quarta-feira, 23 de junho de 2010

Literatura de Cordel made in Roraima



Capa de dois dos livros de Rodrigo


O professor Rodrigo de Oliveira é autor de três cordéis muito bacanas falando sobre música,mitos e fatos históricos de Roraima. Um deles aborda a polêmica aparição de um ET na região sul, motivo de visita de pesquisadores da NASA a São João da Baliza.


Outro fala da conversa que o deus indígena Makunaima teve com o Mário Andrade e que teria inspirado o escritor. As obras têm tiragem reduzida e são bancadas pelo próprio Rodrigo



O cordelista nasceu em 1981, na Cidade de Vitória de Santo Antão - PE, terra de Osman Lins (de Lisbela também), Aguardente Pitú, Berço da Revolução Camponesa e da Batalha das Tabocas.


Rodrigo é neto do poeta popular e contador de histórias Urbano de Souza Costa, "Seu Pirrito" ( como era mais conhecido) de Glória do Goitá - PE.



Em 2008, incentivado pelo irmão gêmeo, o poeta e cordelista Rafael A C de Oliveira, que lhe ensinou-me as métricas e redondilhas, começou a escrever cordel sobre as histórias e belezas naturais de Roraima, estado que adotou para viver e onde trabalha como professor de Engenharia Florestal na Universidade Estadual de Roraima.



Para ler os cordéis de Rodriguo, clique nos títulos:



Lavradeiro



O ET de São João da Baliza (Baseado em histórias reais)


O CÓDIGO MACUNAÍMA ou O Encontro de Makunaima com Mário de Andrade