sábado, 7 de julho de 2012

Coluna Rede Literária, edição 04, de 07.07.12

PRÓLOGO
O Governo anunciou no último final de semana que pretende criar em 2012 a Secretaria Estadual de Cultura. A iniciativa é muito bem-vinda, pois o segmento há muito tempo precisa de uma pasta específica para iniciar os trabalhos de desenvolvimento do setor, até hoje largado às traças. Seria bom que os municípios seguissem o exemplo e começassem, pelo menos, a delimitar datas para criar suas secretarias e iniciar a profissionalização dos gestores. A cultura, incluindo aqui a literatura, o livro e a leitura, gera emprego, renda e crescimento pessoal e econômico. Antes tarde do que nunca para o poder público perceber isso.

Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
 @borgesedgar


VISUAL




Totonho Laprovitera é arquiteto e artista plástico lá em Fortaleza, Ceará. Seu blog é este AQUI.




CURTI!


“Minha dica é o livro Vencendo com as Pessoas, de Jhon Maxwell, obra que mostra como podemos desenvolver relacionamento mais saudáveis em nossa vida, mesmo com as pessoas mais difíceis. Gostei dele por ter uma linguagem fácil e trazer 25 princípios que nos ajudam a aprimorar nosso convívio com aqueles que mais amamos ou que precisamos, por um motivo ou outro, ter relação, como os colegas de trabalho ou chefes. O legal é que não são dicas difíceis de aplicar, pois durante a leitura descobrimos que muitos deles já colocamos em prática.

Adenice Viriato é jornalista.


 
CONCURSOS LITERÁRIOS
Prêmio SESC de Literatura - 10ª Edição

Informações:
a) Concurso de Livros Inéditos (Contos e Romances)
b) O autor não poderá ter nenhum livro publicado na(s) categoria(s) em que se inscrever

Premiação:

I) Publicação e distribuição nacional do primeiro colocado em cada categoria pela editora Record
II) Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado e livros

Prazo: 30 de Setembro de 2012

Leia o regulamento completo no blog Concursos Literários.


 
PEQUENIN@S
Do pão que o Diabo amassou

I
Na primeira mordida eu já percebi: o Diabo é um ótimo padeiro.

II
Ao sentir aquele cheiro de pão quentinho pensei: Esse Diabo sabe conquistar uma pessoa.

III
A verdade era a seguinte: as receitas do Diabo nem Deus reproduzia.

IV
Um ajudante me contou que antes de acertar a massa, muito pão o Diabo abatumou.

Minicontos de Ana Mello, que também é cronista e uma das editoras da revista eletrônica Veredas. Mais histórias em seu blog.

(Mande seu poema ou miniconto + brevíssimo perfil para esta seção: culturaderoraima@gmail.com)





ALEGRIA DUPLA 




Esta semana foi especial para a poeta Eli Macuxi. Além de celebrar mais um verão, viu o seu Timão levar para casa a taça da Copa Libertadores. Para ela, que está aí na foto de JjVilela, um grande salve e feliz 39 anos.



“Já tenho trinta e nove
hoje chove
e me vejo com nova
e doce necessidade:
como expectoro
a felicidade?”

Eli Macuxi


TERTÚLIA
Neste sábado rola mais uma edição do projeto Comunidades de Leitura/Tertúlia Literária Dialógica, lá na sala 150 do bloco I da UFRR. Apareça entre 9h e 11h e participe da leitura do livro Crime e Castigo, de Fiodor Dostoiévski. Ler é bão, ainda mais pela manhã.




CONFRONTO



Já pensou se rola uma briga entre o Alien e o Predador depois do jogo de xadrez nessa biblioteca? Que livro um jogaria no outro?




AMBIENTE 

Os procuradores estaduais Eduardo Lazarte e Marcus Barbosa publicaram o livro “Políticas Públicas e Direito ao Desenvolvimento: Análise do Etnodesenvolvimento como Parâmetro para uma Política Pública Indigenista”. A obra é resultado de pesquisas desenvolvidas em parceria com outros alunos de um mestrado em Direito Ambiental.
Na foto, os dois fazem a entrega de um exemplar ao chefe do Centro de Estudos da PGE-RR, o procurador geral adjunto Tyrone Mourão Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário