segunda-feira, 15 de julho de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 56, de 15.07.13

PRÓLOGO

Taí, para quem sente e não sente falta, mais uma edição da coluna Rede Literária. Boa semana e lembre-se: se quiser contribuir com críticas e informações, é só mandar um email para culturaderoraima@gmail.com.

Edgar Borges
www.twitter.com/borgesedgar

CONCURSO LITERÁRIO

 
Prêmio Paraná de Literatura 2013

Informações:

a) Concurso de Livros Inéditos / Contos, Romances e Poesias

b) Premiação:R$ 40 mil e publicação da obra pela BPP

c) Prazo: 31 de Julho de 2013

d) Edital e ficha de inscrição: http://migre.me/frscs


 
VISUAL



Poema visual Toni Prat. Para ver mais, acesse www.poemesvisuals.com

EDIÇÕES

 
A Funarte, autarquia ligada ao Ministério da Cultura, disponibiliza diversos títulos para download gratuito em seu site. Confira os títulos lançados pelas Edições Funarte no endereço www.funarte.gov.br/edicoes-on-line/.

NATALÍCIO



Na última sexta comemorou-se o natalício de Ricardo Neftalí Reyes Basoalto, mais conhecido como Pablo Neruda. O poeta nasceu no Chile em 12 de julho de 1904. Por conta disso, deixamos um poema de sua autoria para alegrar a semana:




Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,

Sê um arbusto no vale mas sê

O melhor arbusto à margem do regato.

Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.

Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva

E dá alegria a algum caminho.



Se não puderes ser uma estrada,

Sê apenas uma senda,

Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.

Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...

Mas sê o melhor no que quer que sejas.




FRANKFURT
 


De 9 a 13 de outubro será realizada a Feira do Livro de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil. A comissão organizadora divulgou o primeiro cartaz do evento, que traz um cachorro da raça teckel (ou dachshund) vestido a caráter para o Carnaval, acompanhado da frase “Esperando pelo Brasil” em alemão.
 Outros nove trabalhos foram premiados no concuros que seleciona os cartazes.


ORELHA
 

A rede social “Orelha de Livro” foi criada para ajudar os seus usuários a compartilhar no Facebook os seus livros preferidos. É possível montar uma biblioteca virtual com os livros que já se leu, se está lendo ou se pretende ler. Mais de 90 mil usuários já fazem parte da Orelha de Livro. Veja como é em www.orelhadelivro.com.br.

LEIA, SALVE


O anúncio da campanha espanhola  "Salva um livro. Lê um livro" que mostra o Pequeno Príncipe morto em meio a uma guerra recebeu o Leão de Ouro no festival de publicidade Cannes Lions International Festival of Creativity. O cartaz traz como texto “Quando você passa muito tempo na frente de um videogame de guerra não são só os seus inimigos que morrem”. Os outros dois cartazes da campanha trazem a baleia Moby Dick encalhada na praia do Lost e Dom Quixote morto pelas aves do jogo Angry Bird.


CONFERÊNCIA DE CULTURA
Prevista inicialmente para ser realizada nos dias 12 e 13 de julho, a conferência municipal de Cultura de Boa Vista foi adiada para 2 e 3 de agosto. Para saber o que o município realizou das propostas aprovadas na conferência realizada em 2010, acesse http://conferenciabv.wordpress.com/ e compare com a realidade.

REUNIÃO
 
Todas as pessoas que fazem parte das cadeias criativa, mediadora e produtiva do segmento Livro, Leitura e Literatura estão convidadas para uma reunião dia 20 de julho no Centro Multicultural da Orla Taumanan, das 10h às 12h. A intenção é discutir como participar da conferência municipal de cultura,  debater propostas que beneficiem o setor e amadurecer a ideia de um fórum que sirva como espaço de  discussão permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário