sábado, 21 de julho de 2012

Coluna Rede Literária, edição 6, de 21.07.2012

PRÓLOGO

E chegamos às férias, quando todo estudante que não viaja vai para a frente da TV, ficar hipnotizado. Sabia que a leitura é apenas a sétima opção de lazer do brasileiro? Pensa em qualquer coisa e ela estará como alternativa secundária. Depois ninguém sabe de onde vem o nosso subdesenvolvimento. É por isso que lá em casa de vez em quando desligo o televisor, ligo o som e vou ler um livro para meu filho de 4 anos. O bom costume deve começar cedo.


VISUAL



Esta é para desmistificar de vez que toda poesia visual precisa ter palavras. A obra é do poeta visual, escritor e fotográfo espanhol Toni Prat. Tem mais um tanto aqui. Olha este vídeo mostrando outros trabalhos do artista:





CURTI!


"Faz poucos dias que terminei a leitura de 'A política nos quartéis - revoltas e protestos de oficiais na ditadura militar brasileira', de Maud Chirio, Editora Zahar (2012). O livro trata de um tema pouco falado e muito menos estudado, ou seja, os grupos políticos existentes nos quartéis brasileiros durante o regime militar. A tendência tem sido bipolarizar as relações políticas entre os militares: de um lado os generais do povo, e do outro lado os golpistas. Entretanto, conforme a pesquisa de Chirio, a composição vencedora em 1964 estava muito longe de ser um agrupamento homogêneo. Antes mesmo do golpe, divergências que se tornariam inconciliáveis estavam presentes, aprofundadas com o exercício do poder e com as novas possibilidades decorrentes do mesmo. É uma leitura indispensável para quem procura a História do Brasil."

Cleber Franklin é professor universitário.


CONCURSOS LITERÁRIOS
Concurso de Contos do SESC-AM

Informações:
a) Concurso de contos
b) Apenas para autores sem livros publicados e residentes no território nacional.
c) Prazo: 28 de setembro de 2012

Premiação:
I) 1º lugar: Notebook; 2º lugar: IPOD; e 3º lugar: Kit de livros
II) Todos os 3 primeiros colocados receberão 20 exemplares da antologia e certificados
III) Os 15 classificados participarão da antologia 


Leia o regulamento completo clicando nesta palavra.


PEQUENIN@S


O amor

É verdade que me procurastes? Ela perguntou enquanto semeava. O cheiro da terra, as sementes na mão dela e o iniciar do dia. Ele pediu que ela parasse um pouco. Precisavam conversar.

Ela ergueu os olhos.

Ele sentou-se numa pedra e disse que precisava falar do amor que o tempo não congelou embora o inverno tentasse. Ela sorriu, abaixou os olhos e continuou a semear. Então ele disse que bom seria se o amor fosse como uma daquelas sementes que a terra se encarrega de destinar.

Ela ergueu novamente os olhos e disse:

assim é.

Uma revoada de pardais encerrou a conversa.

Mara  Paulina é professora em SC e autora de Laços do Diário, Disputas Antigas e outras citações e A Voz de Chapecó, pesquisa em História. Vá para seu blog.


POESIAS EM VÍDEO 

Desta vez destacamos o trabalho da poeta Zanny Adairalba, autora que também se aventura no audiovisual. Checa o "Versos Populares" e o "Depois da Chuva".



Versos populares



Depois da Chuva



PROMO

A Livraria Saber abriu um queimão de livros com descontos de até 25% numa pá de títulos. A promoção vai até o fim do mês. Chega lá e vê se te encantas por algum. É na avenida Ville Roy, 4896. Fone:3224 6047.



GELADEIROTECA


 Na Praça das Bandeiras, região central de Araraquara (SP), uma geladeira quebrada virou biblioteca. Nas prateleiras, ao invés de condimentos e comida, estão livros. Qualquer pessoa pode pegar para ler, levar para casa, trocar um exemplar do acervo por outro. Em qualquer praça de Roraima ficaria legal uma dessas, né? A foto é de Felipe Turioni, do G1. 


POLÍTICA CULTURAL 

Interessado em contribuir com o debate para boas políticas culturais na área da Literatura, Livro e Leitura? Sim? Beleza. Então entra até 8 de agosto no site do Ministério da Cultura e faz o teu cadastro como eleitor e/ou candidato a ser votado nas próximas eleições do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, do Conselho Nacional de Política Cultural. O formulário pode ser acessado neste link.


DE GRAÇA 

O Instituto Moreira Salles publica os Cadernos de Literatura Brasileira desde 1996. Em cada volume há entrevistas, ensaios, depoimentos, manuscritos inéditos e registros fotográficos sobre a vida, a obra e o universo de escritores contemporâneos. É possível consultar de graça quase todas as ediçoes. Acessa  e se delicia. 


ALFABETIZAÇÃO 

O Ministério da Educação publicou portaria no Diário Oficial da União estabelecendo as regras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O programa será lançado em breve para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Redes municipais e estaduais terão que aderir ao programa para poder receber recursos e o apoio técnico do MEC. Estão previstas a capacitação dos professores alfabetizadores, pagamento de bolsas aos docentes e a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização. 


DAS ANTIGAS 



Para quem gosta de cartazes antigos, este veio de um álbum do Flickr, o Retro Library Posters, só com coisas dos anos 1960.

Um comentário:

  1. Ler? pra quê? Pra aprender coisas boas? Pra aprender a não ser manipulado, a ter senso crítico, a ser politizado? Porque inteligente todos somos, o problema é utilizar isso de forma construtiva. Então, com a cultura da dominação na qual vivemos, porque o governo iria se interessar em educar o povo? E olhe que os livros têm isenção de imposto. Ah, os em meio eletrônico continuam sendo tributados... mas isso é assunto pra outra postagem.

    ResponderExcluir