quinta-feira, 2 de abril de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 137, de 02.04.15

PRÓLOGO

A Semana Santa chegou e a folga mais esperada do primeiro semestre depois do Carnaval também. Aproveita as horas de ócio para ler um livro. Se não tiver nenhum, passa numa livraria ou banca e compra vários, enfiando no meio da lista pelo menos um de autores roraimenses.

Beijos quase santificados e cuidado se for viajar.
Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


AVENTURAS LITERÁRIAS




A turma do Coletivo Arteliteratura Caimbé continua levando atividades artísticas e culturais para as crianças da comunidade Ilha, na área indígena São Marcos. As ações fazem parte de um projeto aprovado pelo programa Mais Cultura nas Escolas, dos Ministérios da Educação e da Cultura, e são realizadas na escola municipal indígena Tuxaua Albino Moraes, ao norte de Boa Vista, capital de Roraima.

CORDEL NO LAVRADO


 
O cordelista Otaniel Mendes de Souza participou da caravana cultural do Coletivo Caimbé contando histórias e lendo trechos de seus cordeis para as crianças da comunidade Ilha.

FANTOCHES



Outros integrantes da equipe que visitou a comunidade foram a poeta Zanny Adairalba e o artista plástico Marcelo Santa Isabel, responsáveis pelas oficinas de desenho e confecção de fantoches. Para ver mais fotos, acesse www.caimbe.blogspot.com.br.





INDIGNAÇÃO

Legislação em causa própria, aprovação de propostas absurdas, omissão. Você está indignad@ com algo que os deputados andam fazendo ou deixando de fazer? Ache aqui o e-mail dos parlamentares federais e escreva-lhes dizendo isso. Lembre-se que dificilmente saberão de sua indignação se ela ficar apenas no facebook ou no twitter: www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa.

COMICS FÃS RR



Registro da turma de colecionadores que integra o Comics Fãs Rr e que se reuniu no último sábado no hall do aeroporto internacional de Boa Vista. Miniaturas de carros, bonecos articulados, estátuas e outros “brinquedinhos” legais foram expostos. Também rolou sorteio de HQs e action figures.

PARA COLORIR



Pais e professores, olhem só: crianças podem aprender mais sobre as principais espécies de cactos nativos do semiárido brasileiro baixando o livro “Cactos do Semiárido do Brasil, ler e colorir”, criado pelo INSA MCTI. O material é gratuito e está disponível para download aqui: http://goo.gl/EseH4Q.

DIA DO LIVRO

Hoje é o dia nacional do livro infanto-juvenil. Aos escritores que produzem para este público e às editoras que os publicam, imensos parabéns. 

NOVO GTAP

A nova composição do Gtap (Grupo Técnico de Avaliação de Projetos) da Secretaria Estadual de Cultura foi divulgada e os integrantes já estão trabalhando. São nove titulares e nove suplentes, com representatividade do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Cultura e da sociedade civil organizada. São eles que dão o OK para os projetos culturais poderem concorrer às verbas da Lei de Incentivo do Estado.

Os titulares são Jonayna Rodrigues da Silva; Antonia Flávia Bezerra Marques; Soraya Souza da Silva; Francélio Parente Hardi; Lúlia Andréia Oliveira da Silva; Alessandra Paz Oliveira; Kátia Pereira Almeida; Carolina Viana Albuquerque e Dayana Soares Araújo Paes.

Os membros suplentes são Cecy Lya Brasil; Mario Augusto Vieira Moura; Tânia Magalhães de Alencar; Jose Alcione Almeida Junior; Maria Meire Saraiva Lima; Humberto Augusto C de Miranda; Alissandra Ribeiro Richil; Aldenor da Silva Pimentel e Cristiane Bade Favreto

INDÍGENA



Parentada, se liga: a UFRR está com inscrições abertas até dia 17 de abril para o vestibular indígena 2015. São 194 vagas para 18 cursos de graduação. No site www.ufrr.br/cpv é possível baixar o edital e se inscrever. Boa sorte a quem tentar.


COMPRE CONTOS



Pessoas bonitas, este é o meu livro. Se quiserem, passem nas livrarias Saber ou UFRR para comprar ou então peçam por e-mail, movimentando a economia do livro em Roraima e me ajudando a espalhar contos por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário