sábado, 30 de agosto de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 109, de 30.08.14

PRÓLOGO

Um salve a quem sentiu falta da coluna nas últimas semanas. Se você não foi um desses, é uma pena, pois estamos novamente todos os sábados trazendo informações sobre literatura, livro e leitura.
Bitocas carinhosas,

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

MESTRADO EM LETRAS

A UFRR oferta 20 vagas para a turma do mestrado em Letras que vai começar a estudar em 2015. As inscrições serão de 15 a 30 de setembro. As vagas são distribuídas nas linhas de pesquisa Língua e Cultura regional e Literatura, Artes e Cultura Regional. Baixe o edital na página do Programa: http://ufrr.br/ppgl.
  

POEMAS VISUAIS

 
 

Letras musicadas pelo cantor, compositor e escritor  Arnaldo Antunes


SAPATOS NA BIENAL



O escritor indígena Cristino Wapichana fez nesta sexta, na 23ª Bienal internacional de São Paulo, o lançamento de seu livro Sapatos Trocados. A sessão de autógrafos rolou no estande da Editora Paulinas. Foto de Jorge Macedo.

ACERVO DIGITAL



Digitalizações de mais de 740 mil itens raros podem ser acessadas, sem custo, na Biblioteca Nacional Digital (BNDigital). O Acervo disponibiliza obras raras como o decreto, feito quatro dias depois da chegada da família real no Brasil, marcando o fim do pacto colonial e abrindo nossos portos às nações amigas para livre comércio de produtos. Veja isso e muito mais em http://bndigital.bn.br/.

PUBLICAÇÕES





O jornalista Aldenor Pimentel continua conquistando espaços como escritor. Seu conto “Obra-prima” foi publicado na 21ª edição da revista Desenredo e o texto "O abajur de Luzia" foi o 6º colocado no 3º Desafio Literário da revista eletrônica Farol Fantástico, publicação trimestral voltada exclusivamente para a literatura infanto-juvenil.

DIDÁTICOS

As escolas da rede estadual de ensino têm até 2 de setembro para escolher o livro didático para utilização no triênio 2015 – 2018 em sala de aula. No endereço eletrônico do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação estão disponíveis todas as obras para consulta por professores, gestores e comunidade em geral.

EXPOR E ENCANTAR

Estudantes, professores e mediadores de leitura de 23 escolas de Boa Vista participaram durante a semana da quarta edição do Expondo e Encantando, promovido pelo programa Caminhada Literária, da Secretaria Estadual de Educação e Desportos. O tema deste ano foi “Entre doces e palavras”, em homenagem ao 125º aniversário da poetisa e doceira Cora Coralina.


MANDE NOTÍCIAS

Se você mexe com leitura, livro ou literatura, quer recomendar um livro, divulgar alguma ação nesta área ou simplesmente dizer que a coluna está uma porcaria, não se acanhe. Expresse-se pelos e-mails culturaderoraima@gmail.com e edgarjfborges@gmail.com. O mínimo que pode acontecer é nada acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário