sábado, 7 de fevereiro de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 129, de 07.02.15

PRÓLOGO
Esta semana a cultura roraimense perdeu uma figura responsável por ações importantes em diversas áreas, inclusive na literária. A morte por afogamento do professor universitário Rafael Oliveira, que atuou como editor da Editora da UFRR e atualmente era diretor da Fundação Ajuri, deixa um vazio no quadro das pessoas que assumem competentemente funções administrativas na área da gestão cultural em nosso Estado.

Aos familiares e amigos, os pêsames.

 Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar POEMA


CHOQUE

 Venta
e a gota ínfima
tremula sobre a folha
que torra sob o sol...

é assim
de fragilidade bruta
a existência que nos ilude
infinita de possibilidade e brilho.

Ela cai
num átimo some no chão:
nem sinal.

e não há silêncio:
é um zumbido louco que me ataca
cega, ensurdece, aniquila
faz chorar...
sempre choca
a lembrança incômoda de que o fim
sim,
pode estar em qualquer lugar.


Texto da poeta Elimacuxi.


AUDIOLIVRO




 Olha só que legal: está disponível para audição e download o audiolivro Colcha de Retalhos, de  Rodrigo Domit.  A obra é uma produção coletiva com foco na acessibilidade da literatura para pessoas cegas, com baixa visão ou outras dificuldades para leitura. Para conhecer a ideia, clique em http://bit.ly/audiolivro.


MOBILIZAÇÃO



Se você também fica indignado com a situação em que se encontra o museu, fica o convite para a próxima sexta-feira (13): o curso de Artes Visuais da UFRR vai promover o Evento de 30 anos do Museu Integrado de Roraima (MIRR). O objetivo é discutir a situação do MIRR, que está prestes a completar 30 anos de fundação e encontra-se fechado para visitação pública.


PROGRAMAÇÃO

 A mobilização terá atividades no campus Paricarana da UFRR e no parque Anauá. Às 14h será feita, no auditório Alexandre Borges, uma mesa-redonda para discutir as perspectivas para o espaço. A partir das 17h, em frente ao prédio do MIRR, haverá atividades artístico-culturais e a divulgação de ações previstas. Às 18h, fechando o evento, os presentes darão um abraço simbólico no MIRR.


SEMANA
Falando em museus, estão abertas até 22 de fevereiro as inscrições para a 13ª edição da Semana de Museus, que ocorrerá entre 18 e 24 de maio. Museus e outras entidades culturais podem se inscrever para participar da ação, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e realizada em todo o país. O tema deste ano será “Museus para uma sociedade sustentável”.



PUBLICAÇÕES

 O Ibram tem três novas publicações disponíveis em sua página para consulta ou download gratuito: “Museus e a Dimensão Econômica: da Cadeia Produtiva à Gestão Sustentável”, “Encontros com o Futuro: Prospecções do Campo Museal Brasileiro no Início do Século XXI” e “Museus e Turismo”.  Acesse todas as publicações no site www.museus.gov.br.


VISUAL


Obra do poeta visual Avelino Araújo.



CURSOS

A UFRR publicou o edital de matrículas nos cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Português para Estrangeiros e Mandarim que serão ofertados no primeiro semestre de 2015.1. As inscrições dos iniciantes e veteranos serão realizadas de 17 a 27 de fevereiro. São ofertadas 20 vagas para cada módulo, sendo quatro para candidatos contemplados com a isenção. As aulas iniciarão nos dias 16, 17 e 18 de março de 2015. Para mais informações acesse o edital no site http://www.nucele.ufrr.br/.



COMPRE CONTOS




Pessoas bonitas, este é o meu livro. Se quiserem, passem nas livrarias Saber ou UFRR para comprar ou então peçam por e-mail, movimentando a economia do livro em Roraima e me ajudando a espalhar contos por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário