sexta-feira, 15 de março de 2013

Coluna Rede Literária, edição # 37, de .25.02.13

PRÓLOGO
Vamos chegando ao terceiro mês do ano e nada de novo foi apresentado pelos governos estadual e municipais para a área do livro, leitura e literatura. Numa época em que cada vez mais se fala em economia da cultura e economia criativa, são fundamentais políticas públicas que incentivem o desenvolvimento e fortalecimento deste setor. Exemplificando, para ficar mais fácil, quando foi a última vez que houve compra de livros de autores locais para distribuição nas bibliotecas escolares, possibilitando o seu uso pelos professores e alunos? Uma medida deste tipo, relativamente simples, abarcando o maior número de escritores e não um ou outro com porta aberta nos gabinetes dos mandatários, geraria renda para o autor, a editora, a livraria, além de conhecimento e ferramentas de trabalho para alunos e mediadores. Geraria, acima de tudo, a construção da identidade literária roraimense.

Edgar Borges
www.culturaderoraima.blogspot.com.br
culturaderoraima@gmail.com
www.twitter.com/borgesedgar

VISUAL


Serp-flauta, de Toni Prat. Veja muito mais em www.poemesvisuals.com.

CONCURSOS LITERÁRIOS



Concurso Quem Conta um Conto
Informações:

a) Concurso de contos
 eróticos

b) Inscrição por E-mail até 10.03.2013 

e) Premiação: publicação de 10 textos (5 exemplares para cada autor)

d) Edital completo.


DICA DE DOWNLOAD


A Universidade da Beira, em Portugal, disponibilizou 30 livros relacionados com a área de comunicação para download gratuito, mediante a autorização dos autores e editoras. Vá aqui e veja-os.


UM CHARRUA MACUXI



Eu danço xote ou forró
num galpão...num tapiri
bebo suco de saudade
na sombra dos buritis
saboreio vinho branco
tomo vinho de açaí
degusto graspa da serra
bebo também caxiri
sou a voz do extremo norte
no monte Caburaí
sou marco do extremo sul
lá na curva do Chuí
pois sou um bugre charrua
na pátria dos macuxis.

Texto do poeta gaúcho Édison Eroquês Velho, celebrando dia 28 mais um aniversário passado em Roraima, onde nasceu sua filha Giovana, companheira no caminho da literatura

HORÁRIOS


As bibliotecas do Sesc em Boa Vista passaram a funcionar em horário corrido. A Biblioteca Sesc Afonso Rodrigues de Oliveira, rua Cecília Brasil, nº 1.517/2, Centro, abrirá das 8h às 17h30. Já a Biblioteca do Centro de Atividades no bairro Mecejana estará abertas das 8h às 18h30.

ROQUENROL




O poeta Rodrigo Mebs vai surfar uma onda diferente na próxima sexta, quando estréia como vocalista da banda Ditambah. O pocket show será na choperia Chacrinha


LERCON

Estão abertas as inscrições para o Congresso de Leitura e Contação de Histórias em Pernambuco (LERCON) 2013, que será realizado dias 9 e 10 de maio em Recife.  Interessado? Aqui, ô: www.hmfassessoria.com.br/lercon2013.

SORRISOS



O escritor Jaider Esbell e a professora de letras Irone Andrade durante um dos saraus DoQuintal


SOLTOS

O blog http://brasilpapelessueltos.com, dedicado a publicar traduções de obras contemporâneas em português para o espanhol, é um resultado de um projeto de mestrado em Letras de Julia Maciel. Dá uma olhada que é bom.

ANTROPÓLOGO

Foi publicada em Berlim uma coletânea comemorativa sobre vida e obra de Erwin Frank, professor de antropologia da UFRR morto em 2008. A publicação faz parte da série Estudios Indiana, do Instituto Iberoamericano, com o tema: Para quê serve o conhecimento se eu não posso dividi-lo?

MEMÓRIA



Dos arquivos 2012 do colunista: o cordelista Otaniel ‘Cutião’ Souza durante oficina de produção de literatura de cordel, na feira de livros do Sesc

ENCERRANDO

Tem interesse em divulgar alguma notícia na área da literatura, livro e leitura? Mandar poemas visuais ou fotos de seus trabalhos contando histórias ou lendo um livro bacana, por exemplo? Escreva para culturaderoraima@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário