segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Coluna Rede Literária, edição 9, de 11.08.12

PRÓLOGO

Salve, querid@s leitor@s. A semana foi bacana? Beleza! A minha também. Fiquei em quinto lugar no II Concurso Literário das Farmácias Pague Menos. Eram mais de dois mil participantes de todo o país. Ganhei um dim-dim e a minha poesia Valentes agora faz parte de uma coletânea impressa e digital. Bacana, né? Bem que empresas e o poder público local podiam promover concursos literários também.

Bom dia a tod@s.


Edgar Borges
culturaderoraima@gmail.com
@borgesedgar


VISUAL


Obra de Marcelo Sahea, poeta, performer, artista visual e sonoro carioca radicado em Porto Alegre. Muito mais dele em seu site.



CURTI!


“Acabo de ler 'Uma Breve História do Mundo', do autor australiano Geoffrey Bailey, eminente professor de história da Universidade de Harward. Nele, Bailey faz um resumo da história da humanidade, desde o homem erectus até os dias atuais.

Através de suas pesquisas podemos constatar que a humanidade foi sofrendo constantes mudanças através dos milenios e que vários fatores influenciaram para que isso acontecesse. Fatores como doenças, guerras, grandes descobertas, religião, as grandes navegações, a agricultura intensiva, etc...

O livro é uma aula de história, vista de um ângulo diferente. Recomendo.”


Bruno Garmatz é jornalista e escritor.



CONCURSOS LITERÁRIOS
Prémio Literário Hernâni Cidade 2012
Informações:

a) Concurso de ensaios, com inscrições até 17.08.2012.

b) Subordinado ao tema: "Cabe, porventura, à literatura uma função social?"

c) Aceita inscrição por e-mail

d0 Premiação: I) 1º lugar: 750 Euros; 2º lugar: 375 Euros; e 3º lugar: 250 Euros

Regulamento completo aqui.



PEQUENIN@S

Adelaide
Fim do expediente.

Adelaide organiza suas coisas escutando os colegas de trabalho comentarem sobre as festas que ocorrerão no fim de semana. Sai do trabalho direto para o mercado mais próximo. Compra duas garrafas de vinho e três pizzas congeladas. Comenta com o caixa que vai receber os amigos em casa.

Pega o ônibus, um operário aperta sua bunda, segue seu caminho. Chega em casa, coloca uma pizza pra esquentar, liga o computador e abre uma garrafa de vinho.

- Que comece a festa!

Ela diz baixando mais um podcast.


Conto de Ágda Santos, que publica prosa e poesia no blog Papel de Sêmica. Chega aí.
(Mande seu poema ou miniconto + brevíssimo perfil para esta seção: culturaderoraima@gmail.com)


INDÚSTRIA DO CONHECIMENTOAtenção, turma do bairro Tancredo Neves e vizinhança, tem um espaço legal para vocês na Praça Mané Garrincha. Funcionando desde 2009, a biblioteca Indústria do Conhecimento disponibiliza gratuitamente livros de literatura infantil, livros didáticos e internet para pesquisa escolar. O projeto é do Sesi Roraima e funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h30 às 20h. Aos sábados, das 8h às 13h. Vai lá.


NUVEM DE LIVROSEsse é o nome de uma biblioteca virtual que disponibiliza para consulta um acervo de quase 6,5 mil publicações (livros, áudiolivros, vídeos e games educacionais). As obras podem ser visualizadas nas plataformas Apple, Android, Windows 8 e Web, mas não dá para baixar nada. O projeto já tem 800 mil assinantes. Para ter acesso é preciso pagar uma assinatura de R$ 1,99 por semana ou R$ 4 por mês.


RECOMENDANDO

Um blog que desde 2008 apresenta alguns dos livros que todo mundo deve ler depois de morrer. Isso mesmo, não é “antes”, mas “depois”. Esta é a proposta do Livros Que Você Precisa Ler . Acesse e veja a quantas anda o seu conhecimento sobre obras que não aparecem na lista dos mais vendidos.


LEIA MAIS, SEJA MAIS


O Governo Federal lançou no começo deste mês a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. Focada, principalmente, em homens e mulheres na faixa de 18 a 49 anos, nas classes C, D e E,  quer  fomentar e valorizar os hábitos de leitura, além de incentivar o uso das bibliotecas públicas em todo o país. O público-alvo representa cerca de 38 % da população brasileira. Caso você queira ouvir, ver ou ler o material publicitário da campanha, clique aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário