sexta-feira, 15 de março de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 38, de 04.03.13

PRÓLOGO
Hoje começam as comemorações da Semana da Mulher, a melhor parte da criação divina, para os teologistas; e o mais bacana da evolução, conforme os darwinistas. A coluna entra nessa onda das homenagens e publica fotos de algumas mulheres que fazem coisas bacanas na área da literatura, do livro e da leitura, servindo como exemplo e inspiração para a parte lerda da humanidade, ou seja, nós, os homens.
Enormes beijos a todas.

Edgar Borges
www.culturaderoraima.blogspot.com.br 
 culturaderoraima@gmail.com
www.twitter.com/borgesedgar


RASCUNHO
A poeta Zanny Adairalba, única mulher cordelista de Roraima, prepara-se para lançar dia 14 uma coleção de literatura de cordel

O jornal literário Rascunho circula desde 2000, publicando ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poesias, crônicas e trechos de romances) e ilustrações.   A versão impressa do Rascunho tem 32 páginas, divididas em quatro cadernos, e a assinatura anual custa R$ 75. A versão on line pode ser acessada no link.


Construtoras do futuro, as professoras do curso de Letras da UERR: Fernanda Lima, Luzineth Martins,Iris Fabián, Socorro Araújo, Nildete Melo, Lucimar Sales e Cora Gonzalo

 SARAU
 
Vai logo separando e treinando a leitura daquele texto que você acha bacana. Na outra semana, dia 14, tem sarau na Livraria Saber, com lançamento da coleção de cordéis da poeta Zanny Adairalba. Ou seja, dois em um: você pode ir lá declamar, receber aplausos e ainda fazer uma compra interessante.

 

 Vânia Coelho, jornalista, conselheira estadual de cultura e uma das melhores declamadoras de poesia do Estado. Foto: France Telles



E MAIS SARAU

Em março celebram-se o dia nacional e o dia internacional da poesia. O primeiro é dia 14, em homenagem ao natalício de Castro Alves. O segundo cai dia 21. Para comemorar, o estúdio Parixara e o Coletivo Arteliteratura Caimbé promovem na sexta (22/03), o sarau DoQuintal só com mulheres poetas lá no Espaço Cultural DoQuintal.










A contadora de histórias e escritora Alexia Linke, linda em preto e branco, trabalha na produção de um novo livro
 ALGUMA POESIA
Fevereiro foi só poesia no Crônicas da Fronteira, blog pessoal deste colunista. A cada dois dias publiquei um poema visual da série Curt@s Histórias e Poesias. Chega lá, comenta e compartilha.

PRIORIDADES
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura definiu semana passada as prioridades deste ano: o Procultura, a pauta do direito autoral e a Lei Cultura Viva. O Procultura vai definir as regras de financiamento da Cultura e substituir a Lei Rouanet. Hoje, as empresas podem abater até 4% do Imposto de Renda sobre patrocínio de projetos culturais. A meta é chegar a 6%.



Adília Quintelas, poeta, atriz e cantora, também estará no sarau do dia 22


 
PRIORIDADES III
A Lei Cultura Viva institui o Programa Cultura Viva, que vai incentivar as iniciativas culturais, transferindo verba do Ministério da Cultura para beneficiários determinados por lei. Agentes culturais, artistas, estudantes da rede básica de ensino e populações de baixa renda são alguns deles. A lei já foi aprovada nas comissões de Finanças e de Educação e Cultura.


FEIRA DOS USADOS

O Clube da Leitura realizou este final de semana a sua II Feira de Livros Usados de Boa Vista. Se você não conseguiu ir, fique tranquilo. O clube abre todos os dias ali no primeiro andar do terminal de ônibus do Caimbé. Para saber mais visite o site www.clubedoslivros.com.br ou ligue 3625-3391, 9116-5255 ou 8118-4421.


Chefona da Livraria Saber, Susanmara Valle já ensina as manhas da cadeia produtiva ao seu afilhado Miguel


ENCERRANDO
 
Tem interesse em divulgar alguma notícia na área da literatura, livro e leitura? Mandar poemas visuais ou fotos de seus trabalhos contando histórias ou lendo um livro bacana, por exemplo? Escreva para culturaderoraima@gmail.com.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário