quinta-feira, 16 de abril de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 139, de 16.04.15

PRÓLOGO

Salve, gente que curte literatura.
Esta é a Semana do Livro Infantil e instituições como o Sesc e o Sesi organizaram programações focadas nisso. E aí eu te pergunto, leitor e leitora desta coluna: você já entrou na onda e leu alguma historinha para a turminha pequena de sua casa? Vai lá que ainda dá tempo.

Beijos infantis.


Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

SARAU DA LONA

O Espaço de Cultura e Arte União Operária recebeu no sábado passado a edição de abril do Sarau da Lona Poética, promovido pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé. Neste mês, a presença do escritor Marcelino Freire e muito poesia, música, sorteio de livros de autores locais e obras de artistas plásticos fizeram a alegria das dezenas de participantes. Confira alguns registros aqui:


 







 





OFICINA DE CRIAÇÃO

Marcelino e a turma que participou da oficina

O escritor pernambucano Marcelino Freire ministrou uma oficina de criação literária nos dias 10 e 11 de abril. Boas dicas e boas conversas permearam a atividade, que reuniu gente da poesia e da prosa no Espaço de Cultura e Arte União Operária. Além disso, Marcelino gravou vídeos para o seu projeto de mapeamento literário Quebras. Confira algumas conversas:
 

Abertura das atividades na União Operária 




Conversa Reverbera com o escritor Edgar Borges 



Conversa Reverbera com os escitores Eli Macuxi e Vitor de Araújo 







SARAU DA MÁFIA


O ator Marcelo Perez, da cooperativa de poetas Máfia do Verso, lança neste sábado (18) o seu livro de poemas “Ainda se estivesse faltando pedaços”. A festa será em estilo sarau, com música, teatro e muita poesia na área das piscinas do Sesc Mecejana. Anota o horário e participa da atividade: das 19h às 22h, com entrada franca.

POEMAS DE MARCELO

AINDA SE ESTIVESSE  FALTANDO PEDAÇOS

não é o que eu quero
eu quero o que não é
sempre fui desse jeito
paradoxo confuso obtuso
com os lábios chapados
a boca no asfalto
sangrando em desordem
cada vez mais perto do erro
como se a culpa
fosse falta de zelo
existência emprestada
irrequieta pseudo controlada
ainda se estivesse faltando pedaços
perdido na ausência de tudo
que já foi
  que não fui
         que não sou


MIOLO MOLE

poema
duro
pedra
rima
bate
trans
figura
cura
sua
alma
fúria

fura




DISFARCES

tenho certeza que existe um outro em mim
e esse
não tenho dúvidas 
também pensa assim
tão pessoa, tão Fernando
tão impresso em pressa 
- impossível! - diriam
e o que lhe habita
concorda que há outros diferentes dele
sem brigas
com quem se comunica
mas desconfia de que tudo compartilha
tenho a ligeira impressão de ser cópia
talvez versão da realidade
muito
mas muito distante
daquele que de fato é
já cansei
qualquer argumento ao contrário
eles se juntam
e me acusam:
- tu é só disfarce!


EXTENSÃO

Nesta sexta (17) a UFRR e o Ministério da Cultura promovem a palestra "Qualificação da Gestão da Cultura: estratégias e desafios", com o secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinicius Wu. Será às 9h, com entrada franca, no Espaço de Cultura e Arte União Operária/UFRR, avenida Nossa Senhora da Consolata, 556, esquina com a rua Alfredo Cruz, Centro.


 DIA DO ÍNDIO

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, A UFRR promove nesta quinta e sexta (16 e 17) o Seminário “Povos Indígenas: transformações no mundo e na antropologia”. O evento será realizado no auditório do Instituto de Antropologia, campus Paricarana, a partir das 18h30. Confira a programação em www.ufrr.br.


VIAGENS LITERÁRIAS

 
A poeta Zanny Adairalba e o artista plástico Marcelo Santa Isabel, do Coletivo Caimbé, continuam percorrendo as trilhas do lavrado roraimense para levar novos saberes artísticos para as crianças da comunidade Ilha, na terra indígena São Marcos. No último sábado fizeram uma oficina de fantoches e de desenho para estimular a criatividade das crianças. No próximo final de semana, a turma vai entregar à comunidade mais de 200 livros de autores roraimenses.