A cerimônia será no auditório do campus Boa Vista, às 19h30. Entre os formandos está Leonor Soares Cravo, que bateu 10 com o seu TCC sobre narrativas orais indígenas.


CONCURSOS LITERÁRIOS
 XI Prêmio Literário Livraria Asabeça
a) Concurso de Livros Inéditos (Contos ou Poesias)
b) Inscrições até 15.10
c) Cada autor pode participar com apenas uma obra - em apenas um dos gêneros
d0 Premiação: publicação da Obra pela Scortecci Editora (50 exemplares para o autor)
Edital completo

GINCANA LITERÁRIA

A Escola Estadual Conceição Costa e Silva, do bairro Senador Hélio Campos, promoveu ontem uma Gincana Literária, como parte das atividades do Projeto “Leitura, o Coração do Saber”, desenvolvido desde 2006. A premiação para a turma vencedora foi uma sessão de cinema no CineSesc Digital e livros para o acervo. As atividades continuam na segunda (8) com o “Momento de leitura no pátio”. Terça será dia dos alunos, professores e funcionários trocarem livros com seus colegas.

INTERCÂMBIO

Docentes que atuam em sala de aula com a disciplina de Língua Inglesa podem inscrever-se até 15.10 em um programa de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. Serão ofertadas 20 vagas para Roraima. A promoção é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e o Brasil (Comissão Fulbright). Mais no site www.fulbrigth.org.br.

SEMANA DA LEITURA

De segunda até quinta, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) promove a II Semana da Leitura, com blitz educativa, visita a abrigos infantis, contação de histórias no Palácio da Cultura e oficinas de arte.


VIDAS SECAS



Na escola estadual General Penha Brasil, os professores Lysne Lima e José Vilson Martins realizaram o projeto "Releitura de Vidas Secas", inspirado na obra de Graciliano Ramos, e produziram um vídeo sobre o livro com os alunos de sétima série Ana Luiza Lacerda, Ianca Gabrielly e Cássio Ribeiro.