segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 61, de 26.08.13

PRÓLOGO

Agosto chega ao fim e te pergunto novamente: quantos livros você leu neste mês? E desses, quantos foram de autores locais? Quanto livros você deu para as crianças de sua casa ou quantas vezes contou uma história para eles? Se as respostas foram negativas na maioria das alternativas, lamento te dizer: você está fazendo a coisa do jeito errado.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com


VISUAL 

Obra do sempre citado aqui Toni Prat: poema visual núm. 5 al bloc. Mais dele em 



CONCURSOS LITERÁRIOS

Concursos Nacionais de Literatura de Ponta Grossa
Informações:
a) Concursos de Contos, Crônicas, Infantojuvenil e Poesias
b) Categorias: Local e Nacional
c)  Inscrições: até  30.08.2013 
d) Premiação: prêmios em dinheiro e publicação em coletânea


DRUMMOND

A UFRR e a Fundação do Banco do Brasil realizam a partir da próxima sexta (29) a exposição Drummond – Testemunho da Experiência Humana. com 16 painéis e um documentário abordando a vida e obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. A exposição ficará aberta de segunda a sexta até 18 de outubro no Espaço de Arte e Cultura União Operária, das 8h30 às 12h e 14h30 às 18h. A entrada é franca. Escolas interessadas em visitas dirigidas podem fazem agendamento pelo telefone 3624-4181. (Cartum: http://william.com.br)

INDÍGENAS 

A Universidade Federal de Roraima lançou sexta O dicionário Wapichana-Português 'Paradakary Urudunaa' e a gramática Macuxi 'Senuwapainîkon Maimukanta – Vamos estudar na nossa língua Makuusi Maimu' . As obras podem ser adquiridas na Livraria da UFRR. Outros pontos de venda podem ser confirmados pelo telefone 3621 311. 


INDÍGENAS II 

O Professor Odamir de Oliveira coordenou os trabalhos que resultaram no dicionário Wapichana-Português 'Paradakary Urudunaa'.  O mestrando em Letras Vitor Francisco Juvêncio foi quem elaborou a gramática Macuxi 'Senuwapainîkon Maimukanta. 

CIÊNCIA CORDEL

Professores e alunos ligados ao Núcleo de Pesquisa e Estudos no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Roraima (Nupecem-UERR) criaram o blog Ciência Cordel para discutir, divulgar e ampliar o papel da Literatura de Cordel e outras expressões para o ensino & popularização da ciência. Acessa que tem muita coisa boa lá.

CÍRCULO DA POESIA

Interessado em conhecer mais sobre a poesia dos autores de língua espanhola e outros idiomas? Acessa a revista online Círculo da Poesia e confere matérias, dossiês, vídeos e links interessantes. Aviso: o site é todo em espanhol.


LITERATURA CRISTÃ

Se o seu papo não tem nada a ver com textos mundanos na linha 50 tons de cinza e sim com algo mais espiritualmente elevado, a dica é acessar www.livros.gospelmais.com.br. São centenas de livros evangélicos/cristãos para baixar legalmente em formato PDF. 

LANÇAMENTO

Participe deste lançamento duplo. Será 29 de agosto, 18h30, no auditório Alexandre Borges do Campus Paricarana da UFRR



PARA DESCONTRAIR



LEMBRETE

Quer divulgar o que você faz ou conhece da área da literatura, livro e leitura em Boa Vista, Interior ou o mundo? Manda e-mail para culturaderoraima@gmail.com que a gente aproveitará a tua dica tanto na versão impressa como no blog da coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário