sábado, 28 de fevereiro de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 132, de 28.02.15

PRÓLOGO
Gente bonita,
Taí a coluna, toda de vocês. Espero que façam bom uso. Se não fizerem, me avisem para entrar nessa folia juntos.
Beijos useiros,
Edgar Borges

Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar


PENSANDO AS UNIVERSIDADES

O livro “Pensar e Construir a Universidade no Século XXI”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Roraima, será lançado no dia 6 de março na Universidade de Aveiro, Portugal. A obra foi organizada pelos professores doutores Roberto Ramos, da UFRR, e Jorge Bonito, da Universidade de Évora, também de Portugal. Quem quiser ler os artigos pode adquirir a obra na Livraria da UFRR.

FESTANÇA


Hoje tem festa na mansão do escritor Eroquês Velho, poeta e declamador gaúcho de nascimento e roraimense por opção. A coluna o parabeniza e deseja longos anos de produção literária.

LINHA E CORTE


Até o dia 30 de março será possível conferir na Galeria de Artes Franco Melchior, Sesc Mecejana, a exposição em gravuras do artista plástico Lasar Segal - Poesia da Linha e do Corte. Agende-se de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

GTAP              
  
A Secult (Secretaria Estadual de Cultura) está com inscrições abertas até o dia 5 de março para que membros da sociedade civil e entidades representativas ligadas ao segmento de Arte e Cultura façam parte do Gtap (Grupo Técnico de Avaliação de Projetos). São nove membros titulares e nove suplentes, com representatividade do Governo do Estado por meio da Secult, do Conselho Estadual de Cultura e da sociedade civil organizada. A função é realizar a análise técnica dos projetos culturais beneficiados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

COMO PARTICIPAR

As inscrições para o Gtap serão realizadas na sede da Secult, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, das 7h30 às 13h30. Os candidatos devem apresentar originais e cópias, ou cópias autenticadas, da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documento da instituição ao qual representam. Conforme a legislação, os membros do Gtap não são remunerados pelo exercício de suas atividades.                 

VIAGENS

 
Está aberto o cadastro de artistas do Ministério do Turismo para artistas que tenham interesse em fazer apresentações com cachê custeado por repasse da pasta. Os recursos só poderão ser destinados a eventos gratuitos, comprovadamente tradicionais e de notório conhecimento popular. Saiba mais: http://goo.gl/80lRM0.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

TEM VAGAS

Formados em Letras, se liguem: a UFRR recebe até 5 de março as inscrições no processo seletivo simplificado aberto para contratar dois professores substitutos para o Colégio de Aplicação na área de Língua Portuguesa. Os selecionados terão remuneração de R$ 2.764,45 mensais. O edital e seus anexos podem ser consultados na página www.progesp.ufrr.br, opção Seleções e Concursos/ Concursos e Seleções 2015.

INTERVENÇÃO


Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, uma intervenção multicultural chamada “Mulheres em Forma” está sendo organizada por uma turma do curso de Artes Visuais da UFRR e vai rolar na próxima sexta-feira (6.3), das 14h às 20h, na avenida Jaime Brasil, em frente à Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller. A intenção é promover a reflexão sobre a figura feminina e sua representação para a sociedade. Se quiserem participar expondo alguma poesia, escultura, pintura ou afins, liguem para 99115 9195 ou 99154 4656. Poetas, declamadores e músicos já podem sentir-se convidados para a parte do sarau, que vai rolar das 17h em diante.

SOCIOAMBIENTALISMO


Robson Oliveira de Souza e Luís Fernando dos Reis Guterres, professores da Universidade Estadual de Roraima (UERR) são coautores do livro “Socioambientalismo de Fronteiras - Relações Homem-Ambiente na Amazônia (volume III)”, que contou com a participação de pesquisadores das universidades federais de Roraima e Amazonas, sob a coordenação dos professores Edson Damas da Silveira e Serguei Aily Franco de Camargo. Robson e Luís Fernando elaboraram um artigo sobre a pesca esportiva no rio Branco.

PÊSAMES    


Na última quinta-feira (26) faleceu o poeta e declamador de grande presença Dagmar Viera Ramalho. Sempre muito educado e sorridente, em várias ocasiões participou de eventos literários promovidos pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, a exemplo do Sarau DoQuintal, conforme registrado na imagem. À família, os nossos pêsames.

COMPRE CONTOS



Pessoas bonitas, este é o meu livro. Se quiserem, passem nas livrarias Saber ou UFRR para comprar ou então peçam por e-mail. O blog do livro, caso queiram saber mais da obra: http://livrosemgrandesdelongas.blogspot.com.br/.

DOE LIVROS

Tem exemplares de histórias em quadrinhos ou livros literários (não técnicos nem didáticos) e quer fazer o bem ao próximo? Então doa parte deles para a campanha de coleta de livros e HQs que está sendo feita pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé para ajudar na implantação de bibliotecas comunitárias em Boa Vista e nas comunidades indígenas de Roraima. Para combinar a entrega do material, é só escrever para coletivocaimbe@gmail.com, deixar mensagem na fan page www.facebook.com/coletivocaimbe ou ligar 991114001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário