segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dicas de editais na área da literatura

Amigos da literatura em todas as suas vertentes (criadores, produtores e mediadores), vão aí dicas de editais promovidos pelo Ministério da Cultura para quem ainda não estava sabendo destas oportunidades.

Aproveito para compartilhar uma boa notícia. Saiu nesta segunda (23) o resultado da Bolsa de Circulação Literária da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

O meu projeto Caminhada Arteliteratura, a ser desenvolvido em comunidades indígenas de Roraima e na cidade de Palmares (PE), foi um dos classificados pela região Norte.

Agora é só checar se não aparece nenhuma dívida com a Receita. Estando tudo Ok, vamos circular!
Quem quiser conferir se o seu projeto ou o de um conhecido foi aprovado, o link é este.


Vamos aos editais. Créditos ao setor de jornalismo do Ministério da Cultura, que mantém o site em dia:

Prêmios Literários da Fundação Biblioteca Nacional - Inscrição até 20 de setembro

Os Prêmios, intitulados em homenagem a intelectuais destacados na cultura brasileira, contemplarão os livros, em primeira edição, publicados entre 1º de setembro de 2009 e 31 de agosto de 2010, que estejam em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei n.10.994, de 14 de dezembro de 2004) e que possuam número de ISBN International Standard Book Number).

Confira aqui o edital Mais informações: (21) 2220-2057 e no e-mai lcgll@bn.br (indicar no assunto Prêmio Literário 2010).

Edital do Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros - Inscrições até 16 de outubro

O Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 - 2º semestre objetiva difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior.

O Programa concede bolsas de tradução a editoras nacionais e estrangeiras, com a finalidade de apoiar a tradução do autor brasileiro.

É instituído pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio
da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Coordenadoria Geral do Livro e da Leitura (CGLL), em conexão com a Coordenadoria Geral de Pesquisa e Editoração (CGPE).

Confira aqui o edital

Para esclarecimento de dúvidas, entrar em contato através do telefone +55 212220-2057 ou pelo e-mail cgll@bn.br (indicando no assunto: Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010 - 2° semestre).

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva - 2010 - Inscrições até 20 de setembro

atualizado em 06 de agosto de 2010
Confira a portaria nº257 de retificação do prazo de inscrição


A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Instituto Camões, a Direção Geral das Artes e o Teatro Nacional D. Maria II, de Portugal, lançam o Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva.

Criado para incentivar a escrita dramática e o surgimento de novos autores, além de reforçar a cooperação entre Brasil e Portugal, o programa estabelece um prêmio no valor de 15 mil euros para o autor da obra vencedora. O texto escolhido será também editado nos dois países.

Inicialmente, serão selecionados oito textos, quatro do Brasil e outros quatro de Portugal. A escolha será feita por duas comissões, em cada um dos países. Na etapa seguinte, um júri, formado por três especialistas brasileiros e três especialistas portugueses, vai avaliar os projetos selecionados e determinar o vencedor.

Podem concorrer ao Prêmio cidadãos brasileiros ou estrangeiros naturalizados, com um ou mais textos originais. O projeto, com o título da obra e o pseudônimo do autor, deve ser enviado, através dos Correios, para a Coordenação de Teatro da Funarte.

As inscrições podem ser feitas até 20 de setembro.
Confira o edital e o anexo: Edital

Formulário de Inscrição

Mais informação: teatro@funarte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário