sábado, 25 de outubro de 2014

Coluna Rede Literária, edição # 117, de 25.10.14

PRÓLOGO

Salve, povo lindo!
Hoje temos uma coluna noticiando sarau, leitura de HQs, dança e um monte de estudantes recebendo premiação por investirem um tempo escrevendo redações.
Chega mais e espalhas as boas novas.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

SARAU



Neste sábado, se não chover, rola a edição de outubro do Sarau da Lona Poética, promovido pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé. O evento vai acontecer das 18h às 20h na praça do igarapé Mirandinha, bairro Caçari. Para comemorar a passagem do mês das crianças, o coletivo vai distribuir doces para os participantes. Também haverá troca de livros e exposições de poemas. Vai ser bonito.


DANÇA

Depois do Sarau da Lona Poética, a boa do sábado é ver, a partir das 20h, a bailarina catarinense Elisa Schmidt apresentar o premiado espetáculo solo "Entre Terras" no teatro Jaber Xaud, Sesc Mecejana. A entrada é franca. Domingo, no mesmo horário e lugar, será feita mais uma apresentação.  A foto é de Eneléo Alcides.



LEIA E SEJA PAGO

O escritor James Frey decidiu explorar o lado lançou o projeto “Endgame: O Chamado - um romance do século 21”, que esconde pistas que levarão a um prêmio de US$ 500 mil para o primeiro leitor que resolver seu mistério.

HERANÇA

O poeta Aldenor Pimentel teve seu poema "Herança Negra" selecionado pelo projeto Declame para Drummond - 2014, que, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, promove a circulação de poesia autoral e a formação de público nas cidades e nas redes sociais. Confira o texto e veja mais dele em www.artedealdenorpimentel.blogspot.com.br:
Herança negra 

 Eles chegaram aqui escravos e transformaram o País
E agora a negritude está em todo e qualquer canto
Música, literatura, culinária, religião
Difícil é dizer onde seus traços não estão
Até a Língua Portuguesa não é mais a mesma
Filho mais novo agora é caçula
Comida gostosa é quitute
Música animada é batuque
Quem quer carinho faz dengo
E quem imaginou que, um dia, a senzala faria do Brasil a sua grande casa?

GUIANAS

Na próxima quinta será lançado o livro “A Brief Political History of the Guianas: From Tordesillas to Vienna”, escrito pelos pesquisadores Maria Odileiz Sousa Cruz e Lodewijk Hulsman com a colaboração de Reginaldo Gomes de Oliveira.  Às 20h, no auditório do CCH da UFRR. O livro aborda a historiografia das Guianas.

SEMANA DE LETRAS

A XII Semana de Letras da UFRR será realizada entre os dias 3 e 7 de novembro, Com o tema “Linguagens da violência: dos impulsos amorosos à barbárie”. As inscrições podem ser feitas no bloco I da UFRR ou na coordenação do curso de Letras da UERR.

QUADRINHOS NA PRAÇA

Outra boa para este sábado, também caso não chova, é participar do encontro que a turma do Comics Fãs RR realiza todo sábado na Praça das Águas para fazer leitura de HQs com o público. A partir das 18h, o pessoal estará lá com as suas revistas para compartilhar experiências sobre o fantástico mundo dos super-heróis.

PRÊMIO DE REDAÇÃO



As estudantes Johana Rainara Ferreira Bispo, Fernanda Fernandes Coelho Ferreira e Débora Kaline da Silva Lopes, além de Williane Lopes Soares Costa, foram as grandes ganhadoras do Prêmio FIER de Redação 2014, entregue no dia 14 de outubro.


MAIS PREMIAÇÃO



Com título “Ser senador é ser cidadão”, a  aluna Bruna Silva Figueira de Souza, da escola estadual Maria das Dores Brasil, foi a vencedora de Roraima do 7º Concurso de Redação do Senado Federal.  A estudante foi orientada pelo professor de Língua Portuguesa Marcos Antonio Abreu Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário