sábado, 22 de novembro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 121, de 22.11.14

PRÓLOGO

Salve, gente bonita!

Um imenso sábado, domingo e semana inteira de alegrias, de leituras, beijos na boca risadas felizes.
Sim, estamos desse jeito, quase natalinos na vontade de espalhar felicidade. Se liga e nos acompanha.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


BIBLIOTECA







Se você está cansado de bater nas portas que estão (quase sempre) fechadas das bibliotecas municipais e do Estado, que tal a ideia de montar uma biblioteca livre em sua comunidade? Se aprofunda na ideia no site www.bibliotecasdobrasil.com, que ensina como montar essa história. Se levar à frente, manda notícias para divulgar aqui.

GESTÃO CULTURAL





Se liga no curso de educação a distância gratuito para gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura e agentes culturais que será ministrado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em convênio com o Minc. Candidatos de todo o Brasil podem se inscrever. Acessa http://www.ufrgs.br/admcultura para saber mais.



PROSA



I



Verão, sunga cheia de areia, passos em direção ao carro que ficou tostando ao sol algumas quadras dali. Água do mar no baldinho pra lavar os pés das crianças que aos berros pedem picolé. O pai atende, a mãe reprova, as crianças não almoçam, os pais discutem e, quando as crias finalmente dormem besuntadas de hiploglós nas assaduras, ela reclama de alergia, possivelmente provocada pelo caldo de camarão naquele pirão. Não há mais clima para uma noite romântica. Ele sente saudade do escritório.



II

Adora tortas de morango com creme, mas desde a juventude vive no Norte, onde morangos custam o mesmo que diamantes. Já tentou repetir a receita substituindo a fruta por outras regionais, sem o efeito desejado. Lembra-se de um namorado que teve na adolescência, à época seu estimado padrão de beleza, loiro de olhos azuis. Mas se atracou com um indião venezuelano e já tem 3 filhos. Os morangos? Continuam insubstituíveis.



Duas prosas publicadas pelo poeta Rodrigo Mebs em seu perfil no Facebook.


PLANO DE EDUCAÇÃO

 O Plano Estadual de Educação foi assinado na terça (18).  Roraima é a terceira unidade da federação a apresentar o PEE, cujas diretrizes e metas devem ser cumpridas nos próximos 10 anos. O plano surgiu de diversas conferências feitas desde 2007.



ORQUESTRA

Hoje tem Concerto Sesc de Partituras no Teatro Jaber Xaud, no Sesc Mecejana, com a Orquestra de Câmara Músicos da Amazônia. Começa às 20h e a entrada é franca, mas a coordenação recomenda chegar mais cedo para garantir um lugar.


CONCURSO LITERÁRIO

 III Concurso de Poesias "Narciso de Araújo"

Informações:
I) Premiação: publicação em coletânea
II) Prazo: 30 de março de 2015
III) Regulamento: http://www.serraemares.com.br/academiadeletras



ARTE EM MADEIRA



Continua hoje, a partir das 17h, a feira gastronômica no parque Anauá.  No quiosque do Barracão do Poeta é possível conferir e adquirir parte das obras feitas com reaproveitamento de madeira pelo artesão JVilela. As peças são muito bonitas e variadas, além de feitas com bastante criatividade. Encosta que vale a pena.



COLECIONADORES


No próximo sábado, dia 29 de novembro, rola o I Encontro de Colecionadores de Roraima. Será ali na Livraria Saber, das 9h às 12h. A ideia é trocar/vender/exibir figurinhas, selos, cédulas, moedas, action figures, HQs etc. Curte o evento no Facebook e aparece com tuas coleções. Qualquer dúvida, liga para a Saber: 3224-6047.


SARAU NO PARQUE

Olha fotos do Sarau da Lona Poética, promovido pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé no sábado passado no parque Anauá, próximo ao lago. Depois marca na agenda que no dia 12 de dezembro, na livraria Saber e a partir das 18h30, será feita a última edição do sarau em 2014.


Poetas Elimacuxi e Hander Frank recitando em conjunto



Débora Freitas, professora de Letras, na leitura de um poema


Da atenção plena ao riso da criança



Poeta Zanny Adairalba, organizadora do Sarau da Lona Poética




Turma na Lona Poética

Um comentário: