quinta-feira, 7 de maio de 2015

Coluna Rede Literária, edição # 141, de 07.05.15

PRÓLOGO

Cheio de dores no pulso esquerdo, chegamos doloridos à edição 141 da coluna Rede Literária. Esperamos que seja de seu agrado. Se não for, não morreremos por conta disso. Tchau, que escrever dói.

Beijos tendiníticos,

Edgar Borges
Leia on line: www.culturaderoraima.blogspot.com.br
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com/edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

#‎AJUDEaLAI‬‬


O grupo de fotógrafos Zona Da Fotografia Roraima entrou na campanha ‪#‎AjudeALai‬‬ e vão rifar um ensaio fotográfico com 20 fotos em arquivo digital. Todo o valor arrecadado será destinado ao tratamento da Lai Dantas. O sorteio é dia 31/05 e o valor da rifa é de apenas R$ 5,00. A venda está funcionando individualmente para cada fotógrafo. São nove ensaios diferentes. A ideia é fazer o cliente escolher seu fotógrafo comprando a rifa de quem quer como autor dos cliques.

COMO COMPRAR

Peça a rifa diretamente com o fotógrafo de sua escolha pelos seguintes telefones: Vitória Barreto - 99135 1385 // Rodrigo JC - 99157 7027 // Hélio Holanda - 99136 0011 // Chairo Erlan - 99162 6022 // Renato Castellar - 99142 8265 // Brunna Alencar - 99148 6841 // Raafuska Guimarães - 99111 0133 // Thárin Radín e Leandro PX - 99146 6446 (com Camila Thaís). Participe e #AjudeALai.


PROFICIÊNCIA


A UFRR ublicou edital para o processo de aplicação de exame de proficiência em leitura das línguas espanhol, inglês, italiano e francês. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. As inscrições ocorrerão até 15 de maio. O teste será no dia 20 de maio e é aberto ao público em geral. Leia o edital em www.nucele.ufrr.br.


OLHARES POÉTICOS



Será lançado nesta sexta-feira (8) o livro “Olhares Poéticos”, resultado do Projeto Sarau Literário, desenvolvido desde 2010 pela professora Aline Cavalcante Ferreira com alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Roraima. A obra tem 86 poemas  de 20 estudantes. Anote e participe: às 18h30, no auditório do IFRR, com um sarau literário. O livro não será vendido por se tratar de uma ação de um projeto que faz parte de um programa institucional, mas será distribuídos para alunos, professores e as bibliotecas do IFRR, da UFRR e Pública do Estado.


TEORIA DA CULTURA

Faça o download gratuito do livro "Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares”. Esta obra reúne quinze artigos de autores da UFBA e convidados que analisam a temática cultural a partir de diferentes perspectivas, disciplinas, tempos e lugares. Organizado por Gisele Nussbaumer e reunindo nomes como Antonio Rubim, Isaura Botelho, Paulo Miguez, Heloisa Buarque de Holanda, o livro foi lançado em 2007 pela Editora da Ufba: http://migre.me/9LatX.

SELEÇÃO



A Fundação Ajuri lançou edital de seleção de professores orientadores para projetos do Curso de Extensão em Gestão Cultural, resultado de uma parceria da UFRR e o Ministério da Cultura (MinC). Podem participar do seletivo servidores da UFRR com experiência na área de orientação de trabalhos acadêmicos e coordenação de projetos de pesquisa e extensão.
As inscrições terminam nesta  sexta, 8 de maio. Saiba mais: http://bit.ly/1OTJSw3.


PREMIADO

O conto de Aldenor Pimentel, 'O dia em que meus escritos já não eram meus', ficou em 3º lugar no I Concurso Literário ICBIE 2015, na categoria Conto. O ICBIE (Instituto Cultural Brasil Itália Europa) recebeu 58 obras para o concurso literário do Leiturarte, projeto do instituto que foi contemplado pelo Edital Arte em Toda Parte Ano II da Fundação Gregório de Matos, órgão da Prefeitura de Salvador. As obras premiadas serão publicadas pela Editora Pinaúna. 'O dia em que meus escritos já não eram meus' foi a única obra premiada da Região Norte.

POLO ARTE

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) promove nesta sexta, 8 de maio, o lançamento do quarto volume do Caderno de Extensão “Arte na Escola, Polo Arte da UFRR: Experiências na formação docente”. Organizado pelas professoras Pétira Maria Ferreira dos Santos e Maria da Conceição Lopes, a obra reúne 30 artigos que abordam temas relacionados a práticas de arte e cultura nas escolas. O lançamento será às 19h, no Espaço de Cultura e Arte União operária, localizado na avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro.


CONTO


Passeava por suas memórias de infância: Brincava de capturar girinos num dos terrenos alagadiços pela vizinhança. Sabia que eram girinos, mas fantasiava lindos e coloridos peixinhos, como aqueles que vira no aquário do dentista. Acreditava que os vidros de conserva com água de chuva, pedrinhas, areia e plantinhas colhidas no parquinho da pracinha, eram o próprio oceano. Imaginava nadar naquele paraíso aquático. Mas a voz da secretária o resgatou do sonho:

- O paciente das 14 horas já chegou, doutor.

Pensou que poderia ter escolhido biologia marinha em vez de odontologia.

Conto de Rodrigo Mebs.

INCENTIVO

 

A Secult (Secretaria Estadual de Cultura) recebe até o dia 5 de junho inscrições de projetos culturais que possam ser beneficiados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A proposta é selecionar projetos culturais elaborados por artistas, produtores e empreendedores culturais, interessados em receber apoio financeiro proveniente de incentivo fiscal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Roraima. Pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas no estado de Roraima poderão inscrever até dois projetos. O edital 001/2015 com todas as informações referente as inscrições está disponível no Diário Oficial do Estado e também no site da Secult no endereço www.secult.rr.gov.br.





2 comentários: