quinta-feira, 26 de março de 2015

Fotógrafa faz intervenção "Artista de Plástico" no muro da antiga boate Fofoca`s



Uma intervenção que une as artes plásticas e a fotografia foi realizada nesta quinta-feira (26) na avenida Ville Roy, bairro Aparecida, preenchendo o muro da antiga boate Fofoca’s com reproduções de obras e retratos de artistas paraenses. A iniciativa faz parte do projeto “Artista de Plástico – práticas híbridas na Amazônia urbana”, coordenado pela fotógrafa acreana Talita Oliveira.

O projeto foi contemplado pelo Programa Amazônia Cultural 2013, do Ministério da Cultura/Governo Federal e será realizado em quatro capitais da região Norte (Belém/PA, Boa Vista/RR, Porto Velho/RO e Rio Branco/AC), envolvendo cinco artistas plásticos de cada cidade.

A intenção é fazer um deslocamento semelhante ao que acontece com o grafitti, que nasceu nas ruas e foi para as galerias. “Todas as obras reproduzidas fotograficamente e coladas nas ruas, possuem, originalmente, suporte e intenção de serem expostas em lugares fechados, galerias ou demais espaços expositivos.Mesmo quando expostas e/ou produzidas na rua, como a performance,  acontecem em um espaço de tempo determinado, diferente da intervenção urbana proposta pelo projeto, em que as imagens ficam nas ruas até serem apagadas pela ação do tempo ou por outra intervenção”, explica Talita.



As intervenções do projeto não possuem texto explicativo, nem créditos. Nas ruas, são apenas imagens soltas, de livre interpretação. Vídeos e fotos do trabalho podem ser vistos em https://vimeo.com/channels/artistadeplastico e em www.facebook.com/artistadeplasticox.

Como funciona - O projeto será realizado em Belém, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco, envolvendo cinco artistas plásticos de cada cidade. Eles são fotografados em seus ateliês e é feita a reprodução fotográfica de uma obra de cada.  Posteriormente este material é ampliado em grandes formatos e fixado nas ruas, como ‘lambe lambes´.

Depois das obras e os retratos dos artistas de Belém ganharem as ruas de Boa Vista, será a vez dos roraimenses serem expostos no Pará. Já as obras e os retratos dos artistas de Rio Branco/AC irão para as ruas de Porto Velho/RO e vice-versa. Ao final do projeto, será publicado um catálogo ilustrado com fotografias das ações nas quatro cidades, além de entrevistas com os artistas envolvidos. O catálogo será distribuído gratuitamente para bibliotecas e instituições culturais de toda a região norte.

Boa Vista foi a segunda capital a receber o projeto. Talita e sua equipe colaram obras e fotos dos paraenses Nando Lima, Pablo Mufarrej, Pedro Condurú, Elaine Arruda e Coletivo Pitiú. Em Roraima, o projeto conversará e registrará as obras e os artistas Ana Mendina, Jaider Esbell, Carmezia Emiliano, Isaias Miliano e Edinel Pereira.

 Primeira edição - Em 2014 foi realizada a primeira edição do projeto, que aconteceu somente em Rio Branco/AC, com a participação de doze artistas plásticos da cidade. Foram realizadas doze intervenções urbanas em doze bairros da capital acreana, além de vídeos que registraram as ações nas ruas e as visitas aos ateliês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário