sábado, 6 de setembro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 110, de 06.09.14

PRÓLOGO

Setembro chegou quente, como todo malvado verão é. Espero que você tenha um lugar bacana e agradável para ler seus livros físicos ou digitais.
Sem mais, um beijo onde você quiser.


Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Leia on line: www.culturaderoraima.blogspot.com.br
Siga no twitter: @borgesedgar

BRASIL – SURINAME


A Editora UFRR lançou esta semana o livro “Dos caminhos históricos aos processos culturais entre Brasil e Suriname”, organizado pelos professores Reginaldo Gomes de Oliveira (foto) e Andrea Idelga Jubithana-Fernand. Escrito em ingês e português, a obra relata os contatos entre o Brasil e o Suriname, construídos ao longo de cinco séculos. O posfácio do livro aborda o complexo entrelaçamento entre europeus, ameríndios, marrons e garimpeiros revela uma trajetória histórica das relações brasileira e surinamesa.



HISPANIDAD



O 'V Encuentro de la Hispanidad: formación de profesores' acontecerá entre os dias 16 a 19 de setembro. Minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e relatos de experiências constam da programação. Para saber mais, acesse http://ufrr.br/hispanidad/.

CONSULTA PÚBLICA



Mudando o foco da coluna, informo aos caros leitores que a Secretaria-Geral da Presidência da República lançou uma consulta pública para a regulamentação colaborativa da Lei 13.019/2014, que estabelece o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil para as relações de parceria - fomento e colaboração - entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil. Para participar, acesse www.secretariageral.gov.br.

CONCURSO LITERÁRIO

Primeiro Prêmio MIRÓ de Literatura
Informações:
a) Contos
b) Envio por e-mail
c) Inscrições até 04.10.2014
d) Premiação: publicação em coletânea (5 exemplares para cada autor)
e) Regulamento: http://miropropaganda.com.br/2014/08/01/premio-miro-de-literatura-regulamento/

TEATRO E MÚSICA

Dica para este sábado quente: a Mostra Aldeia Cruviana – Cultura de Todos os Povos, apresenta hoje, às 20h, a peça “Sargento Getúlio”, com o grupo teatral Nu (BA). Será no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana, com ingressos a R$ 5 e R$ 10. Outra programação bacana é  o Guiana Day “Rupununi Music Festival”, que será promovido no domingo, das 17h às 22h, também no Sesc Mecejana.


ROCK NA PRAÇA



O 8º Festival da Independência, evento idealizado pelo Coletivo Canoa Cultural, acontece neste sábado na praça do igarapé Mirandinha, bairro Caçari, a partir das 20h30. As atrações musicais serão as bandas Dr Yoko, Míssil Javali, Turtle Attack e Projeto Churras.

E-BOOKS NA FAIXA

Olha a relação de sites que disponibilizam obras para download gratuito e, juridicamente falando, legal: Open Library (https://openlibrary.org/read), Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br), Projeto Gutemberg (www.gutenberg.org), eBooks Brasil (http://ebooksbrasil.org/), Obras raras da USP (www.obrasraras.usp.br/) e Wikisource (  http://pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:P%C3%A1gina_principal).

MANDE NOTÍCIAS

Se você mexe com leitura, livro ou literatura, quer recomendar um livro, divulgar alguma ação nesta área ou simplesmente dizer que a coluna está uma porcaria, não se acanhe. Expresse-se pelos e-mails culturaderoraima@gmail.com e edgarjfborges@gmail.com. O mínimo que pode acontecer é nada acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário