sábado, 24 de agosto de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 58, de 05.08.13

PRÓLOGO

Toda segunda estamos aqui, tentando divulgar o que rola no mundo da literatura, livro, leitura e bibliotecas de Roraima.  Contribua com a gente: mande notícias, sugira pautas, mande fotos suas ou de seus filhos/amigos/amores lendo, critique, fale com o pessoal do departamento comercial e bota grana em um anúncio da página. Tudo isso é gostoso e a gente curte. 

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com

VISUAL


Poema visual l i V r e, de AL-Chaer,  retirado do blog www.visu-al-chaer.blogspot.com.br


CONCURSOS LITERÁRIOS

Concursos Nacionais de Literatura de Ponta Grossa
Informações:
a) Concursos de Contos, Crônicas, Infantojuvenil e Poesias
b) Categorias: Local e Nacional
c) Premiação: dinheiro e publicação em coletânea
d) Prazo: 30 de Agosto de 2013

ESTUDANTES

Turma do curso de Letras da UFRR que apresentou um trabalho sobre cordel na quinta passada, exatamente no dia do poeta da literatura de cordel: Ananda Cruz (acadêmica de Relações Internacionais), Ubirajara Capaverde, Rafaela Portela e Tayza Lorena (calouros de Letras-inglês)

 LI E GOSTEI


 
O livro que marcou a minha vida e que recomendo para todas as crianças e adolescentes é ‘Os desastres de Sofia’, da Condessa de Segúr. É um livro antigo, de 1906, mas com uma dinâmica tão atual que mesmo tendo lido ele quando tinha 10 anos, eu reproduzo as peraltices de Sofia em minha filha. É um livro que me fez pensar em como devo agir, as razões de obedecer pai e mãe e com certeza transformou a minha vida. Infelizmente não tenho mais o livro.  Quando o li, ja era muito velho, mas ganhei do meu avô."

Layse Menezes é jornalista. 

IDIOMAS

O Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Roraima (NUCELE/UFRR) recebe até o dia 9 de agosto inscrições nos cursos de inglês, francês, espanhol, mandarim e português para estrangeiros. As aulas começam nos dias 12 e 13 de agosto. Acesse o edital no site www.nucele.ufrr.br.

CORDEL

Na quinta-feira, 1º de agosto, foi comemorado o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Em nome dos cordelistas Otaniel Souza, Rodrigo de Oliveira, Xarute e Zanny Adairalba, a coluna parabeniza todos os escritores de Roraima que produzem este tipo de literatura popular

SEMANA DE LETRAS

A XI Semana de Letras da UFRR será realizada de 8 a 11 de outubro em Boa Vista, com o tema “Movimento Afro-Brasileiro: “Caçando pouso em um Brasil com História e dignidade Nacional”. Confira as datas das inscrições: apresentação de trabalhos (banners e comunicação oral): até 30 de agosto. Ouvintes: 8 de agosto a 8 de outubro. Local: sala da Comissão Organizadora da XI Semana de Letras – CCLA (Bloco I/campus Paricarana), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações e fichas: xisemanadeletrasufrr@gmail.com.

POEMA

CASTO 

(de Marcelo Perez Maciel. Mais dele em www.sextascronicas2008.blogspot.com.br)

eu ando sonhando com uma vontade louca
de me enfiar pelos teus poros melados
escorrer por todo o seu corpo suado
até ficar grudado ao teu sexo
eu ando sonhando com uma vontade louca
de escalar o teu corpo com a língua
te engolir como um Cristo perverso
debruçado em suas costas de braços abertos
eu ando sonhando com uma vontade louca
de esfregar a minha pele em sua boca
arrancar do teu grito o infinito
de cuspir na tua cara o tesão

Nenhum comentário:

Postar um comentário