sábado, 6 de dezembro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 123, de 06.12.14

PRÓLOGO

Salve, gente bonita!
Olha aqui a 123ª edição da coluna Rede Literária, com dicas de cultura, literatura e outras coisas bacanas. A mais importante das dicas é: compre livros para presentear os amigos e os inimigos neste final. De preferência, compre livros de autores regionais. Encampe essa ideia e vambora ler!

Beijos quase natalinos,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


MEMORIAL


Boa-vistenses das antigas e gente que curte saber da história da cidade: na quarta-feira (10), às 19h, tem música e dança no lançamento do Memorial da União Operária Beneficente. A ideia é preservar e divulgar a memória do prédio, construído em 1949, e que atualmente está sob responsabilidade da UFRR. Quatro painéis com fotografias que retratam o trabalho e cotidiano dos trabalhadores que ajudaram a construir a estrutura, além de registros das atividades feitas no local entre 1949 e a década de 80, formarão o memorial. É na avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro.

MATRÍCULAS

Pais e responsáveis: a renovação de matrículas para os estudantes da rede estadual de ensino será realizada no período de 8 a 22 de dezembro, em horário escolar, das 7h30 às 17h30 para o turno diurno e das 19h às 21h para o turno noturno.

SELFIE NATALINO


Da ilustradora italiana Simona Bonafini, criadora da série que mostra personagens de ficção batendo suas selfies

 LÍNGUAS OFICIAIS           

A boa notícia da semana: o município de Bonfim tornou oficiais as línguas indígenas Macuxi e Wapichana. Esta foi a terceira cidade a reconhecer línguas indígenas como co-oficiais no Brasil. São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e Tacuru, no Mato Grosso do Sul, são as demais. A Lei Nº 21/2014 foi aprovada na sessão da terça-feira (2) pela Câmara de Vereadores. 


PENSAMENTO POSITIVO


Também da italiana Simona Bonafini























OFICINA

O projeto “Cultura da paz: um olhar fotográfico” promove na quarta-feira (10) a oficina de arte criativa Varal do Pássaro livre, com o artista macuxi Jaider Esbell. Será no Espaço de Arte e Cultura União Operária da UFRR, das 9h às 12h. Os participantes serão incentivados a criar imagens com o tema pássaro e os produtos farão parte de uma exposição.


LIVRO DA FAMÍLIA

O Centro de Educação do Sesc-RR realizou na quarta passada (3) o lançamento do "Livro da Família", produzido por alunos do 9º ano do ensino fundamental. A obra registra a história de cada família dos participantes.


MÚSICA BOA



Neste sábado tem música boa ali na saída de Boa Vista para a Venezuela. Chega junto e curte




CONCERTO NATALINO

Na quinta (11) tem o concerto Oratório de Natal, cantado, regido e solado por acadêmicos do curso de Música da UFRR. O evento será no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), campus Paricarana, a partir das 20h. O espetáculo terá participação de uma orquestra formada por professores, alunos e convidados do Instituto Boa Vista de Música. Entrada franca.

 
GRANDE SERTÃO

Fãs de Guimarães Rosa, se atentem: “Grande sertão: veredas” foi adaptado para quadrinhos  pelo cineasta Eloar Guazzelli e ilustrado por Rodrigo Rosa. A obra foi publicada pela editora Biblioteca Azul, da Globo Livros. São sete mil exemplares a R$ R$ 199,90 cada.

COLECIONADORES

 

Sábado passado (29) rolou na livraria Saber o primeiro encontro de colecionadores de Roraima. Teve gente que levou selos, HQs, moedas, cartões telefônicos e postais. A galera do coletivo Comics Fãs RR levou suas actions figures, miniaturas de carros e quadros.

BEIJÚ

Neste sábado será encerrada, com muita festa, a 5ª edição do Festival do Beijú, aquela comida indispensável para acompanhar um prato de damurida. Se quiser participar, é só chegar na comunidade indígena Tabalascada, município do Cantá.

GULLAR

Tomou posse nesta sexta-feira (5), na Associação Brasileira de Letras, o escritor maranhense Ferreira Gullar, poeta, crítico de arte e um dos fundadores do neoconcretismo brasileiro. A sua cadeira é a de número 37, anteriormente ocupada pelo jornalista e escritor Ivan Junqueira, falecido em julho deste ano.

HOMENAGEADO

O escritor Cristino Wapichana será agraciado na próxima sexta (12) com a medalha da Paz da Coninter (Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciência, Letras e Artes). A entrega será feita na cidade do Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Foto: Jorge Mâcedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário