terça-feira, 28 de agosto de 2012

UFRR e Funarte realizam oficina de dança em Boa Vista

A partir desta quarta, 29 de agosto, estão abertas as inscrições para a Oficina “Ritos Contemporâneos da Dança em Roraima”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Fundação Nacional das Artes – (Funarte-RJ).  A oficina tem o objetivo de promover a experimentação de danças que fazem parte do repertório de expressão do povo brasileiro, despertando no público-alvo suas potencialidades corporais, vocais e rítmicas. 

Visa ainda integrar e valorizar os saberes tradicionais pessoais e coletivos, em sintonia com a tradição local. A proposta é  incentivar a pesquisa, identificação, respeito e vivência do repertório simbólico das tradições populares e ancestrais da cidade de Boa Vista e Estado de Roraima.

A oficina terá carga horária de 20 horas e  será ministrada pela instrutora da Funarte-RJ, Daraína Pregnolatto, Diretora Geral do Grupo de Cultura Popular “Gaimbê” (Pirenópolis-GO). 

A oficina será realizada no período de 11 a 14 de setembro de 2012, no Centro de Desenvolvimento do Servidor (CDS-UFRR).

As atividades da Oficina iniciam na terça-feira (11/09) às 14h e terminam às 18h. Na quarta-feira (12/09), as aulas acontecem no período da manhã e da tarde (8h às 12h e das 14h às 18h). E na quinta-feira (13/09) e sexta-feira (14/09), as atividades acontecem somente no horário das 8h às 12h.

Para participar da oficina não é necessário ter experiência anterior em dança. Podem se inscrever alunos e servidores da UFRR e pessoas da comunidade em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na sala do Departamento de Cultura e Esporte (DCULTE), campus Paricarana, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado das inscrições confirmadas será divulgado no dia 06 de setembro, no site da UFRR, no link da Extensão.

As atividades desta ação estão sendo coordenadas pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) por meio do DCULTE e da Coordenação de Assistência Estudantil da UFRR (CPE).

Sobre a oficineira - Daraína Pregnolatto é formada em Dança /Arte do Movimento por Maria Duschenes (introdutora do método Laban no Brasil – São Paulo), com quem conviveu e estudou de 1978 a 1991. Realiza, desde 1980, programas de dança /arte do movimento e danças populares brasileiras para crianças, adolescentes e adultos e de formação para professores nestas artes e outras áreas afins, em locais públicos e privados, tendo apresentado o resultado de seu trabalho em diversos locais do país. É autora do livro “Criandança – uma visita à metodologia de Rudolf Laban” - lançado em 2004 pela Edições Guaimbê. 

Fundou e coordenou grupos de danças populares brasileiras em São Paulo, Maranhão e DF e coordena atualmente em Pirenópolis (GO) a Flor de Pequi – Brincadeiras e Ritos Populares, recolhendo e difundindo a cultura popular brasileira. Foi Consultora do Instituto C&A de Desenvolvimento Social de 2003 a 2005, é Diretora Geral da Guaimbê – Espaço e Movimento Criativo, ONG que se dedica à educação comunitária e Coordenadora do Quintal da Aldeia, sede da entidade em Pirenópolis. É formada em Terapia Comunitária pelo MISMEC DF - Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário