sábado, 4 de outubro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 114, de 03.10.14

PRÓLOGO


Hoje trazemos uma página especial, mostrando os momentos bacanas de um sarau que rolou na XXIII Feira de Ciências de Roraima. Mostra prozamigos e prazamigas como é lindo esse negócio de fazer atividades literárias na rua, na praça e no parque.

Beijos na bochecha,
Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar



MUSEU DA IMPRENSA

A 17ª edição do concurso nacional do Museu da Imprensa de Desenho, Redação e Artigo está com as inscrições abertas até 31 de dezembro.  O certame distribuirá 30 mil reais em prêmios. Podem participar estudantes de todos os níveis de ensino, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de todo o país. Professores dos alunos vencedores também serão premiados.

ACESSIBILIDADE

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 138/2014, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE),  quer criar legislação para implantar programas de software que facilitem o acesso de pessoas com deficiência visual aos computadores nas bibliotecas públicas de todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. O projeto prevê que as bibliotecas reservem espaços exclusivos, com mesas, cadeiras e teclados específicos para uso das pessoas com deficiência visual.

INDÍGENAS

O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro para os cursos de extensão em Língua e Cultura Wapichana e Macuxi As aulas serão ministradas de 11 de outubro a 13 de dezembro. Interessados devem procurar o bloco C do Insikiran, no período matutino, e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100. Os cursos são direcionados aos estudantes indígenas da UFRR e demais interessados.

ACERVO DIGITAL

Está disponível na internet parte do acervo que o ator e diretor Sergio Britto (1923-2011) catalogou ao longo de 65 anos de trajetória artística. Acesse o portal www.sergiobritto.com para conferir um pedaço da memória do teatro e da televisão no Brasil.

LUGARES DE MACHADO

O aplicativo para smartphones e tablets "Rio de Machado" reúne mais de 100 locais do Rio de Janeiro que aparecem na obra do escritor Machado de Assis (1839-1908). O programa apresenta em um mapa as informações que contextualizam cada local em relação à vida e à obra do autor. São mais de 100 pontos listados. Procure na Apple Store e no Google Play.

BLOG NOVO NA ÁREA

 A jovem Hêndria Moura, que já publicou material nesta coluna, abriu um blog de poesias, contos e crônicas. Acessa http://escritorasolitarianomundo.blogspot.com.br/ e confere a produção da moça. Mas antes disso, olha este poema de sua autoria:

Fiz-me poeta

De olhos fechados consigo sentir,
Da melhor maneira possível.
O inexplicável ou sem sentido,
À flor da pele, explosivo!

"Poetas não amam, ou não sabem fazê-lo".
Bobagem, amar não segue um protocolo.
Olhe bem, até mesmo um bêbado
Sabe pedir ou oferecer o seu colo.

Há tantas coisas e tantos caminhos,
Mas é tão difícil encontrar um só lugar...
É como um estranho em busca do seu ninho,
Escondendo a dor de seu breve respirar.

Não sei de tudo, e nem hei de saber.
Não quero ser a dona da verdade.
Isso nem existe, mas pode parecer.
Eu só ando em busca de liberdade.

As palavras gritam em meu caderno,
E giram em minha mente, desconexas.
O que elas dizem torna-se eterno,
Mostrando-se ou não complexas.

Procuro, procuro, mas procuro em círculos.
A confusão me enche e me afeta.
Parecem beber veneno líquido,
Enquanto me escutam dizer: fiz-me poeta.


INTERVENÇÕES LITERÁRIAS

Em parceria com a UERR, o Coletivo Arteliteratura Caimbé promoveu no dia 26.09, como parte da programação da XXIII Feira Estadual de Ciências de Roraima, a edição de setembro da Lona Poética e o IV Encontro de Cordelistas de Roraima. Além disso, distribuiu gratuitamente cerca de 300 cordeis e livros de poesia e prosa.  Confere como foi essa mistura fantástica de ciência e literatura no Espaço Literário:



 Estudantes leram obras de escritores locais, como o da poeta Zanny Adairalba



 
O cordelista Otaniel de Souza participou do IV Encontro de Cordelistas e teve seu mais novo cordel distribuído para estudantes e professores

Recitando poemas próprios, o jovem Brendo Vieira passou o seu recado

 
O escritor Rodrigo de Oliveira também mostrou sua literatura de cordel para o público da feira

 
Frequentadora dos saraus do Coletivo Caimbé, Hêndria Moura recitou seus textos no parque Anauá


Momento de registrar a participação da literatura na feira de ciências


 
No final do evento houve distribuição gratuita de 300 obras de autores locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário