sexta-feira, 15 de março de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 39, de 11.03.13

PRÓLOGO
Já começaram os preparativos para a III Conferência Nacional de Cultura, prevista inicialmente para setembro deste ano. A CNC pretende reunir 1.690 delegados em Brasília para discutir, entre outras coisas, estratégias para a implementação e consolidação dos Sistemas Nacional, Estaduais/Distrito Federal, Municipais e Setoriais de Cultura. Outra meta é avaliar os resultados obtidos a partir da 2ª Conferência Nacional de Cultura. Como a mesma ação deverá ser feita nas etapas municipais e estaduais, vale a pena dar uma olhada no endereço www.conferenciabv.wordpress.com e verificar quais propostas a Prefeitura de Boa Vista concretizou desde 2009. Infelizmente não estão disponíveis na web as propostas aprovadas na conferência estadual daquele ano. Seria bacana que fossem disponibilizadas, pois isso ajudaria a definir as prioridades da Secretaria Estadual de Cultura.

Edgar Borges

culturaderoraima@gmail.com

VISUAL


Poema visual de Silvio Prado. Para ver mais, vá no blog www.poesiavisualsilvio.blogspot.com.br.


CONCURSOS LITERÁRIOS
1º Concurso Latino-americano de Contos da Fundación Mapfre
Informações:
a) Inscrição deve ser realizada pelos professores até 31 de maio.
b) Voltado apenas a crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos
c) Com tema (conferir no regulamento)
d) Premiação:Notebooks, bicicletas e kits didáticos
e) Edital completo aqui

CALENDÁRIO
O Sesc, que completou este mês 25 anos de implantado em  Roraima, lançou na sexta-feira o calendário cultural de 2013. Na parte que interessa diretamente a quem lida com literatura, livro e leitura ficou definido que a 23a feira de livros da instituição será feita entre os dias 7 e 11 de outubro no centro de atividades do bairro Mecejana.

MEMÓRIA DA ÁFRICA

A Universidade de Aveiro, através do projeto "Memória de África e do Oriente", disponibilizou na web mais de 2.500 obras, referentes à história dos países de Língua Portuguesa, durante a administração colonial. Para os interessados, basta ir aqui.


CAMINHADA LITERÁRIA




Participantes do I Encontro de Mediadores de Leitura, realizado semana passada pelo programa Caminhada Literária, da Secretaria de Educação e Desportos


AGENDA DA CAMINHADA


O projeto Caminhada Literária já definiu a agenda de trabalhos deste ano: de 19 a 26 de março será feita a oficina “Elaboração de Projetos Escolares”, fruto de uma parceria com a Universidade Estadual de Roraima. Já nos dias 19 e 26 de abril, a mesma oficina será ofertada para os professores de Rorainópolis.

AGENDA DA CAMINHADA II


O Programa Caminhada Literária realizará em 2013 oito encontros mensais com mediadores de leitura. Além disso, fará em agosto o evento “Expondo e Encantando”, que socializa os projetos desenvolvidos nas escolas. Em outubro será realizada a “Semana da leitura”, em comemoração ao Dia Nacional da Leitura (12 de outubro). Para novembro está programada a segunda edição do Festival de Contação de História.

LANÇAMENTO




A poeta Zanny Adairalba, única cordelista mulher de Roraima, lança nesta quinta-feira (14) uma caixa contendo 16 cordéis de sua autoria. A sessão de autógrafos começa às 18h, na Livraria Saber, avenida Ville Roy, 4.896, em frente à Femarh.


SARAU


No mesmo dia, após o lançamento da caixa de cordéis de Zanny Adairalba, a Livraria Saber e o Coletivo Arteliteratura Caimbé promovem um sarau com a participação de vários cordelistas e poetas locais. Chega lá e compartilha a alegria de ouvir poesia. Lembrando: lançamento do livro às 18h e sarau às 19h. 

NA TV


Falando em saraus, o Canal Amazon Sat publicou no Youtube uma reportagem feita pela equipe do programa Cruviana sobre o Sarau DoQuintal, promovido mensalmente pelo Coletivo Caimbé e o Estúdio Parixara. Confere neste link.

CHOCOLATE


Curte as possibilidades fazer comidinhas gostosinhas com chocolate? Então é para você esta dica: o livro Chocolate com Frutas Brasileiras,  um dos finalistas ao prêmio de melhor livro de culinária da mundo pelo Gourmand World Cookbook Awards, pode ser baixado gratuitamente na biblioteca do Sebrae.


PEDAGÓGICO


O CEFORR abriu inscrições até 15 de março para o curso “O cérebro pedagógico: conhecendo a finalidade dos projetos no desenvolvimento do processo de ensino”, destinados aos gestores pedagógicos e professores da rede estadual de ensino. Interessados devem procurar a sede do centro, na avenida Presidente Castelo Branco, 668, Calungá, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

POESIA NO INTERIOR




A cidade de Petrolina, no município de Rorainópolis, recebe nesta sexta-feira (15) a visita da turma do CTG para uma tertúlia gaúcha. No evento haverá apresentação dos poetas e declamadores Édson Eroquês Velho (na foto, durante leitura de poemas na comemoração do dia da mulher na UERR) e sua filha  Giovana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário