segunda-feira, 22 de julho de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 57, de 22.07.13

PRÓLOGO

Gente, taí a coluna desta semana, cheia de novidades e boas dicas, acho. Espero que aproveitem. Beijos e participem das mobilizações culturais desta semana. Lembrem-se: cobrar políticas culturais deve ser uma prioridade da sociedade civil organizada. Basta da  política do balcão, do apadrinhamento, do favorecimento. Isso até agora não levou a coletividade a lugar nenhum e não levará jamais. Precisamos subir a um novo patamar e para isso a participação de todos é fundamental.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
www.twitter.com/borgesedgar


VISUAL



Poesia visual “Prazeres”, da artista plástica Constança Lucas. Bem mais dela em www.postaiscompoemasvisuais.blogspot.com.br.

DIA DO ESCRITOR

Na próxima quinta-feira (25) comemora-se o Dia do Escritor. Homenageie esta turma comprando livros de autores roraimenses. Com isso você estará estimulando-nos a continuar produzindo obras para a sua turma, a dos leitores.

PRÊMIO

Compartilho com os leitores da coluna uma boa notícia pessoal: o meu microconto Trampo foi selecionado no 3º Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba (SP) e será publicado numa antologia editada pela prefeitura daquela cidade. A proposta era fechar uma história em 140 caracteres, o espaço de um tweet. Para vocês, o texto:
 

TRAMPO 
Feito com amor, tudo é melhor, disse a chefe.
 A partir daí  comecei a amá-la sempre que podia.
Já o trabalho, continuei detestando.

CODECON

A Revista Informativa do Cadecon (Centro de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Roraima) recebe até 5 de agosto artigos ou resenhas para a segunda edição, prevista para setembro. O conteúdo está voltado aos acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Contabilidade, Economia e Secretariado Executivo. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo digital e duas cópias em formato impresso contendo no máximo quatro mil caracteres. Saiba mais no site www.ufrr.rr/cadecon.


PRÉ-CONFERÊNCIA

A prefeitura de Boa Vista realiza no próximo sábado (27) um encontrão com artistas, gestores e produtores de todas as áreas culturais. A Pré-conferência de Cultura será feita no Espaço Multicultural da Orla Taumanan, das 8h às 18h, e servirá como preparação para a 2 ª Conferência Municipal de Cultura, marcada para os dias 1 e 3 de agosto. A ministra da Cultura Marta Suplicy deve participar da abertura, adiantada em um dia para coincidir com o lançamento de um programa de incentivo a projetos da área.

DEBATE
A pré-conferência vai reunir em um só dia todos os segmentos que vão participar da Conferência. A programação será dividida em palestras que vão apresentar os quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento. É importante que as pessoas que trabalhem com literatura, livro, leitura e bibliotecas participem.

AVALIAÇÃO
Outra proposta da pré-conferência será analisar quais propostas aprovadas na conferência municipal de cultura, feita em 2009, foram executadas pelo município. Quem tiver curiosidade de saber o que foi aprovada naquele ano pode acessar o blog www.conferenciabv.wordpress.com para ler o material. Mais informações sobre a Conferência Municipal de Cultura podem ser obtidas pelo e-mail cultura@boavista.rr.gov.br ou pelo telefone 3621 3976.


DRAGÃO

Crânio de dragão colocado em uma praia para divulgar a série de TV Game of Thrones, baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, escritos por George R. R. Martin.


EXPONDO E CANTANDODias 22 e 23 de agosto acontece o evento Expondo e Encantando, agendado na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi  para divulgar os projetos de leitura que são desenvolvidos nas instituições de ensino estaduais. A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), por meio do Programa Caminhada Literária, que busca incentivar o ato de ler entre os estudantes da rede pública de ensino. As escolas interessadas devem inscrever seus trabalhos entre 1 a 10 de agosto, na sede do Programa, no Centro Maria da Glória, na Avenida Santos Dumont, 1.917, São Francisco.

FÓRUM

Sábado passado foi realizada a segunda reunião do Fórum de Literatura, Livro e Leitura de Roraima. A mobilização nasceu via Coletivo Arteliteratura Caimbé, se espalhou e reúne participantes dos segmentos criativo, produtivo e criativo. O propósito é discutir propostas de políticas públicas para o setor e apresentá-las aos governos municipais e estadual.

INFANTIL
O escritor roraimense Clotilho Filgueiras acaba de assumir a chefia do selo infantil Floresta das Letrinhas, da Editora Biografia.  Voltado só para literatura infantil com temática da Amazônia, o selo já está recebendo propostas. Mande a sua para clotilhofilgueiras@hotmail.com.

DICA


Do site http://mentirinhas.com.br, lições de como fazer uma tirinha.


SEMANA DE LETRAS


Interessados em propor minicursos e oficinas para a XI Semana de Letras da UFRR têm até 31 de julho para isso. As fichas devem ser solicitadas pelo e-mail: xisemanadeletrasufrr@gmail.com. O tema do evento, que ocorrerá entre 8 e 11 de outubro no campus Paricarana, será “Movimento Afro-Brasileiro: “Caçando pouso em um Brasil com História e dignidade Nacional”.

 

MAIS SEMANAConfira as datas das demais inscrições: monitorias: até 28 de julho. Apresentação de trabalhos (banners e comunicação oral): até 30 de agosto. Ouvintes: 8 de agosto a 8 de outubro. Local: sala da Comissão Organizadora da XI Semana de Letras – CCLA (Bloco I), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações: xisemanadeletrasufrr@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário