quinta-feira, 12 de março de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 134, de 12.03.15


 PRÓLOGO

Salve, gente bonita que curte literatura.

A partir de agora estaremos por aqui todas as quintas-feiras. O sábado ficou então para lá, bem longe da gente. Fica a dica para quem acompanha a coluna desde sempre e para quem está chegando: mande sua notícia, dica de livro, informação, crítica e convite para jantar nos e-mails listados abaixo. Estamos aqui para atender conforme der.

Beijos de quinta.

 Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Leia on line: www.culturaderoraima.blogspot.com.br

Siga no twitter: @borgesedgar



 SARAU NA SEXTA





O Coletivo Arteliteratura Caimbé promove nesta sexta-feira (13) mais uma edição do Sarau da Lona Poética. O encontro literário começa às 18h30, na Livraria Saber, parceira do evento, e vai comemorar o Dia Nacional da Poesia, celebrado todo 14 de março, e os cinco anos de atividades do grupo.

O QUE VAI TER

O sarau é aberto a pessoas de todas as idades. Além de música e poesia, haverá sorteio de livros, vale-compras, postais e poemas de escritores roraimenses ilustrados por artistas locais. A entrada é franca e quem quiser pode doar exemplares de livros literários e histórias em quadrinhos para o projeto de implantação de bibliotecas comunitárias em Boa Vista e comunidades indígenas de Roraima. 

NOITE DE TEATRO






O espetáculo “A Santa Casa” será apresentado nesta quinta-feira (12) às 19h, no Palácio da Cultura, pelo grupo Criart Teatral. A entrada é franca. Chega lá que é coisa boa.


GESTÃO CULTURAL

Gente que mexe com cultura e quer fazer um trabalho ainda melhor, presta atenção: a  UFRR prorrogou até o dia 15 de março as inscrições no curso de Extensão em Gestão Cultural que ofertou em parceria com o MinC. São 60 vagas para os 15 municípios do Estado, distribuídas entre gestores públicos, conselheiros de cultura, alunos, professores e técnicos da UFRR e agentes de entidades e/ou organizações culturais. O edital e os anexos estão disponíveis na página da Fundação Ajuri (www.ajuri.org.br).



CORDEL




 A escritora cearense e feminista Jarid Arraes disponibilizou para leitura e download o cordel “Informação Contra o Machismo“, no qual fala sobre a importância do acesso à informação na luta contra a misoginia e a violência de gênero. Para ler e baixar o cordel, é só clicar aqui: http://bit.ly/1BrgNzH.



PROFICIÊNCIA




Se você é estrangeiro e precisa do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa, se ligue: as inscrições para o exame na UFRR vão até o dia 1º de abril. Clique para inscrever-se:
http://celpebras.inep.gov.br/inscricao


CADASTRAMENTO

Vou repetir uma nota da semana passada para garantir que mais gente saiba e possa participar do esquema de trabalho proposto: a Secretaria Estadual de Cultura publicou um edital de cadastramento e credenciamento de artistas dos segmentos culturais Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura, Música, Culturas Populares, Povos e Comunidades Tradicionais para possível prestação de serviços ao governo. O prazo termina dia 31 de março de 2015 e os documentos devem ser entregues no Departamento de Promoção Cultural da Secult, das 8h às 13h, no Palácio da Cultura.
Lá, também é possível encontrar a ficha de inscrição e ler o edital completo. Bom mesmo seria que ficasse tudo ficasse on line para download, mas parece que não vai rolar essa modernidade toda.



COMPRE CONTOS




Pessoas bonitas, este é o meu livro. Se quiserem, passem nas livrarias Saber ou UFRR para comprar ou então peçam por e-mail. O blog do livro, caso queiram saber mais da obra: http://livrosemgrandesdelongas.blogspot.com.br/.


 SE LIGA



Foi sancionada a lei contra o feminicídio. A Lei 8.305/14 prevê penas que podem variar de 12 a 30 anos de prisão, com agravamento da pena se a violência atingir gestante ou mãe com filho de até 3 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário