quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escola 13 de Setembro realiza a 12ª edição da Mostra Poética

Professor Aldair Ribeiro é um dos organizadores do evento

Publicado originalmente no blog O Tiquiri, do jornalista Oiran Braga.


A Escola Estadual 13 de Setembro, realiza no dia 27 agosto 2010, às 14h30, no pátio da Escola a 12ª edição da Mostra Poética – Poesia e Contos, com poesias e contos de autoria dos alunos do Ensino Fundamental.

De acordo com o professor Aldair Ribeiro, coordenador do projeto, a Mostra é parte integrante do calendário da escola e na sua 11ª edição no ano passado apresentou uma inovação: além das poesias, também concorreram os melhores contos, criados pelos alunos.

Para o educador o ensino de poesia e contos na escola propicia muitos benefícios para o aluno que cria, lê e declama poemas/contos. “A poesia e o conto realizam um aprimoramento lingüístico fino e amplo ao mesmo tempo, desenvolve a expressão e a socialização, com esses gêneros literários se constrói a consciência da própria realidade através do processo de produzir e filosofar sua poesia e seu conto e as poesias e contos de autores consagrados”, afirmou Aldair.


Pensando nesse referencial, a escola Estadual 13 de Setembro criou há 12 anos a “MOSTRA POÉTICA DA ESCOLA 13 DE SETEMBRO – POESIA E CONTOS”, um concurso de poesias e contos, escritos e declamados, de autoria dos próprios alunos.


Finalidades

A Mostra tem as seguintes finalidades: estimular a produção literária dos gêneros poesia e conto; promover o aparecimento de talentos literários (escritores e declamadores); aprimorar os usos criativos da língua escrita e falada; estimular sensibilidade, criatividade, criticidade, capacidade de abstração e capacidade expressiva; discutir aspectos filosóficos-sociológicos nos trabalhos apresentados na mostra; promover expressão de sentimentos, idéias e opções individuais; identificar e aperfeiçoar elementos gramaticais, literários e artísticos presentes nas poesias e contos; difundir na comunidade escolar a importância da arte e da literatura na formação intelectual e da cidadania; promover uma expressão crítica e criativa da realidade dos alunos; entender a expressão literária como fonte de informação, prazer e conhecimento.

Doze anos de lutas


Aldair explica que durante estes anos passados a escola têm sugerido que a Secretaria de Educação Cultura e Desporto (SECD) criasse um evento estudantil voltado para a criação e declamação poética, no âmbito estadual, pois a Escola 13 de Setembro é a única no Estado que faz essa Mostra regularmente.


A sugestão obteve resultado em 2009: a SECD através do comitê estadual do PROLER e do Programa CAMINHADA LITERÁRIA realizou o 1° Concurso Estadual de Poesia profa. Liene Aguiar da Silva voltado para o público estudantil e utilizando a metodologia da escola 13 de setembro e o nosso edital de 2008 como modelo.

Resposta do Público

Nesta 12ª Mostra foram inscritos 59 poemas e 7 contos. Destes, foram selecionadas 20 poemas e 3 contos finalistas, que estão expostas na escola, e cujos vencedores serão conhecidos no dia 27 próximo às 14:30hs. No evento, as poesias finalistas serão também declamadas pelos autores ou por declamadores por eles autorizados. Na modalidade interpretação, a premiação será dada para o intérprete da poesia, seja ele o autor ou não.


Outras informações 3623 1122, 9964 1934, 91144696 , Com Aldair Ribeiro ou Romulo Bonates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário