segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 55, de 08.07.13


PRÓLOGO

Coluna para vocês, que gostam de notícias sobre o mundo da literatura. Bom proveito.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
www.twitter.com/borgesedgar

VISUAL



 Obra “inspouration”, do belga Sven Staelens.

CONCURSO LITERÁRIO

Prêmio SESC-DF Rubem Braga

Informações:
a) Concurso de Crônicas
b) Prêmio em dinheiro
c) 15 selecionados para coletânea
d) Passagens e hospedagem para os três finalistas
e) Prazo: 31 de Julho de 2013
f) Edital: http://migre.me/fkEin



JORNADA


Durante a primeira Jornada Literária de Rorainópolis, realizada pelo projeto Literart, que integra a rede de pontos de cultura do estado, foi lançada uma coletânea de contos e de poesias produzidos por alunos da rede pública de ensino e integrantes da Academia de Letras do Brasil/Rorainópolis. Na foto, o escritor Zezé Maku e o conselheiro estadual de cultura Júlio Barbosa exibem exemplares do livro.





DOAÇÃO

As câmaras municipais do Interior de Roraima estão recebendo da Assembleia Legislatitiva de Roraima kits com livros técnicos e apostilas cedidas pelo Senado Federal.


FRANCÊS



Uma parceria entre os governos do Brasil e da França colocou no ar o site http://francoclic.mec.gov.br/  com o objetivo de ensinar o idioma francês gratuitamente. As aulas são para quem nunca teve contato com a língua e para estudantes iniciados. Há lições em texto, vídeos didáticos e exercícios, além de informações sobre a cultura francesa.





FALECIMENTO

A coluna registra com pesar o falecimento em Boa Vista, na última quinta (5), do advogado e escritor Natanael Gonçalves Vieira, integrante da Academia Roraimense de Letras.  O corpo foi sepultado no Rio de Janeiro. O também poeta e imortal Walber Aguiar publicou em uma rede social o seguinte poema-homenagem:

Vai meu irmão
encontrar com o Dorval
procurar rastros visíveis
nesse chão celestial
vai confrade, caminhando
pro Liceu do infinito
distribuir letras
e versos
nesse universo bonito
vai
homem das causas
da justiça e do direito
que nesse mundo perverso
nenhum de nós é perfeito
vai
por fim, Natanael
encontrar com el- shaddai
entra nesse gozo eterno
onde mana leite e mel
nas moradas de teu Pai
vai
e deixa lembrança
a grande dor da saudade
saiba que a mim,
pelo menos,
ensinou felicidade..
vai
entra serenamente
do outro lado do véu
Deus estendendo seus braços
ao simples Natanael...


BRAILLE


Acordo firmado  no dia 28 de junho permitirá que obras em braille ou áudio book possam ser distribuídas e publicadas sem o pagamento de direitos autorais. O Tratado de Marrakech foi resultado de negociação entre 185 países membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que enviaram seus representantes à Conferência Diplomática para Pessoas com Deficiência Visual, em Marrakech, no Marrocos.  O lançamento da proposta de tratado foi feito pelo Brasil em conjunto com o Equador e Paraguai, em 2009. Agora, para que o acordo entre em vigor, 20 assinaturas precisam ser ratificadas em seus próprios países.




DIGITALIZAÇÃO


Acesse o link http://migre.me/fkCIO para ler uma matéria que mostra um pouco dos bastidores da digitalização de uma biblioteca de raridades, especificamente a  Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, criada em 2005. (Foto: Marcos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário